Quem já teve úlceras causadas pela H. pylori pode voltar a sofrer com o problema?

  • +A
  • -A

As úlceras causadas pela H. pylori podem provocar bastante dor nos pacientes infectados. Para diminuir o incômodo causado por esse problema e controlar a reprodução da bactéria no estômago, é preciso procurar ajuda médica e tratar a infecção. No entanto, é importante lembrar que quem já teve esse quadro pode voltar a apresentar úlceras estomacais

Úlceras causadas pela H. pylori podem reaparecer


“Mesmo após a pessoa ter realizado tratamento com antibiótico e ter
erradicado a bactéria, ela pode se reinfectar. A contaminação da bactéria Helicobacter pylori ocorre por meio da ingestão de água e alimentos contaminados e contato direto com saliva, copos e talheres contaminados”, afirma a gastroenterologista Amanda Medeiros. 

De acordo com a médica, para se prevenir de uma nova infecção causada pela H. pylori, é essencial higienizar verduras, legumes e frutas antes do consumo, sempre com água limpa, além de lavar as mãos com água e sabão antes de fazer as refeições e evitar dividir talheres, copos e escovas de dentes com outras pessoas. 

Saiba como se prevenir da H. pylori


Estas medidas devem ser adotadas por todas as pessoas, mas são ainda mais importantes para quem tem um ou mais
fatores de risco para H. pylori. “A infecção é mais prevalente em indivíduos negros. Não se conhece a razão exata desse fenômeno. Acredita-se que seja determinado pela contribuição de fatores socioeconômicos, ambientais e práticas culturais, além de possível predisposição genética”, informa Dra. Amanda. 

Para evitar um novo caso de infecção e as úlceras causadas pela H. pylori, é preciso entender também que problemas habitacionais também estão entre os fatores de risco. “Em todos os estudos, a higiene precária e as más condições de moradia, particularmente a ausência de saneamento básico e de fornecimento de água encanada, estiveram associadas à maior taxa de aquisição da H. pylori“, explica a médica, que continua: “As descrições de surtos de infecção pela bactéria observados em famílias, causados por cepas geneticamente idênticas, confirmam o alto risco de infecção em pessoas que vivem agrupadas”.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quem já teve úlceras causadas pela H. pylori pode voltar a sofrer com o problema?"

Maria Lima

Eu ja tive H pylori ha cerca de 1 ano que foi tratado. Acontece que há dias durante o almoco senti que excedi no comer, ou seja, comi mais que o meu estomago. Desde aquele dia fiquei com um desconforto do lado esquerdo, nao tenho os todos os sintomas que tive antes, tipo dor no estomago ao meio da noite, mas agora sinto um desconforto do lado esquerdo da barriga logo abaixo das costelas, estou sempre a flatular e com muitos gases internos. Tenho dificuldade de urinar principalmente de manha, pois vem intercalado com gases. O que poderá ser e como combater naturalmente?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Para obter um diagnóstico é preciso que consulte um médico e reporte a ele seu histórico e sintomas, mas há algumas dicas que podemos aplicar no dia a dia que auxiliam no redução dos gases digestivos, segundo a Dra. Amanda Buchmann a adoção de dieta com alimentos ricos em fibras e muita ingestão de água, além de caminhadas de cerca de 30 minutos também são indicadas, assim como comer devagar, pois fazer as refeições muito rápido resulta em engolir ar, o que também estimula a produção de gases. Estimamos melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.