Além da dor, a úlcera estomacal pode causar outros sintomas?

  • +A
  • -A

A úlcera estomacal é um tipo de ferida que afeta a parede do estômago. Geralmente, ela resulta da infecção da bactéria H. pylori, mas o uso descontrolado de analgésicos e de outros medicamentos também estão entre as causas. Uma das principais reclamações dos pacientes sobre as úlceras estomacais é a dor, mas esse problema pode ainda causar outros sintomas. Confira!

Úlcera também provoca náuseas e vômitos


“A úlcera estomacal ou gástrica pode causar náuseas, vômitos e distensão abdominal. Os sintomas podem variar desde uma intensidade leve até uma
intensidade mais intensa, a ponto de o quadro não se resolver com medicamentos orais e o doente precisar parar o que está fazendo”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. 

Além disso, as úlceras estomacais também podem deixar a sensação de que o estômago está vazio apenas algumas horas depois de se alimentar. Outros sintomas importantes são a presença de sangue no vômito e nas fezes, cansaço excessivo e perda de peso. 

Vale lembrar ainda que a dor da úlcera estomacal pode se manifestar de diferentes maneiras. Este sintoma pode aparecer à noite ou quando o paciente estiver de estômago vazio, diminuindo de intensidade depois de uma refeição, podendo também causar incômodo na região do peito. 

Como é o tratamento da úlcera estomacal?


É possível amenizar a dor e os outros sintomas causados pela úlcera. Primeiramente, é preciso procurar ajuda médica para diagnosticar a causa do problema e tratá-lo adequadamente. “Fazer uso de medicamentos que diminuem a acidez gástrica e, com isso, cicatrizar a úlcera e fazer uso de analgésicos para alívio da dor” são medidas recomendadas pelo especialista.
Manter uma dieta leve, sem álcool e sem bebidas gasosas também ajuda.


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Além da dor, a úlcera estomacal pode causar outros sintomas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.