Quem tem úlceras gástricas deve controlar o uso de temperos nas comidas?

  • +A
  • -A

As úlceras gástricas são feridas que podem surgir no estômago, no duodeno, junção entre o estômago e o intestino delgado, e, ainda que de forma mais rara, no esôfago. O problema costuma causar dores abdominais, sensação de queimação no estômago, enjoo, vômito e presença de sangue nas fezes. É comum também sentir certo desconforto após as refeições, principalmente depois do consumo de alimentos que tendem a piorar o quadro.

Alguns temperos devem ser evitados por quem tem úlceras gástricas


Segundo a gastroenterologista Amanda Medeiros,
alguns alimentos podem irritar a parede do estômago ou favorecer a secreção de ácido gástrico, o que pode agravar as úlceras. “Alguns temperos aumentam a secreção gástrica, favorecendo a formação de úlceras. Pimenta, páprica, curry, vinagre, alho, cebola, molho shoyu, caldo de carne, catchup e mostarda são exemplos de temperos que devem ser evitados”, recomenda a especialista.

“Outros alimentos que também devem ser evitados são bebidas que contêm cafeína (café, chá preto e refrigerante à base de cola), alimentos ricos em gorduras, frutas cítricas e bebidas gaseificadas”, alerta a médica. Esses alimentos, além de aumentar o desconforto, prejudicam a cicatrização das úlceras. Portanto, fazer mudanças na dieta é muito importante para o sucesso do tratamento. 

Quais são causas das úlceras gástricas?

A maioria dos casos é provocada pela ação da bactéria H. pylori, que se aloja na mucosa gástrica e ataca o revestimento do trato digestivo. Mas, há ainda outros fatores que podem provocar as úlceras gástricas, como o histórico familiar, o uso intensivo de medicamentos anti-inflamatórios e até mesmo o estresse emocional.

O estresse é um fator que pode agravar as úlceras porque os hormônios liberados pelo estresse causam desequilíbrios na secreção de ácido e nos mecanismos protetores da mucosa gástrica, facilitando as lesões”, explica Dra. Amanda. Segundo a médica, é importante ficar atento a outros fatores de risco que devem ser evitados, como fumar, consumir bebidas alcoólicas e ficar muito tempo em jejum.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quem tem úlceras gástricas deve controlar o uso de temperos nas comidas?"

LUCAS

Estou supeitando que tenho úlceras gástricas, o que fazer? Nesta matéria praticamente tudo se encaixa no meu quadro clínico, inclusive as causas. Como proceder? Dependo da ter pública para consultar… Se for necessário possa conseguir pagar uma consulta particular. Qual o especialista médico para investigar este meu caso?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Lucas. Úlceras estomacais, queimação e náuseas são alguns dos sintomas da infecção pela H. pylori. Para que o paciente se veja livre dos incômodos provocados por esse problema, é importante procurar ajuda de um especialista. O médico poderá pedir a realização de um exame para confirmar a presença da bactéria no estômago do paciente. Você pode procurar um clínico geral e ter o encaminhamento caso seja necessário. Sugerimos esta leitura recomendada: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/problemas-digestivos/exame-detectar-infeccao-pela-h-pylori. Estimamos melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.