Cuidar da saúde do trato urinário pode prevenir quais problemas?

  • +A
  • -A

Diversos problemas de saúde podem se manifestar no trato urinário. A falta de cuidados apropriados torna os riscos do desenvolvimento desses inconvenientes ainda maiores. Todavia, se as precauções devidas forem adotadas, é possível prevenir o aparecimento dessas doenças e problemas em geral.

Doenças e problemas do trato urinário mais comuns


“Manter a saúde do trato urinário pode prevenir doenças das mais variadas,
que vão desde infecções urinárias até doenças sexualmente transmissíveis”, informa o urologista Bruno Cezarino. “Manter uma boa saúde do trato genital também ajuda na prevenção de corrimentos”, completa.

Além desses, outros problemas que podem acometer o trato urinário e que merecem destaque são: incontinência urinária; nefrite (aguda e crônica); urina com sangramento; cistite (principalmente em mulheres); ardência ao urinar; retenção urinária; pedra no rim (formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias).

Cuidados importantes para tratar e prevenir doenças do trato urinário


Cada um desses problemas relacionados ao trato urinário deve ser tratado e prevenido de maneira individualizada, visto que suas causas e características são particulares e distintas. Talvez a recomendação mais genérica, que se aplica a alguns desses problemas, seja a ingestão de grande quantidade de água. Isso vale para a pedras nos rins,
cistite, infecção e retenção urinárias, por exemplo.  

“Como cuidados do trato urinário, acho interessante mencionar a importância de se evitar utilizar, no caso das mulheres, duchas vaginais e evitar também o uso de lubrificantes não adequados, no intuito de impedir que se rompa a barreira protetora e a ocorrência de afecções do trato urinário em geral”, completa Cezarino.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Bruno Cezarino

Dr. Bruno Cezarino

Urologia

CRM: 139512 / SP

TAGS
infeccao-urinaria

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cuidar da saúde do trato urinário pode prevenir quais problemas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.