A alimentação tem algum papel na manutenção da saúde do trato urinário?


  • +A
  • -A

A manutenção da saúde do trato urinário é muito importante para todo o organismo, já que esta parte do corpo é responsável por eliminar toxinas que poderiam prejudicar o funcionamento do organismo. Para preservar sua função, adotar uma alimentação saudável é de extrema importância. Além disso, a hidratação adequada é importante para a prevenção da infecção urinária, um problema que é mais comum em mulheres.

 

Beber pouca água é ruim para a saúde do sistema urinário

 


“As doenças mais comuns do
trato urinário são as calculoses renais e as infecções do trato urinário. Ambas podem ser evitadas com bons hábitos alimentares e de vida”, afirma a especialista em Clínica Médica e Nutrição Funcional Sarina Occhipinti. Como os rins filtram o sangue, acabam retendo várias substâncias que podem se organizar em massas sólidas e formar cristais, que recebem o nome de cálculos renais.

A hidratação adequada é uma das principais formas de evitar problemas no trato urinário. “Quanto mais concentrada for a urina, mas fácil fica para o material sólido se depositar nos rins ou nos canais urinários”, diz a médica. A recomendação feita pelos profissionais da área da saúde é tomar água suficiente para produzir cerca de dois litros de urina por dia.

A ingestão adequada de água é muito importante na manutenção da saúde do trato urinário, especialmente em mulheres, que são mais suscetíveis a infecções na região. Com uma quantidade maior de urina, obtida por meio da hidratação, o organismo consegue se livrar com mais facilidade de bactérias que podem desencadear infecções urinárias. A coloração da urina também é um fator importante e que deve ser observado. O ideal é que ela seja mais clara, já que a urina mais amarelada indica que é necessário aumentar a quantidade de água ingerida. Caso seja detectado sangue na urina, procure um médico imediatamente, já que esse é um indício de infeções e outras doenças.

 

Proteína animal e sal em excesso devem ser evitados

 


Além disso, alguns alimentos podem conter substâncias que facilitam a formação desses cristais, especialmente em quem já tem algum problema no trato urinário. Para esse grupo de pacientes, é importante não consumir grandes quantidades de proteína animal, devido ao excesso de ureia que seus metabólitos produzem. O
excesso de sal também é prejudicial e deve ser evitado, já que o sal de cozinha provoca uma alta eliminação de sódio por meio da urina, levando também a uma maior excreção de cálcio, que é um formador de cristais.

 

Dra. Sarina Occhipinti Magalhães é especialista em Clínica Médica e Nutrição Funcional e atua no Instituto Sari, em Nova Lima (MG). CRM-MG: 27926

 

Foto: Shutterstock

TAGS
infeccao-urinaria
nutricao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A alimentação tem algum papel na manutenção da saúde do trato urinário?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.