Quais as vantagens de medicamentos efervescentes para pacientes com dificuldade de engolir?

  • +A
  • -A

O uso de medicamentos faz parte da prevenção e do tratamento dos mais variados tipos de doenças ao redor do mundo. O formato mais comum para os adultos são as medicações em comprimidos, mas existem também os líquidos e os medicamentos efervescentes, por exemplo.

Este último tipo, além de geralmente agir com maior rapidez por já estar dissolvido, é ideal para quem tem dificuldades para engolir, podendo ser utilizado no tratamento de uma série de problemas, como a insônia e o desconforto intestinal. 

Comprimidos efervescentes são tão eficazes quanto outros remédios


“Os medicamentos efervescentes trazem o benefício de facilitar a deglutição, tanto quanto as medicações líquidas. Os comprimidos podem gerar desconforto e dificuldade para engolir”, informa o otorrinolaringologista Henrique Garchet. De acordo com o especialista, esse tipo de remédio tem a mesma eficácia dos comprimidos e dos medicamentos em gota.

As fórmulas dos medicamentos efervescentes podem variar, mas em geral, são compostas pelo princípio ativo, um ácido orgânico e uma base carbonada. Ao entrar em contato com qualquer bebida com água, o remédio se dissolve e libera bolhas de gás carbônico. A hora ideal de tomar a mistura é quando o comprimido desaparecer por completo. 

Medicamentos efervescentes podem ser usados por pacientes com Parkinson


Muitos pacientes podem se beneficiar do uso deste tipo de medicação, já que a dificuldade de engolir é resultado de vários fatores. Alguns são de simples resolução, outros não. “A dificuldade de engolir tem diversas causas. A mais comum seria a
dor de garganta provocada por episódios de faringite e amigdalite“, afirma Dr. Garchet. 

O uso deste formato de medicação gera benefícios para pacientes que estão fazendo tratamento para insônia, condição que dificulta a chegada do sono ou sua manutenção ao longo da noite, já que é absorvido rapidamente e seu efeito logo é sentido. Além disso, esses remédios também podem ser usados por pessoas com doenças otorrinolaringológicas. O próprio envelhecimento natural do corpo, muitas vezes, gera dificuldade para engolir e é um motivo para recorrer aos medicamentos efervescentes. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Henrique Garchet

Dr. Henrique Garchet

Otorrinolaringologia

CRM: 7805 / MT

TAGS
tratamento

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais as vantagens de medicamentos efervescentes para pacientes com dificuldade de engolir?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.