Tosse com sangue é sempre sinal de alguma doença grave?

  • +A
  • -A

A tosse com sangue deve sempre ser investigada, porém na maior parte das vezes em que há apenas um episódio único ou de curta duração, com resolução espontânea, o mais provável é que não seja nada grave. Já os quadros persistentes, por outro lado, indicam a possibilidade de doenças pulmonares mais graves.

Principais causas da tosse com sangue


“Os quadros mais simples estão associados a gripes, sinusites ou sangramentos nasais recorrentes. Quadros mais graves podem indicar desde doenças infecciosas, como pneumonia ou tuberculose, até alguns tipos de câncer, como os de garganta ou de pulmão”, comenta o pneumologista Alexandre Kawassaki.

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo, serve para eliminar qualquer coisa das vias respiratórias. Sendo assim, não é ela que expele o sangue, é a presença inadequada de sangue nas vias respiratórias que causa a tosse. “Então, qualquer coisa que cause uma ferida nas vias respiratórias grande o bastante para sangrar, fará com que a pessoa passe a expelir sangue”.

Não há tratamento específico para tosse com sangue


A tosse com sangue também pode ocorrer em função de sangramentos em regiões que não sejam os pulmões ou as vias respiratórias. Um indivíduo pode vir a tossir sangue devido a hemorragias nasais graves, que normalmente resultam em sangue escorrendo na traqueia, e a hemorragias no estômago ou no sistema digestivo.

De acordo com o médico, não existe um tratamento específico para a tosse com sangue. Somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. “O principal é fazer o diagnóstico e tratar a causa deste sintoma o quanto antes”, aconselha Alexandre.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

Pneumologia

CRM: 117803 / SP

TAGS
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

19 comentários para "Tosse com sangue é sempre sinal de alguma doença grave?"

Jurema Bonfim

Estou com alergia e dessa alergia me dar tosse falta de ar quando eu escarro vem um pouquinho de sangue será que e grave por favor me responda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jurema, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Laurent

Tenho 13 anos, começei com uma gripe, após uns dias passei mal, dor de cabeça, vômito, tomei soro melhorei( este sintoma durou 1 dia) , tosse à mais ou menos 3 semanas, é algum sintoma?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Laurent, peça para que seus pais o levem ao médico, para que ele possa identificar o motivo da tosse e prescreva o tratamento adequado. Abraços.

Luzinete

minha mãe esta tossindo com sangramento n secreção já foi feito exames d turbeculose deu negativo agora to achando q pode ser bronquite

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luzinete, leve sua mãe para uma consulta com o médico especialista, a partir de uma avaliação ele conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Melhoras para ela.

Patrícia Lacerda

Olá,eu tive uma tosse e veio com sangue, eu fiquei cuspindo sangue por uma meia hora, e no outro dia não sangrou mais, isso pode ser preocupante?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Patrícia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

João

Estou tossindo e está saindo bastante sangue mais não estou sentindo nada .eu fumo mais não chego a tragar tenho 40 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi João, recomendamos que você realize uma consulta com o pneumologista. Abraços.

Suelen Bolsarim

Boa tarde! Ontem tive crise de tosse o dia todo no final da tarde teve três episódios que a tosse acompanhou sangramento, fui ia PS e a medica pediu um raio x, a radiografia mostrou um pouco de secreção em cada um dos pulmões mas a Dra disse que não era para me preocupar e passou predinisona por cinco diasHj não houve sangramento porém não consigo ficar em paz com o pensamento pq na radiografia mostrou secreção

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Suelen, termine o tratamento que o médico prescreveu, caso os sintomas permaneçam o ideal é retornar em consulta para uma avaliação. Melhoras.

Antonia de lima

Boa noite Dr meu filho estar com uma tosse a mais de mês, e agora apareceu um sagramento pelo nariz, quando ele assoa o nariz vem com sangue e estou preoculpada o que pode ser será que é grave.obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Antônia. Sangramentos no nariz podem ser bastante incômodos. Este sintoma é chamado no meio médico de epistaxe e pode ser causado por diversos fatores. Somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Desejamos sucesso no tratamento e recuperação!

tito

meu pai esta com pneumonia mais ja esta em tratamento. hoje observamos que ele tossiu e colocou uma veia de sangue, nesse caso é normal essa veia de sanque ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Tito. Conforme comentam os especialistas, a pneumonia é uma infecção grave do pulmão que geralmente causa sintomas como tosse com sangue, febre repentina e acima de 38ºC, falta de ar e dor no peito. Geralmente surge após uma gripe ou resfriado mal cuidados, onde os vírus ou as bactérias conseguem chegar até os alvéolos, prejudicando a chegada de oxigênio nas células. É importante manter o quadro de pneumonia sob observação e ter orientação do especialista que acompanha o tratamento de seu pai. Desejamos melhoras.

Leila

Bom dia, hoje pela manha me apareceu uma tosse, um pouco carregada mas não prestei atenção de estava com sangue ou não, agora que fui tossi e vi que apareceu um trisco de sangue, tenho renite e sinusite, e volta em meia estou parecendo que estou sempre gripada, mais não corizo,e não tenho tenho tosse repentinas, mais estou preocupada pois estou gravida de dois meses.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Leila.O Dr. Alexandre de Melo Kawassaki comenta, uma das causa para a tosse com sangue se refere a quadros simples associados a gripes, sinusites ou sangramentos nasais recorrente. Para se certificar que não se trata de uma causa mais grave, recomendamos que converse com o especialista de sua confiança. Abraços.

jailton luiz

Boa Tarde Dr. Minha mãe ao acordar apresentou um escarro de pouca quantidade e nele veio raios de sangue, ela não tem tosse seca e nem produtiva, também não apresenta nenhum sintoma clássico da COVID-19 não apresenta dor no tórax e nem em região lombar, esse fato ocorreu há exatos 15 dias foi um fato isolado, mais após 17 dias do primeiro escarro ela apresentou outro novamente, ela não tem doença de base, foi tabagista há 25 anos atrás, não é etilista mas mesmo assim fiquei preocupado, gostaria de uma opinião o que poderia ser? mas mesmo assim já agendei uma consulta com um pneumologista.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.