Nariz entupido: Quais são as principais causas para o problema?


  • +A
  • -A
Imagem do post Nariz entupido: Quais são as principais causas para o problema?

Todas as pessoas eventualmente ficam com o nariz entupido, umas com mais frequência, outras com menos. O problema pode ser causado por diversas causas, então para eliminá-lo efetivamente, deve-se tratar o quadro específico que o provoca. Para aliviar o incômodo, há alguns métodos padrão relativamente simples.

“As principais causas para que o nariz fique entupido são infecções respiratórias de vias aéreas superiores (resfriados e gripes), rinites alérgicas e uso abusivo de descongestionantes nasais, este último responsável por um quadro chamado de rinite medicamentosa”, explica o pneumologista Alexandre Kawassaki.

Nariz entupido pode ser perigoso se indicar problemas mais graves


Segundo o médico, o nariz entupido em si não prolonga um resfriado, mas ele pode predispor ao desenvolvimento de sinusite. “Esta, por sua vez, caracteriza-se por maior produção de secreção, que pode escorrer pela garganta até os pulmões, causando pneumonia”. Portanto, o risco de desenvolver quadros mais graves é outro motivador para descongestionar o nariz, além, é claro, do incômodo.  

A congestão nasal é, em geral, algo normal, apenas um aborrecimento, mas deve ser investigada com mais cuidado caso indique problemas mais sérios. Se o sintoma permanecer por mais de dez dias e gerar febre alta por mais de três dias, se houver sangue na secreção nasal e dor no rosto, ou se a congestão estiver dificultando muito a respiração, deve-se procurar um médico.

Como tratar o nariz entupido?


A maneira ideal de desentupir o nariz, conforme Alexandre, é por meio da limpeza com soro fisiológico. “Há diversas formas de administrá-lo: com ampolas, sprays, conta-gotas, puffs e potes especiais (pote neti, usado na medicina indiana). Eu não recomendo o uso de descongestionantes nasais com medicamentos vasoconstritores, pois seu uso abusivo provoca a indução de rinites medicamentosas”, enfatiza.

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki é pneumologista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui doutorado em Pneumologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua na Clínica de Doenças Respiratórias Avançadas (CDRA). CRM: 117.803 – http://www.cdra.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

26 comentários para "Nariz entupido: Quais são as principais causas para o problema?"

Edson

Pergunta: quando se deve optar por cirurgia?Grato

Renata

Bom dia Vivo com o meu corizando e entupido,ja fui viciada em sorino mas decidi larga com muito sacrificio,mas não sei o que fazer tenho dores facial tem hora que tomo antialérgico aí melhora um pouco.O que devo fazer?

Cuidados Pela Vida

Oi Edson, somente o médico, após uma avaliação e acompanhamento, poderá indicar o tratamento adequado para o paciente. Abraços.

Hilton

Gostei quero continuar recebendo. Tenho alguns problemas respiratórios estou tentando resolvê-los

Cuidados Pela Vida

Oi Renata, a maneira ideal de desentupir o nariz, conforme orienta o Dr. Alexandre de Melo Kawassaki, é por meio da limpeza com soro fisiológico. “Há diversas formas de administrá-lo: com ampolas, sprays, conta-gotas”. Consulte um otorrino para que você possa tratar a causa que está gerando este sintoma. Abraços.

Pedro souza

Sempre que faço nataçao fico com o nariz entupido, tenho alergia ao cloro, mas preciso fazer nataçao para a dor na coluna, o que devo fazer?

david

Nariz entupido causado por hipertrofia de cornetos como posso tratar ? soro fisiológico resolve ?

Nilmar Ashton

Já tenho rinite e sinusite alérgica e já tive pneumonia 2 vezes. Quando o nariz entope é horrível parece que a mucosa do nariz está toda inchada. Só melhora com inalação de vick vaporub. Estou fazendo a coisa certa?

