Quais são as principais causas de nariz entupido no dia a dia?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são as principais causas de nariz entupido no dia a dia?

Estar com o nariz entupido é um problema bastante comum no dia a dia, mas também muito incômodo. O sintoma atrapalha a respiração, podendo provocar falta de ar, além de de reduzir a capacidade de sentir o sabor da comida. Por isso, é importante não só tratar a obstrução nasal, como também descobrir suas causas, para poder preveni-la.

Gripe e rinite são as maiores causas de nariz entupido


“A principal causa de nariz entupido é a
rinite alérgica por exposição aos poluentes, odores fortes e produtos químicos inaláveis, também chamados de aerodispersoides, que inflamam a mucosa das vias aéreas superiores”, afirma o pneumologista Jaime Ferreira Baetas Junior. A poeira, o pólen e até alguns alimentos também podem desencadear uma crise de rinite alérgica.

Outras causas muito frequentes para a obstrução do nariz são a gripe e o resfriado, infecções que além de inflamar a mucosa nasal, também provocam um aumento da produção de secreções. Há, no entanto, alguns problemas de saúde mais sérios e que devem ser investigados, como desvio de septo, pólipo nasal, aumento da adenoide e tumores na fossa nasal.

Manter a casa limpa e arejada evita o nariz entupido


Caso a obstrução nasal seja um sintoma recorrente, é necessário consultar um médico. “Faz-se necessário o tratamento específico com orientação para identificar a principal causa da doença que tem como sintoma o nariz entupido”, recomenda o especialista. Depois da identificação do quadro, é importante fazer o tratamento corretamente para prevenir o entupimento e diminuir sua frequência.

Neste sentido, existem algumas medidas que podem ser adotadas em casa para auxiliar o tratamento. “Cuidado com o ambiente domiciliar, em particular com a higiene e ventilação do dormitório, reduzindo a exposição aos ácaros e dermatofagoides, associando a menor exposição química com uso de antialérgicos sistêmico e tópico sob orientação médica”, acrescenta o pneumologista. Fazer a higiene nasal também é uma atitude muito aconselhada.

Dr. Jaime Ferreira Baetas Junior é pneumologista, professor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e responsável pelo ambulatório de doenças respiratórias do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. CRM-SP: 63007

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais causas de nariz entupido no dia a dia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.