Rinossinusite: Por que essa condição pode causar dor de cabeça?


  • +A
  • -A

A rinossinusite consiste na inflamação dos seios da face e das fossas nasais, o que pode resultar em diversos sintomas, como dificuldade de respirar, febre, dor de garganta e de ouvido, tosse, pressão e dor na face, além de dor de cabeça. A doença é classificada entre aguda e crônica, dependendo do tempo de permanência dos sintomas (mais de 12 semanas é considerada crônica; menos, aguda).

“Fisiopatologicamente falando, a rinossinusite pode ser definida como a inflamação e a infecção da mucosa dos seios paranasais e do nariz. Este processo de inflamação e infecção, e até mesmo a pressão de secreções no seu interior, causam a dor de cabeça”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.

 

Dor de cabeça e demais sintomas da rinossinusite devem ser tratados sempre para evitar complicações

 


Segundo o especialista, a dor de cabeça causada pela rinossinusite deve ser analisada de maneira individualizada, buscando-se identificar o tipo de dor. A partir daí, o médico pode tratar o problema diagnosticado devidamente. “O controle também depende do diagnóstico,
pois ficar tomando analgésicos por conta própria não é recomendado”, afirma, destacando a importância da consulta médica para o sucesso do tratamento.

Além dos sintomas de rinossinusite já citados, o médico destaca ainda cansaço, rinorreia (corrimento excessivo de muco nasal), catarro no nariz e mal estar. “Quando os sintomas da doença não são tratados, especialmente no caso da rinossinusite crônica, eles podem se agravar e evoluir para abscessos (oculares, cerebrais), meningites, alterações no olfato, cegueira e até morte”, alerta.

 

É possível se prevenir contra a rinossinusite?

 


Como a maioria das rinossinusites ocorre em consequência de resfriados
, as medidas preventivas contra essa doença podem ser usadas para evitar essa inflamação dos seios da face e do nariz. Alguns cuidados básicos, como manter uma hidratação adequada, evitar trocas bruscas de temperatura e lavar sempre bem as mãos, podem ser importantes nesse contexto.

 

Dr. Rodrigo Pozzi Beilke é otorrinolaringologista formado em medicina pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com especialidade em otorrinolaringologia pelo Instituto Felippu de Otorrinolaringologia (SP). É titulado pela Associação Médica Brasileira (AMB). CRM-RS: 31.455 – Mais informações: Facebook

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Rinossinusite: Por que essa condição pode causar dor de cabeça?"

Iris Pereira zardi

sofro muito c/ essas dores; principalmente qdo o temp o tá muito seco, tenho sinusite e rinossinusite, qual a diferença entre os 2, e o q fazer p/ não sofrer tanto com as crises em tempos tão seco.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Iris, trata-se da mesma patologia; a sinusite, também é chamada de rinossinusite, que é uma inflamação dos seios da face e das fossas nasais. Segue os links de algumas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/como-reduzir-as-crises-de-rinite
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/forma-prevenir-rinite
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.