O que é sinusite? Existe alguma forma de se prevenir?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que é sinusite? Existe alguma forma de se prevenir?

A sinusite é uma doença inflamatória dos seios da face (redor do nariz, maçãs do rosto e olhos) que pode ser causada por infecção viral ou bacteriana. Sua origem pode até mesmo vir de um processo alérgico. Diz-se que a sinusite é aguda quando seus sintomas prevalecem por menos de 12 semanas. Quando o quadro se mantém por um período maior do que esse, a sinusite é crônica.

Sinais da sinusite

Os principais sintomas da sinusite são pressão ou dor facial, redução ou perda do olfato, dor de ouvido, garganta inflamada, dificuldade para respirar pelo nariz, náusea, fadiga, irritabilidade, mau hálito e tosse (pior à noite). “As sinusites não apresentam complicações com frequência, entretanto, dor de cabeça excessiva e alterações visuais devem chamar a atenção para possíveis complicações”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

Tratamento para sinusite

“Um bom modo de se evitar a sinusite é cuidar bem do nariz. Limpeza com solução fisiológica, utilizar umidificador no quarto durante o período seco, evitar contato com alérgenos, como poeira e mofo, ou com agentes irritantes, como fumaça e produtos de limpeza, são algumas práticas recomendadas”, explica Garchet.

O médico ressalta que o tratamento indicado quando a doença já está instalada depende muito da causa, então por isso a avaliação médica para um diagnóstico preciso é fundamental. Mesmo assim, o tratamento da sinusite é feito, em geral, com alguns remédios, tais como sprays nasais, antigripais e antibióticos orais.

Em relação aos antibióticos, especificamente, o otorrinolaringologista chama atenção para o fato de que muitas pessoas o utilizam em excesso, o que não seria aconselhável. “Nota-se um uso excessivo de antibióticos, pois as pessoas acreditam que toda sinusite deve ser tratada dessa forma. Contudo, na verdade menos de 10% delas necessitam de antibióticos”, conclui.

 

Dr. Henrique Garchet é otorrinolaringologista, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (Aborl-CCF) e membro efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. CRM-MT: 7805

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que é sinusite? Existe alguma forma de se prevenir?"

Regina

Tenho sinusite cronica. De vez em quando sinto que as pessoas sente mau hálito. Será da sinusite?

Cuidados Pela Vida

Oi Regina, os principais sintomas da sinusite são: pressão ou dor facial, redução ou perda do olfato, dor de ouvido, garganta inflamada, dificuldade para respirar pelo nariz, náusea, fadiga, irritabilidade, mau hálito e tosse (pior à noite). Você pode verificar com o médico de que forma você pode minimizar ou eliminar os sintomas. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.