O que podemos fazer para reduzir a coriza?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que podemos fazer para reduzir a coriza?

A coriza é consequência da irritação da mucosa localizada dentro do nariz, que provoca uma produção intensa de secreções fluidas e que, muitas vezes, surgem acompanhadas da obstrução nasal. O muco pode ser transparente, amarelado ou ainda conter rastros de sangue. Como costuma ser incômoda, é importante que os pacientes descubram como reduzi-la.

Higiene nasal e anti-inflamatórios diminuem coriza


“Para reduzir esse excesso de secreção, podemos utilizar
descongestionantes nasais, que são vasoconstritores, e anti-inflamatórios, que produzem uma retração da mucosa, diminuindo a produção excessiva da coriza e desentupindo o nariz”, afirma o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura. Estes produtos, no entanto, devem ser utilizados somente com acompanhamento médico.

Outra forma rápida e prática de diminuir a coriza é fazer a higiene nasal, prática que pode ser realizada em casa e que é muito recomendada pelos especialistas. “A lavagem ou inalações com soro fisiológico na fossa nasal ajuda muito a eliminar a secreção acumulada no interior do nariz”, explica o profissional. Quem tem o problema pode lavar o nariz quantas vezes forem necessárias para limpá-lo de forma adequada.

Coriza é sintoma de gripe, resfriado e rinite alérgica


Além do resfriado, a coriza também pode ser vista em outros casos. “Existem vários fatores que promovem a reação da coriza, mas as mais comuns são infecções virais, como gripes,
rinites do tipo alérgica, irritações químicas ou físicas e mudanças de temperatura”, exemplifica o médico. Alguns pacientes podem até mesmo apresentar o incômodo por motivos emocionais.

De acordo com o Dr. Iwamura, em geral, a coriza está acompanhada de outros sintomas, muitos deles típicos de outras doenças que afetam, de alguma forma, o nariz e as vias aéreas. Irritabilidade, ardência, espirros, inchaço da mucosa nasal e acúmulo de secreção no nariz são os principais exemplos.

Dr. Silvio Keniti Iwamura é otorrinolaringologista, graduado pela Universidade São Francisco e especializado no Instituto Felippu de Rinologia, Otorrinolaringologia e Base de Crânio. CRM-SP: 73821

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que podemos fazer para reduzir a coriza?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.