Paulo cesar

Quando era mais novo …meu nariz vivia escorrendo ..era chato muito incômodo. .eu andava sempre com lencinhos ..guardanapos. e além de tudo vivia entupido. ..Então acabei viciando em sorine. ..As configurações não era nada lá agradável. .dor de cabeça era constante.. más ninguém me levava ao medico…era tudo na base de palpites. .tomando antialergicos. .até então. .eu mesmo procurei um médico …fiz muitos exames …vieras as descobertas. .eu tinha cenuzite. ..desvio de ceptico e p.completar bronquite alérgica. ..tratei …foi feito uma cirurgia de desvio de ceptico. .tratei da cenuzite. ..sempre faço a limpeza nazal. .através de soro fiziologico. ..graças a Deus …e a recomendação médica ..eu respiro bem…Não tem mais dores de cabeça. ..nariz escorrendo …coisa que deveria ter feito antes ..p. evitar ….cuidados fundamentais de sua saúde. ..e daqueles que ainda não sabe falar…….

Cuidados Pela Vida

Oi Pedro, ao realizar uma consulta com o otorrino, ele poderá te orientar corretamente a como proceder para evitar este tipo de sintoma. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi David, somente o médico após uma avaliação poderá indicar o tratamento adequado para o seu caso. Orientamos que você realize uma consulta com o otorrino. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Nilmar, o ideal é sempre seguir as recomendações médicas. Se o médico te orientou dessa forma, você pode continuar fazendo, caso contrário você deve realizar uma consulta com o otorrinolaringologista. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Paulo Cesar, seu relato é um exemplo de que não devemos praticar a automedicação, é necessário uma avaliação médica para que o tratamento adequado seja prescrito. Obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pela recuperação.

Youssouf Sylla

Meu nariz fica entupido muita vez eu do seu qual é o problema mas quando eu chegou aqui no Brasil 2012 eu não tinha nada depois o ano aconteceu essa doença para ver e não consegui esperar andares quando eu tava dormindo andando no trabalho eu não sei qual é o problema o que eu deveria fazer para acabar essa coisa a Bia é uma coisa de Creep outra coisa aí nasceu com problema o que eu deveria fazer precisa ajudar por favor????

Cuidados Pela Vida

Oi Youssouf, realize uma consulta com o otorrino, ele poderá solicitar exames específicos para entender o que está ocasionando esses sintomas, e poderá te orientar quanto a conduta a ser seguida. Melhoras.

Felipe

Meu Nariz tranca Todos Os dias..Se eu não tomar remédio não durmo… Falta de ar

Elisangela santana

eu tive bronquite sarei meu nariz continuou cheio de catarro e entupiu usei rinossoro mais nao sei se viciei parei de usar e pelo nariz ja faz uma semana que esta entupido plenamente so respiro pela b oca mais nada ja fiz de tudo que as pessoas mandarão eu fazer

Cuidados Pela Vida

Oi Felipe, realize uma avaliação com o médico otorrino para que ele possa prescrever o tratamento adequado para o alívio dos seus sintomas. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Elisangela, realize uma consulta com o médico otorrino para que ele possa avaliá-la e assim indicar o tratamento adequado para o seu caso. Melhoras.

Maluh

Meu nariz esta entupido a meses e eu não sei o que é não é gripe nem alergia so muito saudável e quero sabe se e coisa grave

Cuidados Pela Vida

Oi Maluh, faça uma avaliação com o médico otorrino para que ele possa te orientar a respeito dos seus sintomas. Abraços.

Denise Vasconcelos

Minhas nariz vivem sempre fechadas.E qual a solução para “desentupir”,quando o soro fisiológico não funciona?

Cuidados Pela Vida

Olá Denise, realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa te auxiliar com um tratamento. Melhoras.

Eriklys

Oi, sofro com esse problema desde pequeno. Sempre estou com o nariz trancado, mas utimamente está demais de 3 em 3 horas meu nariz tranca completamente que eu quase passo mal, e é só com o sorinan para aliviar. O que devo fazer?

Cuidados Pela Vida

Olá Eriklys, marque uma consulta com o otorrinolaringologista para que ele possa te auxiliar. Abraços.

Alan

Oi meu nome é Alan todos os dias eu acordo com o nariz entupido e espirrando, tenho um mau hálito terrível as pessoas me julgam por causa disso, duas vezes tive crises de sinusite, esse mau hálito terrível que eu tenho tem relação com a sinusite? Eu só tive duas crises ao longo da vida

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.