Sinusite: quais são as principais causas, sintomas e como é o tratamento


  • +A
  • -A
Imagem do post Sinusite: quais são as principais causas, sintomas e como é o tratamento

A sinusite, também chamada pelos médicos de rinossinusite, é um processo inflamatório que atinge a mucosa do nariz e os seios da face. Apesar de ser bastante frequente entre a população, a doença é mais comum durante o inverno, época em que predomina o clima seco e frio, e pode ser pior nas crianças.

Vírus e bactérias podem causar sinusite


A rinossinusite pode ser causada por diversos fatores. “Pode ter causas alérgicas, virais, bacterianas ou fúngicas. Esses fatores provocam uma reação da mucosa nasal, levando a um edema e à obstrução dos orifícios que drenam as secreções naturalmente para dentro do nariz, acumulando essas secreções e gerando infecção local”, afirma a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli.

O contato com a poeira e produtos químicos e até mesmo mudanças de tempo podem funcionar como fatores que desencadeiam a sinusite. Outros fatores de risco são alergias, tabagismo, baixa imunidade, mudanças frequentes de pressão atmosférica e alterações anatômicas, como desvio de septo.

Sinusite provoca dor na cabeça e tosse


A rinossinusite pode ser aguda ou crônica, mas os dois tipos têm sintomas semelhantes. A diferença entre eles é a duração das crises. “Os sintomas do quadro agudo costumam durar pelo menos 10 dias e, na forma crônica, as queixas são mais intensas e duradouras, presentes por mais de três meses”, distingue a médica.

Os sintomas da sinusite envolvem, principalmente, obstrução e secreção nasal, tosse e sensação de pressão e peso na cabeça. Segundo a especialista, os pacientes com o problema também podem ter febre, redução do olfato, abafamento da audição, dor no ouvido e no maxilar superior e cansaço.

Tosse da sinusite pode piorar à noite


Nos casos crônicos, a tosse tende a piorar durante a manhã e a noite, mas se agrava principalmente quando o paciente se deita. Estes quadros da infecção são mais incomuns e estão muitas vezes associados a outros problemas de saúde, como rinite, asma e outras doenças alérgicas.

O diagnóstico da sinusite é feito por meio de consulta com um especialista e de exames. “Durante o exame físico, o otorrinolaringologista encontra alterações e evidências para o diagnóstico. O uso de radiografias ou tomografias não deve ser feito de rotina, mas pode ajudar o médico nos casos de recidivas ou complicações”, afirma Luísi.

Diagnóstico precoce aumenta chances de cura da sinusite


Quanto antes o diagnóstico for feito, melhor será para o paciente. “A rinossinusite tem cura! O tratamento quase sempre é clínico e nem sempre antibióticos são necessários. Podemos utilizar sprays nasais e medicações por via oral, nunca esquecendo da lavagem nasal com soro fisiológico”, diz a otorrinolaringologista.

Entre os medicamentos indicados estão corticosteroides e descongestionantes nasais. A sinusite aguda não costuma deixar sequelas, de acordo com a profissional, mas quadros graves ou casos em que o tratamento clínico não é suficiente podem precisar de cirurgia. O procedimento é realizado por dentro do nariz, sem cortes externos, melhorando a passagem do ar pelos seios da face.

Dra. Luísi Rabaioli é otorrinolaringologista, formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e atende em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 36861

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

20 comentários para "Sinusite: quais são as principais causas, sintomas e como é o tratamento"

Hircel Zacarias

Olá, eu acho que a sinusite ou rinossinusite é causada por vírus,bactérias e fungos e até mesmo poeira

juraci frata

quando ainda era jovem sofri muito esse problema de sinusiti, porem, nunca houve nenhum tratamento medicinal e agora a idade de 77, o mal me pega como dor nas fontes e visão confusa, vejo riscos brilhante pelo canto do olho, em fim.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Juraci, o indicado é você realizar uma avaliação com o médico especialista para que ele possa prescrever o tratamento indicado para o seu caso. Abraços.

Lidervania Inácio nascimento

Dor perto olhos pressão na cabeça vontade de vomitar toda hora nariz dói do lado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lidervania, realize uma avaliação com o médico especialista para que ele possa prescrever o tratamento indicado para o seu caso. Abraços.

Fabiane Maria de Almeida

Estou com peso sobre a região do nariz e sobre a cabeça, meu catarro parece uma pus que federal demais. Não aguento mais até desânimo já está me dando.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabiane, o indicado é você realizar uma avaliação com o médico especialista para que ele possa prescrever o tratamento ideal para o seu caso. Melhoras.

Brenna

Olá, eu apresento todos esses sintomas oque me preocupa é que minha secreção nasal vem acompanhada de sangue, tem uns 8 dias já, estou usando antibiótico e não estou vendo melhoras.. Queria saber oque poderia ser

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Brenna, termine o tratamento prescrito, e caso os sintomas persistam é recomendável que você retorne com o médico para uma reavaliação. Melhoras.

regina marcia

com este calor,durmo om ventilador ,e janela aberta ,tomo muito liquido gelado,ai vem a sinosite ,tenho muita dor ,congestiona meu nariz ,muita dor de cabeça dor no meu olho,e a minha gengiva toda irridata

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Regina, temos em nosso site uma matéria que explica porque isso acontece, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/pessoas-ficam-gripada-verao
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o otorrino para obter maiores orientações. Abraços.

ELAIR Terezinha

sinto somente dor de um lado da cabeça lado esquerdo começa atrás da orelha pode ser sinusite?obs não sinto os outros sintomas

Kariny

Bom dia doutora eu cinto muita dor de cabeça e um lado da cabeça a testa toda dolorida já faz mais de 2meses tomo remédio alivia dois dias mais a cabeça volta doe nariz também fica etupido só um lado quê a cabeça doe pode ser problema de sinusite estou com um exame ranssonancia do crânio da cabeça pra faser será que descobri .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Kariny, faça o exame e leve o resultado para o médico que solicitou, assim ele conseguirá te auxiliar. Melhoras.

Renata

Estou a quatros dias com essa dor irritante no nariz dor na cabeça uma sensação de peso na face pode ser sinusite?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Renata, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Lucivalda

Nem vou falar do meu poblema as resta todas que eu vi ate agira foi procur um medico procure um especialista nunca de ajuda imediata

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucivalda, o próprio Conselho Federal de Medicina proíbe que sejam feitas consultas por telefone e internet, pois a consulta física é insubstituível. O intuito do site é que as pessoas tenham acesso a informações e dicas de saúde. No entanto, como somente o médico está habilitado para a realização de diagnóstico e prescrição de tratamentos, orientamos que você não deixe de ao médico para obter esclarecimentos que se fizerem necessários. Abraços.

adriano do nascimento barbosa

Sinto somente dor de um lado da cabela atras da orelha pode ser sinusite obs: nao sinto os outro sintomas

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Adriano, a sinusite, como explicado na matéria pode ter diversos sintomas envolvidos, como dor no ouvido e abafamento da audição. Porém, não há indícios de que dor atrás da orelha seja um sintoma da doença. Essa dor pode ser causada por outros fatores. É importante que você consulte um médico para que o mesmo possa fazer uma avaliação do seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.