Atenta à gravidez: Cuidados que mães devem tomar durante gestação


  • +A
  • -A

A gravidez é um período da vida da mulher que inspira muitos cuidados, especialmente para as que estão esperando o primeiro filho. A primeira atitude que uma gestante precisa tomar, além de contar a novidade para a família, é procurar orientação médica. “A gestante deve marcar uma consulta com o obstetra para realizar exames de pré-natal e verificar se tem alguma alteração que precisa de tratamento”, afirma a ginecologista e obstetra Cecília Canêdo.

Risco de infecções urinárias é grande em grávidas


De acordo com a também ginecologista e obstetra Elisabete Pinheiro, é preciso dar bastante atenção à saúde do aparelho urinário. “As gestantes têm mais risco de ter episódios de infecção urinária por alterações anatômicas e hormonais”, explica a médica. “O exame de urina deve ser solicitado durante o pré-natal mesmo que a paciente seja assintomática”. As infecções urinárias aumentam risco de complicações, como bebê com baixo peso e parto prematuro.

Gestantes que apresentam, durante a gravidez, dois ou mais episódios de cistite ou um episódio de pielonefrite, infecções que atingem a bexiga e os rins, respectivamente, mesmo depois do tratamento adequado da última infecção, devem fazer tomar antibióticos diariamente. Segundo Elisabete, o uso deve ser feito de preferência ao deitar, até o fim da gestação, para diminuir a possibilidade de um novo episódio de infecção.

Gestantes precisam receber apoio para o período pós-parto


Para Cecília, um dos maiores riscos para uma mãe de primeira viagem é não se preparar para o período puerperal (pós parto), que nem sempre é fácil. A gestante deve receber orientação médica e preparo psicológico para a amamentação, se mantendo persistente e paciente. O peso também deve ser uma preocupação. Muitas mulheres acreditam que devem comer mais que o normal durante a gravidez, mas é preciso lembrar que o aumento de peso eleva os riscos de hipertensão, diabetes gestacional e de dores crônicas.

Outros cuidados envolvem ainda orientações que todas as mulheres já devem seguir no dia a dia: uma boa higienização genital, aumentar a ingestão de líquidos, manter uma alimentação balanceada, não segurar muito o desejo de urinar e sempre urinar depois da relação sexual, quando esta é autorizada pelo médico durante a gestação.

Dra. Cecília Canêdo Freitas Desmarais é formada pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Estadual Paulista. CRM-RJ: 822396

Dra. Elisabete de Souza Pinheiro é ginecologista e obstetra e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52730599 – Página no Facebook

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
gravidez
infeccao-urinaria

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Atenta à gravidez: Cuidados que mães devem tomar durante gestação"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.