Quais são as diferenças entre herpes simples e herpes-zóster?

  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção viral causada por dois tipos de vírus. Um deles, o herpes simples, é bastante comum entre a população, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e se divide em dois subtipos – tipos 1 e 2. Já o outro é o varicela-zóster, o mesmo micro-organismo que provoca a catapora. Também conhecido como cobreiro, ele causa o herpes-zóster. 

Herpes simples e herpes-zóster são causados por vírus diferentes


“Os dois tipos de herpes se caracterizam pelo surgimento de vesículas e dor no local afetado. No
herpes-zóster, as vesículas são unilaterais e seguem o trajeto do nervo acometido. Já no caso do herpes simples, as vesículas se localizam mais frequentemente nos lábios, dentro da boca, nariz, olhos e região genital”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.

O herpes simples é transmitido, principalmente, pelo contato direto com as lesões, sejam elas localizadas na face, no caso do tipo 1, ou na genitália, no tipo 2. “Já o herpes-zóster é transmitido ou pelo contato direto com as lesões ou por gotículas respiratórias no ar. Ele permanece em latência e pode se manifestar em situações de baixa imunidade”, explica a médica. 

Como são feitos os tratamentos contra o herpes?


Para o tratamento, de acordo com a especialista, são utilizadas as mesmas medidas: é possível recorrer a medicações antivirais, mas a dosagem para os casos de herpes-zóster deve ser maior. Também podem ser usados medicamentos para aliviar sintomas como a dor e é recomendado manter a região afetada bem limpa. 

A prevenção, por sua vez, envolve medidas específicas, como cita Dra. Juliana: “No caso da varicela, é importante evitar contato com outras pessoas enquanto estiver com vesículas, e no caso do herpes genital, usar preservativos”. Vale ainda lavar as mãos caso haja contato com as lesões e se vacinar, abordagens que também servem para o herpes simples tipo 1.


Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
herpes
herpes-genital
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais são as diferenças entre herpes simples e herpes-zóster?"

cleudeir nunes eler

boa tarde, lendo sua explicação fiquei curioso pra saber se o cloridrato de lisina é recomendado pra quem tem problemas com herpes zoster. Algumas pessoas me recomendam tomar esse, mas tenho receio se o resultado positivo já for sabidamente incipiente. Na verdade é minha irmã q sofre com isso. Ela sente dores diariamente e os médicos q a consultaram diz não ter cura, porém nunca receitou esse remédio. Os q recomendam são pessoas q passaram pelo problema e garante q tem como sarar. gostaria de ler o seu comentário, se possível. Obrigado.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.