Por que é tão importante respirar pelo nariz, e não pela boca?


  • +A
  • -A

Por mais que respirar pela boca seja tão natural e instintivo quanto respirar pelo nariz, devido à capacidade que ambos têm de aspirar o ar, a respiração considerada correta é a realizada pelas narinas. Isso porque o interior do nariz possui elementos específicos para o tratamento do ar inalado, permitindo que ele entre no organismo o mais puro possível.

Benefícios da respiração pelo nariz


“O ar que entra pelo nariz sofre aquecimento, filtração e umidificação, o que não acontece quando respiramos pela boca.
A respiração nasal deixa o ar inspirado em condições ideais para a troca de oxigênio e gás carbônico em menor tempo e com menor gasto de energia”, explica o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.

A presença dos pequenos pelos que ficam no interior das narinas (vibrissas) e do muco é essencial para o processo de filtração, pois esses elementos retém as partículas que entram com o ar. Os pelos geralmente conseguem conter partículas maiores, enquanto o muco retém as mais finais, além de proteger contra microrganismos. Já o aquecimento e a umidificação são obtidos, respectivamente, pelo tecido conjuntivo e por glândulas presentes na cavidade nasal.  

Riscos de respirar pela boca


Na respiração pela boca, por outro lado, não há nenhum tipo de proteção ou filtro, então as impurezas do ar entram diretamente no organismo, o que aumenta os riscos de infecções. “A respiração oral, quando crônica (acontece desde a infância), leva a alterações em todo o crescimento da face. Isso se chama síndrome do respirador oral. Já no adulto, pode ser prejudicial para as pessoas que têm doenças pulmonares, como asma e bronquite”.

Mesmo sabendo da importância de se respirar somente pelo nariz e adotando isso no dia a dia, quando o nariz fica entupido a respiração pela boca se torna, à princípio, a única saída. Nesse caso específico, o tratamento da congestão se faz necessário também para resgatar a respiração correta. “Em situações agudas, podemos fazer lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% e, se persistir, o ideal é procurar um otorrinolaringologista”.

Dr. Fabiano Haddad Brandão é otorrinolaringologista formado pela Universidade Santo Amaro e Mestre em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo. CRM: 104534

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que é tão importante respirar pelo nariz, e não pela boca?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.