É possível diferenciar os sintomas do herpes genital de outras infecções na região?

  • +A
  • -A

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelos tipos 1 e 2 do vírus herpes simples. A infecção, em muitos casos, é assintomática, ou seja, não chega a causar crises nos pacientes infectados. Já outras pessoas podem sofrer com os sintomas e alguns deles estão presentes em outras infecções que também atingem a área das genitálias. 

Herpes genital tem sintomas de outras DSTs


“O herpes genital pode apresentar, num primeiro momento,
ardência, coceira e pequenas feridas, sintomas semelhantes aos de outras infecções que afetam essa região”, afirma a dermatologista Christiane Jaccoud. Outros sintomas frequentes do herpes são vermelhidão na pele, dor ao urinar e formigamento. 

Dependendo da sintomatologia, um paciente pode confundir o quadro com uma infecção urinária, que provoca ardência para urinar. A sífilis, outra infecção sexualmente transmissível, também divide sintomas com o herpes genital, como febre, manchas vermelhas e úlceras genitais. 

Como é feita a diferenciação de outras infecções?


A diferenciação entre essas diferentes condições pode ser feita a partir de um sintoma bem característico do herpes genital. “É possível diferenciar das outras doenças que atingem a região pelas vesículas,
bolinhas agrupadas que surgem com líquido dentro“, informa a médica, que lembra que os sintomas podem demorar de 3 dias a 2 semanas depois da relação sexual responsável pelo contágio para aparecer. 

No consultório médico, o diagnóstico geralmente é feito com base na observação dos sintomas e no histórico do paciente. No entanto, em caso de dúvida, o profissional pode pedir alguns exames, como exame de sangue, coleta de uma amostra da ferida e o PCR (reação de polimerase em cadeia), teste que analisa o DNA humano. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Christiane Jaccoud

Dra. Christiane Jaccoud

Dermatologia

CRM: 108124 / SP

TAGS
herpes
herpes-genital
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "É possível diferenciar os sintomas do herpes genital de outras infecções na região?"

Maria

Gostaria de saber em quais alimentos eu encontrarei a lisina.TENHO ARTRITE REUMATOIDE e em consequência de usos continuos de antibióticos antiinfamatorios biológicos e analgésicos apareceu sintomas como candidiases.ou herpes.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Agradecemos seu comentário. Segundo a Dra. Ericka Aguiar “A lisina, pode ser encontrada no leite e derivados, carnes, soja, feijão, ovos e lentilha”. Além da alimentação, o aminoácido também pode ser suplementado na dieta, a lisina natural, geralmente encontrada em forma de comprimidos ou cápsulas. Lembrando sempre que somente seu médico pode indicar a melhor forma de tratamento, pois cada caso deve ser avaliado individualmente”. Para que o diagnóstico seja preciso e possibilite a recuperação é fundamental que vá ao médico, para que ele investigue a fundo, analisando os sintomas e as melhores formas de tratamento. Estimamos nossas sinceras melhoras para Sra. Abraços!

José

Quais os locais da herpes genital ? Como ter certeza de que é DST ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José. Segundo especialistas o herpes genital se manifesta nas áreas que entraram em contato direto com o órgão sexual infectado, tanto em homens quanto em mulheres. Para ter certeza, somente com exames, dessa forma é fundamental realizar uma consulta médica. Segue matéria com mais informações sobre o assunto: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/onde-aparecer-feridas-do-herpes-genital

Eloisa

Olha estou com vermelhidao,coceira,descamaçao, corrimento e as vezes sinto umas feridinhas quando coça muito pode ser herpes ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Eloisa. A herpes genital pode ter como sintomas ardência, coceira, pequenas feridas, vermelhidão na pele, dor ao urinar e formigamento. Orientamos que procure um médico e relate sobre os seus sintomas, pois só após passar por uma avaliação médica você terá certeza do diagnóstico. Abraços!

Ryllary

No último jogo do flamengo contra a Liverpool eu fui no banheiro do quiosque e notei um monte de bolinhas agrupadas não contei para ninguém somente para uma amiga RS as bolinhas sumiram depois de 2 semana pq eu estava passando pomada de assadura e talco demorou uns 2 meses apareceu dnovo aí eu cuidei e sumiu 🤔 não fiz o preventivo pq perdi a vaga e entrou essa quarentena e agora voltou dnovo só q dessa vez com e bolinhas agrupadas e doloridas q coçam

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ryllary. É fundamental que você busque ajuda médica o quanto antes para obter um diagnóstico correto, e dessa forma seja prescrito o tratamento ideal, de acordo com seu caso. Segue matéria com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/herpes-genital-confundido-outras-ists Estimamos melhoras!

Ma

Os sintomas da herpes podem aparecer 5 meses apos a ultima relação sexual?

Aparecida Alves Pereira

Estou sentindo uma coceira muito forte na vagina oque pode ser coça muito que sinto queimar vontade de ficar só coçando

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Aparecida. A coceira e ardência são alguns dos sintomas de herpes. Mas para ter certeza do que se trata sugerimos que procure ajuda médica, assim o médico poderá avaliar visualmente e se necessário solicitará exames adicionais. É importante ressaltar que não deve tomar ou aplicar nenhum medicamento sem a prescrição médica e evite coçar, pois além de machucar a pele que já está sensível, pode levar bactérias e outros micro-organismos presentes nas unhas para a região. Estimamos melhoras. Abraços!

Daniela

Herpes pode aparecer corrimento com sangue ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Daniela. O corrimento com sangue geralmente está associado a infecções vaginais. Segundo a Dra. Christiane Jaccoud: “É possível diferenciar a herpes das outras doenças que atingem a região pelas vesículas, bolinhas agrupadas que surgem com líquido dentro“. Sugerimos que quem apresente este sintoma procure orientação médica para tratamento, caso seja necessário. Abraços.

Bruno

Estou com pequenas bolinhas parecidas c herpes na virilha, e tem se espalhado na parte pubiana, eu tenho na boca desde criança, as vezes aparece. Não sinto nenhum sintoma na virilha igual sinto na boca, será que é herpes genital?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Bruno. Em algumas pessoas o herpes pode demorar para aparecer, mesmo já estando contaminada pelo vírus. A herpes genital pode ter sintomas como ardência, coceira, pequenas feridas, vermelhidão na pele, dor ao urinar e formigamento. Por isso, é fundamental que procure um médico, pois desta forma você terá um diagnóstico adequado. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.