Varizes: Quais fatores ambientais podem piorar os sintomas da doença?

  • +A
  • -A

Um quadro de varizes já estabelecido pode piorar caso o paciente não tenho o cuidado de evitar alguns hábitos. Estes fatores ambientais podem tanto piorar os sintomas das varizes quanto ajudar a provocar o problema. A obesidade e o sedentarismo são exemplos importantes e é por isso que a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) recomenda o emagrecimento e prática de atividade física. 

Principais fatores ambientais que pioram os sintomas das varizes


“Existem vários fatores que podem piorar as varizes. Os mais comuns são: sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool em excesso, obesidade, exercícios de alto impacto ou com grandes forças rotacionais e uso de hormônios”, informa o angiologista Jayme Ramos. Apesar da restrição para esse tipo de exercício de maior impacto, a prática de atividade física no geral é essencial para prevenir e tratar a doença. 

Por mais que alguns desses fatores possam ser evitados (obesidade e sedentarismo podem ser combatidos com dietas e exercícios; atividades físicas de alto impacto podem substituídas por outras mais brandas, por exemplo), existem outros fatores que não conseguem ser prevenidos com a mesma facilidade. Alguns exemplos: uso de anticoncepcionais orais e outras medicações e prática de esportes de alto impacto por atletas profissionais. 

Tratamento para controlar os sintomas


Segundo o especialista, nesses casos em que os fatores ambientais que pioram as varizes não são facilmente evitáveis, o ideal é fazer o tratamento paralelamente ao aparecimento da condição. Este tratamento se baseia no uso de medicamentos específicos capazes de melhorar a circulação sanguínea e
amenizar os sintomas das varizes

É importante destacar que os sintomas vão além da aparência dilatada das veias. O paciente sente também dor, queimação, sensação de peso nas pernas, coceira, formigamento, dentre outras coisas. Todos esses sintomas são amenizados com o uso dos remédios, pois estes conseguem fazer o sangue circular melhor por todo o corpo, sem se concentrar nos membros inferiores – razão que explica o aparecimento das varizes.  

 

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV): https://www.sbacv.org.br/artigos/medicos/varizes

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

Angiologia

CRM: 52663859 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Varizes: Quais fatores ambientais podem piorar os sintomas da doença?"

Bruna gabrieli

Ola existe remedios para tratar os vazinhos .. Tenho uns poucos nas pernas e nos braço No rosto nem aparece sao muito poucos …. E as veias que ficam visivel em cima dos olhos e normal??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Bruna. Agradecemos seu comentário. “As varizes podem surgir em outras regiões além das pernas! É possível que elas apareçam na face, nos membros superiores (braços) e região abdominal. A princípio, onde houver veias poderá ter formação de varizes. Porém, nas pernas elas são muito mais comuns”, informa o angiologista Jayme Ramos. Existem algumas opções de tratamento , que depende da gravidade do problema e por isso é importante que avaliações e tratamentos devem ser feitos por um médico especialista, para indicação do tratamento mais adequado para seu caso. Abraços!

Martha Marilândia Mattoso

Tenho inúmeras varizes, já fiz anos atrás Cirurgia e tirei a Safena, na perna E. O Dr. aproveitou anestesia, nas costas, e, ” queimou as varizes necessárias, na perna D. Posterior/ tive acidente, tirei 3,50cm, além de colocar 2 hastes de Titânio. Isso há 23 anos, atrás sem probls. Coloco calcanheira por dentro e tiro um pouco no salto da perna maior. Última/, c/ Acqua Pilates, tive ruptura, dói e incha demais. Estou em Fisiot., e voltei a usar meias 7/8, q está melhorando: Venosan ou Sigvaris. Tbm, tomo 1 envelope de DIOSMIN SDU na água, ao tomar meus remédios da manhã. Está DESINCHANDO. Já tive 3 Tromboses. Porém, tenho um “bolinho de veias”, justo na face, q me incomoda demais, principal/ qdo me perguntam “se machuquei, pois há dias fica enroxeada”. O Dr., não deu importância a isso. O q fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Martha. O indicado é que vá a um especialista, pois através de uma consulta presencial, ele poderá verificar e solicitar alguns exames, podendo assim dar início ao tratamento para que acabe com este incômodo, mas será possível somente através do diagnóstico. Desejamos melhoras! Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.