Onde, especificamente, costumam aparecer as feridas do herpes genital?

  • +A
  • -A

O herpes genital, segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e que se manifesta por meio de bolhas, ardência, coceiras e feridas, além de febre na primeira crise. Como o próprio nome diz, os sintomas dessa infecção surgem na região genital, mas essa definição pode parecer um pouco vaga. Por isso, explicamos onde especificamente surgem as lesões. Confira!

Feridas do herpes genital podem surgir nas mucosas e na região anal


“As lesões do herpes genital aparecem, na maioria das vezes, na região genital, tanto na pele como nas mucosas (áreas mais internas), podendo se estender para as regiões anal e perianal e para as nádegas”, afirma a dermatologista Christiane Jaccoud. A área perianal se estende da vulva até o ânus, nas mulheres, e do saco escrotal até o ânus, nos homens. 

São comuns os casos de feridas na ponta do pênis, na vulva e até na região pubiana, por exemplo. No entanto, outras partes do corpo também podem ser acometidas, como mãos, tronco, membros inferiores e superiores. Basta que uma dessas áreas tenha contato com uma das feridas do herpes genital para que a transmissão seja feita. 

Entre as lesões que afetam a região genital, de acordo com a médica, as feridas nas mucosas tendem a ser as mais dolorosas e as que causam maior incômodo. “Por exemplo, as lesões na uretra (por onde passa a urina) ou lesões perianais”, informa Christiane. O contato da urina com as lesões pode provocar bastante ardência.  

Saiba como é feito o tratamento das lesões do herpes genital


Para fazer o tratamento do herpes e aliviar a
dor causada pelos seus sintomas, é importante procurar ajuda médica. “As infecções iniciais, que chamamos de primoinfecções, devem ser tratadas com medicamento oral”, recomenda a dermatologista. Essas medicações, muitas vezes, têm lisina em suas fórmulas, um aminoácido capaz de aumentar o intervalo entre as crises. 

“Já as recorrências devem ser analisadas por um médico experiente para definir o melhor tratamento. Às vezes são medicamentos que melhoram a imunidade, ou antivirais orais e tópicos. Cada caso deve ser avaliado individualmente”, aconselha a profissional. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI): https://www.infectologia.org.br/pg/985/herpes-simples

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Christiane Jaccoud

Dra. Christiane Jaccoud

Dermatologia

CRM: 108124 / SP

TAGS
herpes
herpes-genital
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Onde, especificamente, costumam aparecer as feridas do herpes genital?"

marina

Tenho herpes genital a 9 anos,O que acho mais triste disso tudo é que nao posso ter relacao sexual com ninguem e nem casar.Porque como sou morena escura as feridas deixam manchas claras e se eu tiver alguma relacao e a pessoa ver ela vai querer saber oa que e isso:( Tenho muita vergonha estou gostando de um rapaz conversamos pela internet um dia vamos ter quenos encontrar.Queria saber se essas manchas tem como disfarçar,Estou muito depressiva por isso.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Marina. Entendo que a herpes tenha um grande impacto emocional, mas lembre-se que há tratamento, indicamos que procure auxilio de um médico, ele poderá analisar o seu caso e prescrever o melhor tratamento. Temos aqui uma sugestão de leitura: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/herpes-genital-evitar-transmissao-parceiro, e se necessário procure também um ginecologista e um psicologo para auxiliá-la. Estimamos melhoras. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.