AchèAchè
    search
    Título

    Rinossinusite: em quais épocas do ano essa doença se manifesta mais?

    Uncategorized

    Por

    A rinossinusite, também conhecida como sinusite, é uma inflamação que atinge a face, especialmente a região ao redor dos olhos e do nariz, provocando dores na cabeça, no rosto e no ouvido, obstrução nasal, diminuição do olfato e tosse. O inverno é a época em que os casos da doença se tornam mais frequentes, o que está relacionado à sua principal forma de transmissão.

    Rinossinusite é mais preocupante durante o inverno


    “As rinossinusites são provocadas principalmente por germes virais e bacterianos, de transmissão por gotículas de saliva, tosse ou secreção nasal. Sendo assim, ela se manifesta no outono e inverno com maior frequência, porque é nessa época que as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Penatti.

    No entanto, a influência do tempo nos casos de rinossinusite não param aí. No inverno, outras doenças respiratórias também são bastante comuns e muitas delas aumentam a produção de secreções que, quando ficam ressecadas e presas no nariz por muito tempo, se tornam um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias capazes de causar a infecção.

    Prevenção e tratamento da rinossinusite


    As formas de prevenção da rinossinusite mudam conforme a época do ano, de acordo com o especialista. Ele explica que é necessário evitar o contato com pessoas doentes e realizar o tratamento da infecção com mais ênfase e cuidado durante os
    meses frios do ano. Além disso, quem estiver com rinossinusite deve evitar permanecer em locais fechados e sem ventilação, a fim de evitar a transmissão de vírus e bactérias a pessoas saudáveis.
    Para o tratamento, a limpeza do nariz é uma das formas mais eficazes de combater a infecção. “O tratamento baseia-se em lavagens nasais com uso de grande volume de soro fisiológico e antibióticos, nos casos de rinossinusite bacteriana. O soro ajuda na limpeza dos seios da face e o antibiótico ajuda na eliminação do germe agressor”, diz Penatti. Em alguns casos, o médico poderá indicar também o uso de imunomoduladores e corticoides.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes