Fazer sexo pode agravar problemas no trato urinário?


  • +A
  • -A

Problemas no trato urinário são muito comuns, especialmente nas mulheres, e podem ser agravados pela prática de atos sexuais. A prática não provoca diretamente as complicações no local, mas pode contribuir para que elas se desenvolvam ao facilitar a entrada de bactérias, as quais se aderem às paredes do sistema urinário.

 

Sintomas de complicações do sistema urinário podem ficar mais intensos com ato sexual

 


“Na verdade, fazer sexo pode aumentar sim a incidência de problemas no sistema urinário, nas mulheres. Isso ocorre porque a uretra feminina tem um trajeto mais curto e está localizada em uma região repleta de bactérias. O ato sexual pode facilitar a entrada dessas bactérias na bexiga, causando o quadro”, explica o urologista Bruno Cezarino.

O sexo também pode tornar mais intensos temporariamente alguns sintomas tradicionais de complicações no trato urinário, tais como dor e ardência ao urinar, especialmente se o atrito na região for grande. Pode haver ainda dor durante a penetração, tornando um ato que deveria ser prazeroso em algo doloroso e desconfortável. Por isso, muitas pessoas optam por interromper a prática sexual até que o problema seja resolvido.

 

Como evitar que o sexo piore problemas no sistema urinário?

 


Há médicos que de fato recomendam ao casal parar momentaneamente com as atividades sexuais e orientam a busca por um profissional que trate a complicação. A ausência de tratamento pode provocar piora que necessite até mesmo de internação. “Problemas no sistema urinário nunca devem ser menosprezados. Vale a pena buscar um médico para avaliar sintomas e realizar o tratamento antibiótico adequado”.

É interessante que o homem também faça o tratamento junto da parceira, pois de nada vai adiantar apenas ela se cuidar se ele estiver com alguma bactéria. O uso de preservativo também é uma opção indicada pelos profissionais durante o período em que a mulher estiver tratando o problema. “Durante o tratamento da complicação no sistema urinário, é prudente utilizar preservativos no caso de quem for manter as relações”.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Bruno Cezarino

Dr. Bruno Cezarino

Urologia

CRM: 139512 / SP

TAGS
infeccao-urinaria

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

24 comentários para "Fazer sexo pode agravar problemas no trato urinário?"

jalison

muito bom,parabéns pelo site.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jalison, ficamos felizes que você tenha apreciado nossas matérias. Abraços.

Maria Patrícia

Muito bacana.a matéria sobre infecção urinária. Tirei muitas dúvidas. Valeu

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Patrícia, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Valdico

Gostei dos esclarecimentos dados pelo dr. Que Deus o abençoe.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Valdico, ficamos felizes que você tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Maria amelia

Gostei muito da materia,tenho muita infecção urinária,estou procuarando ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Amelia, ficamos felizes que você tenha gostado. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Josemar Sampaio

Gostei da explicação, mas eu preciso saber. Se o comprimido mas indicado para o tratamento de uma infenção urinária avançada é qual?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josemar, toda medicação só deve ser prescrita após avaliação médica. Abraços.

Maria flordine

Ola meu esposo tem infeccao urinaria, sente andencia fica uns 8 dias ate 20 depois volta fico preocupada!! Sera que isso nao mim contamina? Espero uma resposta obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, a infecção urinária não é uma doença transmitida pelo sexo, mas o ato sexual pode facilitar a migração das bactérias. O ato sexual funciona como porta de entrada para a bactéria que causa a infecção urinária, então se não há proteção durante as relações, o parceiro (a) pode ser infectado. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/infeccao-urinaria/urinar-banheiro-relacoes-sexuais
Abraços.

Leandro

Tô com infecção urinária causada por fezes pois foi assim q o médico diagnóstico… Ele me pediu pra ficar 10 dias sem ter relações. Já estou a 6… Queria saber se já posso fazer sexo com camisinha pelo menos??? Obrigado pelo trabalho.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leandro, recomendamos que você siga as orientações do médico. Abraços.

Cássia Alves

Gostaria de saber, se uma infecção de urina se não tratada a tempo, pode me ocasionar a complicação mas seria depois, tipo um câncer no colo do útero?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cássia, não, algumas doenças infecciosas transmitidas através da relação sexual podem aumentar o risco do desenvolvimento de câncer no colo uterino (e regiões adjacentes), uma vez que este tipo de doença pode provocar o aparecimento de feridas e inflamações nas mucosas e pele dos genitais, que quando não são tratadas corretamente, podem evoluir para lesões pré-cancerosas, favorecendo o desenvolvimento de possíveis cânceres. Cuidados simples como acompanhamento ginecológico regular são fundamentais para evitar complicações de saúde. Abraços.

Carla

Muito obrigada tirei várias dúvidas sobre o assunto.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carla, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Laryssia

Oi, ja estou a 5 dias em tratamento será que pode fazer relação?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Laryssia, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/infeccao-urinaria/sexo-evitado-infeccao-urinaria
Abraços.

Salete

Tirei algumas dúvidas… Parabéns pelas informações! Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Salete, ficamos felizes que tenha gostado! Abraços.

Roseane Duarte

Obrigada pela matéria, mim ajudou muito.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Roseane, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.