Receitas caseiras são eficientes no combate ao herpes?

  • +A
  • -A

O paciente infectado pelo vírus do herpes não tem como se livrar do mesmo, pois não existe ainda uma cura definitiva. Contudo, existe um tratamento capaz de controlar o quadro, minimizando os sintomas e as crises. Há quem acredite em receitas caseiras como método de tratamento, porém estas, na realidade, não apresentam efeito benéfico comprovado nesse sentido. 

 

Tratamento contra herpes exige uso de medicamentos indicados por especialista

 

“As receitas caseiras não são eficientes no combate ao herpes. Na verdade, esse tipo de tratamento pode piorar o quadro e até mesmo causar reações alérgicas”, adverte a dermatologista Kaliandra Cainelli. O tratamento ideal indicado pelos especialistas consiste no uso de medicamento específico capaz de prevenir a intensificação dos sintomas.

Os remédios feitos à base de lisina são particularmente interessantes para o paciente portador desse vírus, pois este aminoácido consegue, segundo alguns estudos, reduzir as infeções de repetição causadas pelo herpes simples. Vale também buscar o consumo da lisina na alimentação (leite, carne, soja, ervilha, etc). 

 

Cuidados gerais com a saúde também ajudam no tratamento

 

Além das medidas medicamentosas, o tratamento contra o herpes também se beneficia de cuidados gerais com a saúde. Buscar ter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e tentar reduzir o estresse são formas efetivas de aumentar as chances de sucesso do tratamento. Os cuidados com a higiene no local das feridas e com a imunidade também são necessários.  

“Uma vez que se nota os sintomas do herpes, o paciente deve procurar o médico para orientá- lo quanto ao tratamento. Se já houve uma infecção prévia, ele pode iniciar por conta própria – conforme receita médica prescrita no primeiro momento – o uso de antivirais para conter a infecção”, explica a dermatologista.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Kaliandra Cainelli

Dra. Kaliandra Cainelli

Dermatologia

CRM: 80153-4 / RJ

TAGS
herpes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Receitas caseiras são eficientes no combate ao herpes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.