Nariz entupido: Inspirar o muco nas vias nasais pode trazer riscos?


  • +A
  • -A

Uma das principais dúvidas a respeito do muco encontrado nas vias nasais é se existe algum risco ao inspirá-lo. O otorrinolaringologista Henrique Garchet esclarece: “O muco produzido é constantemente deglutido de forma natural e sem que as pessoas percebam. Isso não traz qualquer risco para a saúde”.

Para que serve o muco do nariz?


O muco é uma secreção natural produzida constantemente pelo nariz, mais especificamente pelas células que recobrem a cavidade nasal. A substância é formada por restos de células, glicoproteínas e, principalmente, por água. O muco tem diversas funções e, entre elas, podem ser destacadas a limpeza e a umidificação da área, além da proteção contra microrganismos.

No entanto, quando em excesso, a presença do muco pode favorecer crises de rinites e sinusites, atrapalhar a respiração e até mesmo reduzir a qualidade do sono, gerando prejuízos no bem-estar. Realizar a higiene nasal é importante como forma de prevenção, mas também como medida de tratamento de doenças das vias respiratórias.

Qual a melhor maneira de desobstruir o nariz?


Segundo o especialista, a medida mais eficaz e simples para melhorar a obstrução do nariz causada pelo muco é o uso de solução nasal fisiológica, o soro fisiológico. O produto pode ser utilizado em temperatura ambiente e quantas vezes forem necessárias para a desobstruir o nariz. É possível optar também pelos descongestionantes nasais.

“A produção de muco aumenta consideravelmente durante episódios de inflamação do nariz, sejam eles causados por uma crise de alergia ou um simples resfriado”, explica o otorrinolaringologista. Nestes casos, é importante procurar um médico para tratar a causa do nariz entupido e não apenas o sintoma.

Dr. Henrique Garchet é otorrinolaringologista, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (Aborl-CCF) e membro efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. CRM-MT: 7805

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Nariz entupido: Inspirar o muco nas vias nasais pode trazer riscos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.