Ficar com roupas de banho molhadas aumenta os riscos de infecção urinária?

  • +A
  • -A

Muitas mães recomendam a seus filhos não manterem por muito tempo a roupa molhada no corpo por conta do risco de gripe, mas provavelmente elas não sabem que isso pode causar ainda outro problema, que é a infecção urinária. As roupas de banho ganham destaque neste sentido, já que a umidade na região genital é o que resulta na infecção, principalmente nas mulheres.

Fatores que aumentam os riscos de infecção urinária


“A infecção urinária pode aumentar com o uso prolongado de roupas de banho molhadas em mulheres devido à alteração da flora bacteriana vaginal, proporcionando o desenvolvimento de bactérias nocivas que
podem invadir a bexiga e causar a infecção. Além disso, aumentam também em mulheres os riscos de infecções fúngicas vaginais e em homens as infecções fúngicas das virilhas”, informa o urologista Cláudio Murta.

Além do uso de roupas de banho molhadas por tempo prolongado, outros fatores podem causar a infecção urinária, como por exemplo redução da hidratação, diminuição da frequência urinária, e descuidos com a higiene íntima.

Sintomas e tratamento da infecção urinária


Os principais sintomas da infecção urinária são ardor para urinar, aumento da frequência urinária, sangramento na urina e dor na parte inferior da barriga. “Quando o paciente apresenta febre, isso significa que o quadro é mais grave, podendo corresponder a uma infecção renal (pielonefrite aguda)”.

O tratamento da infecção urinária é feito com base em antibióticos por via oral, hidratação e mudança de alguns hábitos. “Dentre os hábitos que devem ser mudados, destacam-se: trocar a roupa molhada assim que sair da piscina ou da praia por uma seca; manter-se hidratado; não segurar por tempo prolongado o xixi; e cuidar adequadamente da higiene íntima”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Claudio B. Murta

Dr. Claudio B. Murta

Urologia

CRM: 104289 / SP

TAGS
infeccao-urinaria

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Ficar com roupas de banho molhadas aumenta os riscos de infecção urinária?"

Rafaela

Ótima explicação gostei muitoMuito importante

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rafaela. Ficamos felizes que tenha gostado da matéria. Continue conosco para mais dicas sobre saúde e bem-estar. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.