Por que ficamos com nariz entupido quando estamos com gripe?

  • +A
  • -A

A gripe é uma das infecções respiratórias mais comuns. Causada pelo vírus Influenza, a doença é transmitida por gotículas de muco que se espalham pelo ar ou por objetos, como maçanetas, corrimãos e torneiras, por meio da tosse e de espirros. Um de seus principais sintomas é o nariz entupido. Veja por que o nariz entope!

Por que o nariz entope? Inflamação é parte da resposta!


“Quando estamos com gripe, o tecido interno das narinas, chamado de mucosa, fica inchado devido à inflamação e ao aumento da sua vascularização”, afirma a otorrinolaringologista Renata Souza Curi. Como resultado, muitos pacientes se queixam da dificuldade para respirar e optam por
respirar para a boca, o que não é recomendado.

Além disso, de acordo com a especialista, durante um quadro de gripe, há um aumento da produção de secreções, o que colabora para o entupimento do nariz. Para se livrar desse incômodo, os médicos podem indicar, em alguns casos, o uso de medicações com efeitos descongestionantes, antialérgicos e anti-inflamatórios.

Lavagem nasal ajuda a desobstruir nariz


Entretanto, a primeira medida indicada por Renata é a
realização da higiene nasal. Trata-se de um procedimento feito com o uso de soro fisiológico em temperatura ambiente para retirar as secreções das vias aéreas. O procedimento pode ser repetido até que o nariz esteja bem limpo. A médica também aconselha a aumentar a ingestão de líquidos.

Além da obstrução nasal, existem ainda outros sintomas que costumam acompanhar um quadro de gripe. “Os sintomas mais comuns são mal-estar, dores no corpo, febre, dores de cabeça e de garganta, coriza e tosse”, cita a profissional. Repouso e medicamentos para dor e febre são medidas frequentemente indicadas por médicos para tratar a gripe.

Dra. Renata Souza Curi é otorrinolaringologista, graduada pela Faculdade de Medicina de Taubaté e especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. CRM-SP: 131439

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Renata Souza Curi

Dra. Renata Souza Curi

Otorrinolaringologia

CRM: 131439 / SP

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Por que ficamos com nariz entupido quando estamos com gripe?"

Mônica

Estou com alguns sintomas de gripe.Gostaria de saber pq a respiração fica quente?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mônica. Como você está com sintomas de gripe é provável que a respiração quente seja um sinal de febre. Seria interessante aferir sua temperatura sempre que perceber que está com sua respiração diferente. Lembrando que é imprescindível que procure um médico para que ele possa examina-la e prescrever o tratamento correto. Nunca se auto medique. Estimamos melhoras.

Odete Alves da Silva

Estou com zumbido no ouvido esquerdo e não doi só que tampa ouvido e meu nariz fica intupido no lado esquerdo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Odete. Tente fazer a higiene nasal com soro fisiológico como a Dra. Renata explica na matéria e veja se há alguma melhora no seu quadro. Se não houver melhora, é interessante se consultar com um otorrinolaringologista para verificar a causa do entupimento do nariz e ouvido. Pode ser uma gripe ou resfriado mal curado. Estimamos melhoras. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.