Quantas vezes por dia é indicado fazer a higiene nasal?

  • +A
  • -A

Os médicos recomendam que seus pacientes realizem em si próprios ou nos filhos a chamada higiene ou lavagem nasal. É um processo que ajuda a evitar o acúmulo de secreções e de resíduos no nariz, que pode ser prejudicial à saúde do corpo por favorecer o desenvolvimento de infecções virais e processos alérgicos e inflamatórios, como crises de rinite, sinusite, gripe e resfriado.

Higiene nasal pode ser feita três vezes ao dia


Segundo a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli, não há uma
frequência exata para fazer a higiene nasal, mas sim recomendações que variam para cada paciente: “Na maioria dos casos, recomenda-se três vezes ao dia. Essa frequência, entretanto, pode ser modificada de acordo com a doença apresentada”. Quanto maior o volume de secreção nas fossas nasais, mais difícil será manter o nariz limpo e, portanto, maior será a frequência.

O hábito de fazer a higiene nasal não tem contraindicações e é recomendado para todas as idades, de acordo com a profissional. O processo, que deve ser realizado com soro fisiológico, tem papel de prevenir diversos problemas de saúde, hidratando a mucosa nasal, removendo potenciais agentes agressores e desobstruindo a respiração, tornando-a mais confortável.

Aprenda como fazer a higiene nasal


Limpar o nariz não é difícil. “A
higiene nasal pode ser realizada de forma bem simples, com soro fisiológico injetado nas narinas por meio de uma seringa. Existem também outras apresentações e dispositivos com o mesmo objetivo”, afirma Luísi. Entre eles, estão sprays e jatos contínuos. Porém, todos costumam ser bastante eficazes e a escolha fica a critério do paciente. Se optar pela seringa, é importante lavá-la depois do uso.

A especialista lembra que é importante manter a cabeça levemente inclinada e trancar a respiração no momento da lavagem, assim como utilizar o soro fisiológico em temperatura ambiente, já que o produto pode causar desconforto se estiver muito frio. Nas crianças, o ideal é que elas estejam sentadas. Nem sempre a quantidade injetada sairá pela outra narina, mas não há problema porque o soro pode ser engolido por qualquer pessoa.

Dra. Luísi Rabaioli é otorrinolaringologista, formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e atende em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 36861

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Luísi Rabaioli

Dra. Luísi Rabaioli

Otorrinolaringologia

CRM: 36861 / RS

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Quantas vezes por dia é indicado fazer a higiene nasal?"

Kelly

Meu filho fez cirurgia amigdala denoide. Está com 21 dias. Posso fazer a lavagem nasal e quantas vezes ao dia??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Kelly. Apesar da lavagem nasal ter suas qualidades, é preciso ver o caso do seu filho em específico, pois é importante entender as necessidades dele para que seja possível prescrever uma frequência de uso que vá realmente auxiliar ele. Sendo assim, indicamos que retorne ao especialista, porque através de uma consulta presencial, ele poderá fazer as indicações adequadas. Desejamos melhoras ao seu filho e abraços aos dois! Até breve.

Elisandra

Olá! A médica que consulto minha bebê falou que eu lavace de 8 a 10 veses ao dia durante duas samanas pra ver se tem resultado pois com 3 veses não ta funcionando. O que vocês acham disso? É necessario essa quantidade mesmo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elisandra. É importante seguir as orientações médicas e retornar ao especialista caso o tratamento indicado não tenha o efeito esperado, para ter orientações seguras. Recomendamos esta leitura com alguma informações úteis sobre higiene nasal nos filhos: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/pais-higiene-nasal-filhos. Abraços.

Eliana nascimento

Tenho um BB lavo duas vzs ao dia com um mês teve bronquiolite e hj não teve mas estou fazendo a coisa certo tbm difícil gripar fazendo isso

Maria de Fátima

Tem algum problema em usar um volume alto de soro fisiológico.Uso meio copo para limpar o nariz com uma seringa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria de Fátima. Segundo a médica Lara Vidal, a maneira ideal de realizar a limpeza nasal é preparando um soro fisiológico (0,9%), que deve ser aplicado cerca de três vezes ao dia, de forma abundante. “É recomendado utilizar dispositivos próprios para esse fim, aqueles que evitam a contaminação do líquido restante no frasco.” Você pode conferir essa e outras dicas nessa matéria: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/limpar-nariz-ajudar-evitar-problemas
Até breve. Abraços!

claudi

Sinto que existe uma secreção que pára no encontro da garganta com as vias da narina. quando coloco o soro, engola, melhora, mas depois volta a sensação de secreção na garganta. O que fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Claudi. Segundo o infectologista Fernando Maia “o catarro gerado por conta do estabelecimento de infecções respiratórias nada mais é do que o resultado de uma reação do organismo ao agente agressor, ou seja, as próprias infecções”, mesmo que o muco tenha a função de proteção, é importante evitar o seu acúmulo. “Uma das recomendações do tratamento das infecções das vias aéreas é tomar muitos líquidos para fluidificar o catarro e permitir sua eliminação com maior facilidade”, explica o médico. É importante observar a cor e se houver uma persistência na formação do catarro é preciso procurar um médico para verificar a causa e um tratamento adequado. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.