Tosse com sangue é sempre sinal de alguma doença grave?


  • +A
  • -A
Imagem do post Tosse com sangue é sempre sinal de alguma doença grave?

A tosse com sangue deve sempre ser investigada, porém na maior parte das vezes em que há apenas um episódio único ou de curta duração, com resolução espontânea, o mais provável é que não seja nada grave. Já os quadros persistentes, por outro lado, indicam a possibilidade de doenças pulmonares mais graves.

Principais causas da tosse com sangue


“Os quadros mais simples estão associados a gripes, sinusites ou sangramentos nasais recorrentes. Quadros mais graves podem indicar desde doenças infecciosas, como pneumonia ou tuberculose, até alguns tipos de câncer, como os de garganta ou de pulmão”, comenta o pneumologista Alexandre Kawassaki.

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo, serve para eliminar qualquer coisa das vias respiratórias. Sendo assim, não é ela que expele o sangue, é a presença inadequada de sangue nas vias respiratórias que causa a tosse. “Então, qualquer coisa que cause uma ferida nas vias respiratórias grande o bastante para sangrar, fará com que a pessoa passe a expelir sangue”.

Não há tratamento específico para tosse com sangue


A tosse com sangue também pode ocorrer em função de sangramentos em regiões que não sejam os pulmões ou as vias respiratórias. Um indivíduo pode vir a tossir sangue devido a hemorragias nasais graves, que normalmente resultam em sangue escorrendo na traqueia, e a hemorragias no estômago ou no sistema digestivo.

De acordo com o médico, não existe um tratamento específico para a tosse com sangue. Somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. “O principal é fazer o diagnóstico e tratar a causa deste sintoma o quanto antes”, aconselha Alexandre.  

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki é pneumologista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui doutorado em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua na Clínica de Doenças Respiratórias Avançadas (CDRA). CRM: 117.803 – http://www.cdra.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Tosse com sangue é sempre sinal de alguma doença grave?"

Jurema Bonfim

Estou com alergia e dessa alergia me dar tosse falta de ar quando eu escarro vem um pouquinho de sangue será que e grave por favor me responda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jurema, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Laurent

Tenho 13 anos, começei com uma gripe, após uns dias passei mal, dor de cabeça, vômito, tomei soro melhorei( este sintoma durou 1 dia) , tosse à mais ou menos 3 semanas, é algum sintoma?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Laurent, peça para que seus pais o levem ao médico, para que ele possa identificar o motivo da tosse e prescreva o tratamento adequado. Abraços.

Luzinete

minha mãe esta tossindo com sangramento n secreção já foi feito exames d turbeculose deu negativo agora to achando q pode ser bronquite

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luzinete, leve sua mãe para uma consulta com o médico especialista, a partir de uma avaliação ele conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Melhoras para ela.

Patrícia Lacerda

Olá,eu tive uma tosse e veio com sangue, eu fiquei cuspindo sangue por uma meia hora, e no outro dia não sangrou mais, isso pode ser preocupante?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Patrícia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

João

Estou tossindo e está saindo bastante sangue mais não estou sentindo nada .eu fumo mais não chego a tragar tenho 40 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi João, recomendamos que você realize uma consulta com o pneumologista. Abraços.

Suelen Bolsarim

Boa tarde! Ontem tive crise de tosse o dia todo no final da tarde teve três episódios que a tosse acompanhou sangramento, fui ia PS e a medica pediu um raio x, a radiografia mostrou um pouco de secreção em cada um dos pulmões mas a Dra disse que não era para me preocupar e passou predinisona por cinco diasHj não houve sangramento porém não consigo ficar em paz com o pensamento pq na radiografia mostrou secreção

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Suelen, termine o tratamento que o médico prescreveu, caso os sintomas permaneçam o ideal é retornar em consulta para uma avaliação. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.