Quais são os alimentos que devem ser evitados quando estamos com gases?

  • +A
  • -A

A produção de gases intestinais resulta tanto do processo de digestão dos alimentos quanto da deglutição de ar durante a fala e as refeições. Em alguns casos, a quantidade de gases aumenta consideravelmente, podendo causar dores e constrangimento. Nestas situações, é importante procurar um médico para descobrir a causa do problema, mas evitar alguns alimentos pode ajudar.

 

Leguminosas e açúcares aumentam produção de gases

 


“Caso os gases sejam muito recorrentes, é interessante evitar os feijões e algumas verduras, como repolho, brócolis e couve-flor”, afirma a nutricionista Leticia Callado. Segundo a especialista, uma das características das leguminosas que, além do feijão, incluem ainda ervilha, lentilha e grão-de-bico, é uma maior produção de gases, graças à sua composição rica em carboidratos, à densidade de massa e à casca, que dificulta a digestão.

“Doces com excesso de açúcar também são fermentativos, já que o açúcar é um causador de flatulências e deve ser consumido com moderação”, aconselha a profissional. Produtos que contêm sorbitol também devem ser evitados quando há excesso de gases, recomendação válida ainda para alimentos com farinha de trigo, como bolos e biscoitos, especialmente quando há certa sensibilidade ao glúten.

 

Carboidratos não absorvíveis produzem mais gases

 


Evitar batata, milho e macarrão, fontes de carboidratos, também é indicado. Mas, como cada caso tem suas particularidades, como a variedade de bactérias na flora intestinal e o
nível de intolerância alimentar, somente um profissional capacitado é capaz de avaliar quais alimentos aumentam a produção de gases do paciente. Além das mudanças na dieta, o médico pode propor o uso de medicações que quebram as bolhas de gases, como forma de diminuir o desconforto intestinal.

Outros cuidados também podem ajudar a reduzir o volume de gases. “Evite comer muito rápido e falar em excesso durante as refeições, a fim de reduzir a quantidade de ar deglutido”, recomenda a nutróloga Paula Whyte. Também é importante se dedicar à prática de atividades físicas, o que ajuda a melhorar os movimentos intestinais capazes de expulsar os gases.

 

 

 

 

Foto: Shutterstock

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Leticia Callado

Leticia Callado

Nutrição

CRM: CRN-3: 40990 / SP

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os alimentos que devem ser evitados quando estamos com gases?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.