Resfriado também pode causar dores no corpo e febre?


  • +A
  • -A

Resfriados até podem causar dores no corpo e febre, mas isso não é tão comum quanto em casos de gripe. Por mais que sejam muitas vezes colocados como sinônimos, já que apresentam similaridades, esses dois quadros são diferentes. No resfriado, a dor no corpo é pequena ou inexistente e a febre ocorre praticamente apenas em crianças e idosos.

Diferenças entre gripe e resfriado


“Resfriado comum não costuma causar febre e dor no corpo. O que normalmente ocorre é um pouco de dor de cabeça. Por outro lado,
a gripe leva a dores no corpo de maior intensidade e febre”, afirma o otorrinolaringologista Fabiano Haddad. Segundo o médico, a gripe cursa com febre e dor no corpo porque é uma infecção viral um pouco mais potente que um resfriado.

Resfriados e gripes são ambas infecções respiratórias causadas por vírus, mas os agentes envolvidos não são os mesmos. Aqueles associados à gripe provocam reações mais intensas. “As dores no corpo mais comuns à gripe ocorrem pela liberação de substâncias inflamatórias no organismo, principalmente nos músculos, devido a um ataque viral”.

Controle e cuidados com dores e febre durante tratamento da gripe


Segundo o especialista, as dores e a febre devem ser sempre controlados, inclusive com o tratamento da causa em andamento, pois quando o indivíduo está debilitado e com febre alta e se mantém assim por tempo prolongado, ocorre maior deterioração de suas defesas naturais, propiciando complicações do quadro infeccioso.

É preciso ter atenção às dores e febres também pelo fato delas poderem indicar o desenvolvimento de quadros mais sérios do que a própria gripe. “Quando a gripe começa a ficar por tempo prolongado, apresentar febre e mal-estar geral, devemos desconfiar que ela evoluiu para um quadro infecto bacteriano. Os mais comuns são: sinusite, pneumonia, faringite catarral, bronquite e laringite”.

Dr. Fabiano Haddad Brandão é otorrinolaringologista formado pela Universidade Santo Amaro e Mestre em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo. CRM: 104534

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
dores-no-corpo
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Resfriado também pode causar dores no corpo e febre?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.