Vacina da Gripe: Porque é tão importante se prevenir?


  • +A
  • -A

A gripe, também chamada de influenza, é uma infecção viral bastante comum no mundo todo. Seus sintomas mais frequentes são febre, nariz entupido, tosse, dores musculares, dor de garganta e de cabeça e mal estar. Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece a vacina da gripe de forma gratuita contra os principais tipos do vírus.

Imunização previne complicações, como a pneumonia


“O objetivo da
vacinação contra a gripe é proteger as populações vulneráveis das complicações desta doença, como as formas graves do Influenzae, mas principalmente a pneumonia bacteriana, que apresenta elevada prevalência nessas pessoas, com altas taxas de mortalidade”, afirma a infectologista Diana Ventura.

A pneumonia bacteriana costuma ter sintomas semelhantes à gripe, embora mais graves, como febre alta, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro amarelo ou verde. Outra complicação é a pneumonia viral que, apesar de não ser frequente, é muito grave. Vale mencionar também a bronquite, infecções de ouvido e pioras no quadro de asma associadas a complicações da gripe.

Veja quem mais precisa tomar a vacina da gripe


Os grupos de risco são considerados prioritários para a vacinação, cuja campanha nacional geralmente começa no outono. “São eles:
crianças entre 6 meses e 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias de pós-parto, presidiários, trabalhadores do sistema prisional, populações indígenas, professores, profissionais de saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas e militares”, cita a médica.

Somente esses grupos recebem a vacina da gripe na rede pública. O tipo da vacina é a trivalente, que protege contra três tipos de cepas do vírus. Outras pessoas que quiserem ser vacinadas e que não tenham nenhuma contraindicação devem procurar clínicas privadas, onde também poderão encontrar a vacina tetravalente, ou seja, que oferece proteção contra quatro cepas do vírus.

 

Dados do Ministério da Saúde: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/gripe

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Diana Ventura

Dra. Diana Ventura

Infectologia

CRM: 5272472-6 / RJ

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Vacina da Gripe: Porque é tão importante se prevenir?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.