search
    Título

    Por que é recomendado urinar após a prática de relações sexuais?

    Cuidados e Bem-estar
    Infecção urinária

    Por Dr. André Ramos Sorgi Macedo

    30 de novembro de 2017

    O trato urinário é composto por órgãos e células que têm como uma de suas funções filtrar e eliminar substâncias que o corpo não necessita mais. Cuidar de sua saúde é uma atitude essencial para preservar o bom funcionamento de todo o organismo e, para isso, uma das medidas indicadas pelos médicos é urinar depois da prática de relações sexuais.

    Fazer xixi depois do sexo é muito importante


    Segundo o
    urologista André Ramos Sorgi Macedo, para as mulheres, ir ao banheiro depois de uma relação sexual é praticamente uma obrigatoriedade, já que é fundamental para evitar problemas no sistema urinário. Muitas pessoas, aliás, sentem uma vontade grande de urinar depois da relação sexual, o que não deixa de ser um jeito do corpo ajudar as mulheres a cuidar da saúde do corpo.

    De acordo com o especialista, para os homens, não há essa recomendação. A principal razão para essa disparidade é a diferença anatômica entre os dois gêneros. No sexo feminino, a uretra, que é o canal que liga a bexiga à parte externa do órgão genital, é menor que a uretra masculina, o que acaba facilitando o trajeto das bactérias até a bexiga. Além disso, o fato da uretra feminina ser localizada na vagina também contribui para uma maior incidência do problema, pois é um ambiente mais úmido, naturalmente mais predisposto a infecções.

    Higiene íntima não deve ser deixada de lado


    No entanto, existem hábitos que devem ser adotados por todos para manter a saúde do trato urinário preservada. “Sempre realizar a higiene após a
    prática da relação sexual” é uma das atitudes citadas pelo profissional. Para isso, utilize água e sabonete com pH neutro ou sabonete íntimo e não toque a genitália com a mão suja. 

    Outra medida recomendada pelo urologista é manter o corpo hidratado. “Água! Beba água sem precisar ter sede”, aconselha o especialista. Se o organismo recebe pouca água, a quantidade de urina, consequentemente, também será pequena, enquanto as chances de bactérias chegarem a órgãos do sistema urinário serão maiores, já que a eliminação da urina ajuda a limpar a bexiga e os ureteres.

    Dr. André Ramos Sorgi Macedo é urologista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atende em Londrina (PR). CRM-PR: 25769

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    infecção urinária
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes