Quais são os principais alimentos que podem causar gases?

  • +A
  • -A

A quantidade de gases que um indivíduo normalmente concentra em seu organismo varia entre 100 e 200ml, com eliminação média de 14 a 18 vezes ao dia. No entanto, o consumo de alguns alimentos pode fazer com que esses números aumentem, provocando ainda o acúmulo dos gases no abdome.

Esse excesso tende a gerar desconforto com dores de intensidades variadas e pode ser sintoma de alguma doença. Todavia, o incômodo em si não causa nenhum problema à saúde. Essa maior concentração de gases se deve à digestão mais demorada de alguns alimentos, principalmente aqueles chamados fermentativos.

Frutas, feijão, cerveja e refrigerantes causam gases


“A digestão de alguns alimentos envolve a ação de bactérias da nossa flora intestinal e a formação de mais ou menos gases. A dieta rica em alguns açúcares (maçãs, peras, pêssegos, ameixas, cebola, alcachofra, feijão, repolho, couve de Bruxelas, aspargos), amido (batata, milho, trigo) e fibras tende a produzir mais gases”, explica o gastroenterologista Stéfano Gonçalves Jorge. “O sorbitol e outros tipos de açúcar não absorvíveis usados em produtos ‘diet’ também podem produzir mais gases que o habitual”, completa.

Além da ingestão desses alimentos, o consumo de bebidas gaseificadas como cerveja e refrigerantes, a aerofagia (hábito subconsciente de engolir ar que está associado, principalmente, à ansiedade e distúrbios alimentares) e diversos outros fatores, podem levar ao aumento da produção de gases no abdome.

Doenças e acúmulo de gases


O médico explica que algumas doenças também podem causar o problema. “Quando há deficiência de absorção de componentes pela dieta, eles são fermentados no intestino e o resultado disso é o aumento no volume de gases. No nosso meio a principal causa é a intolerância a lactose, que chega a afetar ao redor de 50% dos adultos brasileiros e leva a falta de absorção intestinal do açúcar do leite que está presente não apenas no leite, mas também em queijos, chocolate, manteiga e tudo o que leva leite na fabricação”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Stéfano Gonçalves Jorge

Dr. Stéfano Gonçalves Jorge

Gastroenterologia

CRM: 88173 / SP

TAGS
alimentacao
gases

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Quais são os principais alimentos que podem causar gases?"

nad

tenho into

Eronildes

Estou muitos gases com cheiro de sangue pisado,como si tivesse feito uma cirurgia,estou preocupada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Eronildes. Os gases são comuns, podem ser causados pela sua alimentação (muitas leguminosas geram gases ou a ingestão de açúcar em excesso), por engolir ar, por intolerância a lactose. É importante que observe o que tem ingerido e se sua atual dieta gera mais gases ou não. Alguns especialistas indicam que mastigar bem antes de engolir, evitar falar durante as refeições, ingerir bastante água e fazer caminhadas ajudam na digestão e diminuem os gases. Se persistirem é indicado que procure um médico para que ele possa examina-la. Até breve. Abraços.

Reginaldo Rodrigues da Silva

gostei muito feliz em saber

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Reginaldo. Ficamos felizes em saber que gostou. Continue nos acompanhando para mais matérias como essa. Abraços!

Sueli

estou soltando uns pum fedido será se pode ser alguma doença

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.