Pra que servem as amígdalas? Por que elas inflamam?


  • +A
  • -A

As amígdalas, também chamadas de tonsilas palatinas, fazem parte do anel linfático de Waldeyer, que desempenha papel importante na vigilância imunológica e na resistência a infecções da via aérea superior. São estruturas localizadas no fundo da garganta que analisam agentes invasores e combatem-nos por meio da produção de anticorpos. Agem mais ativamente entre os 4 e 10 anos de idade e tendem a involuir após a puberdade.

Inflamação das amígdalas é causada por infecção


Eventualmente, as amígdalas entram em um
processo inflamatório, resultado de uma infecção que recebe o nome de amigdalite. “As amígdalas podem ser acometidas por diversos tipos de processos infecciosos, visto que estão expostas a inúmeras partículas e podem acumular resíduos e bactérias, levando a infecções”, afirma a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli.

A inflamação faz parte do combate a microrganismos que estão afetando o funcionamento das amígdalas. “Diversos agentes podem causar amigdalites: 75% dos casos são provocados por vírus, com duração limitada e melhora espontânea”, diz a médica. Segundo a profissional, as doenças que atingem as amígdalas são bastante comuns, principalmente entre as crianças.

Como é o tratamento da amigdalite?


O tratamento da amigdalite, na maioria dos casos, é feito com o objetivo de controlar os
sintomas, como a dor, até que o ciclo do vírus se resolva. A especialista recomenda beber muita água e manter uma alimentação saudável durante o período, auxiliando na recuperação. Os antibióticos devem ser utilizados apenas quando há infecção bacteriana.

“Em casos selecionados ou refratários, pode-se recorrer à cirurgia para retirada das amígdalas, chamada amigdalectomia”, destaca Luísi. De acordo com a otorrinolaringologista, muitos pacientes têm dúvidas sobre o impacto do procedimento na imunidade. Os estudos já realizados indicaram uma queda na quantidade de anticorpos que se normaliza em até 10 dias e não existem evidências de aumento de infecções depois da cirurgia.

Dra. Luísi Rabaioli é otorrinolaringologista, formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e atende em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 36861

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Pra que servem as amígdalas? Por que elas inflamam?"

albertina

Fiquei muito satisfeita consultando sobre o problema da amígdalas. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Albertina, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria. Abraços.

Jamily

Olá achei interessante mais tenho uma pergunta, quando as amígdalas inflamao, doi a garganta, ou se doi quando canta etc? Essa inflamação pode criar muco?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jamily, sim, a amigdalite é marcada por uma maior dor ao engolir, febre e mal estar geral. É importante consultar sempre um médico, para que ele possa receitar o tratamento e os medicamentos mais adequados. Abraços.

Isabele

Ey queria saber se na cirurgia é retirada totalmente as amídalas ou só tiram um pedaço? Fiz cirurgia de amídala e mesmo assim ainda tenho muitas crises de amidalite. Então pq isso ainda acontece?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Isabele, a amigdalectomia é a extração das amígdalas. Se você passou por esse procedimento cirúrgico, não é possível ter amigdalite. Porém você pode ter os mesmos sintomas se tiver com alguma infecção na garganta, por exemplo, e por isso deve procurar auxílio médico para o tratamento correto. Abraços.

Vinícius

Ooi quando as amigdatas tá com bolinhas de pus é perigoso ???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vinícius, quando há presença de pus é indicado que o paciente realize uma consulta com o médico para que ele prescreva o tratamento adequado. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.