search
    Título

    A alimentação tem algum papel na manutenção da saúde do trato urinário?

    Uncategorized

    Por

    A manutenção da saúde do trato urinário é muito importante para todo o organismo, já que esta parte do corpo é responsável por eliminar toxinas que poderiam prejudicar o funcionamento do organismo. Para preservar sua função, adotar uma alimentação saudável é de extrema importância. Além disso, a hidratação adequada é importante para a prevenção da infecção urinária, um problema que é mais comum em mulheres.

     

    Beber pouca água é ruim para a saúde do sistema urinário

     


    “As doenças mais comuns do
    trato urinário são as calculoses renais e as infecções do trato urinário. Ambas podem ser evitadas com bons hábitos alimentares e de vida”, afirma a especialista em Clínica Médica e Nutrição Funcional Sarina Occhipinti. Como os rins filtram o sangue, acabam retendo várias substâncias que podem se organizar em massas sólidas e formar cristais, que recebem o nome de cálculos renais.

    A hidratação adequada é uma das principais formas de evitar problemas no trato urinário. “Quanto mais concentrada for a urina, mas fácil fica para o material sólido se depositar nos rins ou nos canais urinários”, diz a médica. A recomendação feita pelos profissionais da área da saúde é tomar água suficiente para produzir cerca de dois litros de urina por dia.

    A ingestão adequada de água é muito importante na manutenção da saúde do trato urinário, especialmente em mulheres, que são mais suscetíveis a infecções na região. Com uma quantidade maior de urina, obtida por meio da hidratação, o organismo consegue se livrar com mais facilidade de bactérias que podem desencadear infecções urinárias. A coloração da urina também é um fator importante e que deve ser observado. O ideal é que ela seja mais clara, já que a urina mais amarelada indica que é necessário aumentar a quantidade de água ingerida. Caso seja detectado sangue na urina, procure um médico imediatamente, já que esse é um indício de infeções e outras doenças.

     

    Proteína animal e sal em excesso devem ser evitados

     


    Além disso, alguns alimentos podem conter substâncias que facilitam a formação desses cristais, especialmente em quem já tem algum problema no trato urinário. Para esse grupo de pacientes, é importante não consumir grandes quantidades de proteína animal, devido ao excesso de ureia que seus metabólitos produzem. O
    excesso de sal também é prejudicial e deve ser evitado, já que o sal de cozinha provoca uma alta eliminação de sódio por meio da urina, levando também a uma maior excreção de cálcio, que é um formador de cristais.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes