Soluções salinas ajudam quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado?


  • +A
  • -A

O ar-condicionado contribui para o ressecamento do ar e da mucosa nasal, o que leva à irritação das mesmas e à piora da congestão nasal. Por isso, quem passa muito tempo em ambientes resfriados por esses aparelhos deve buscar formas de combater o nariz entupido. A utilização de soluções salinas pode ajudar nesse sentido.

Ressecamento por causa do ar-condicionado é pior para pessoas com alergias


“As soluções salinas podem ajudar aqueles que passam muito tempo em
ambientes com ar-condicionado, pois além de lubrificarem a mucosa nasal, elas ajudam a limpar as sujeiras das fossas nasais”, afirma o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi. Essa medida é interessante, especialmente, para quem passa muitas horas do dia em locais com aparelhos que não são tratados devidamente, o que facilita seu potencial de ressecamento.

O ressecamento do ambiente e da mucosa proporcionado pelo ar-condicionado é ainda pior para indivíduos que sofrem de alergias, como rinite e asma, pois os efeitos são sentidos com mais intensidade. A temperatura mais baixa por si só já prejudica esse grupo específico de pessoas, podendo desencadear crises respiratórias.

Cuidados com ar-condicionado ajudam a evitar ressecamento do ambiente


Existem formas de diminuir o
ressecamento gerado pelo ar-condicionado, o que ajuda a evitar a congestão nasal e as crises alérgicas. Uma dessas formas é garantir que seu aparelho tenha um bom filtros e que ele seja higienizado adequadamente com frequência. Quando o ar-condicionado consegue filtrar um percentual alto de partículas com fungos e bactérias, previne-se a exposição a esses alérgenos.

Além disso, é essencial manter os aparelhos funcionando junto de umidificadores, pois assim eles causam menos ressecamento ao ar que se respira. Colocar uma bacia com água ou até mesmo uma toalha molhada no mesmo ambiente do ar-condicionado também ajuda bastante no controle.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Pozzi Beilke

Dr. Rodrigo Pozzi Beilke

Otorrinolaringologia

CRM: 31455 / RS

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Soluções salinas ajudam quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.