Laringite: saiba mais sobre essa inflamação que causa dor na garganta


  • +A
  • -A
Imagem do post Laringite: saiba mais sobre essa inflamação que causa dor na garganta

A laringe é um órgão do sistema respiratório responsável pela deglutição e pela voz. A inflamação desta parte do corpo é chamada de laringite e, por atingir também as cordas vocais, a voz acaba ficando rouca ou quase inaudível. A laringite pode ser aguda ou crônica, dependendo do tempo de duração dos sintomas.

Quais são as causas da laringite?


“A laringite crônica tem como principais causas o tabagismo e a doença do refluxo gastroesofágico. Outra causa importante são as infecções virais. Porém, nestas situações, a laringite é aguda, durando apenas alguns dias”, explica o otorrinolaringologista Henrique Penatti. Para se prevenir do problema, a melhor atitude é não fumar e evitar o contato com pessoas com
gripe, resfriado ou outra doença causada por vírus.

Segundo o profissional, além da rouquidão típica desta inflamação, a laringite ainda provoca tosse, pigarro e sensação de algo preso na garganta. É comum também pacientes relatarem certa dificuldade para engolir bebidas e comidas, já que o inchaço e a irritação na laringe impedem a deglutição adequada dos alimentos.

Mudanças na alimentação fazem parte do tratamento da laringite


Outra forma de prevenção importante é
não ficar perto de fumantes e de substâncias capazes de irritar a laringe, como a poluição do ar e produtos químicos. Utilizar a voz de forma excessiva ou falar muito alto também é capaz de desencadear a laringite e são atitudes que devem ser evitadas, tanto para a prevenção quanto para o tratamento.

O otorrinolaringologista cita ainda outras formas de tratar a inflamação: “O tratamento baseia-se nos cuidados com a alimentação, evitando alimentos que pioram o refluxo, como café, chocolate, pimentas, gaseificados e bebidas alcoólicas, e na mudança dos hábitos de vida (sono não reparador e estresse). Nas crises podem ser usados anti-inflamatórios“.

Dr. Henrique Penatti é otorrinolaringologista, formado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e atua em São Paulo e em Piracicaba. CRM-SP: 145003 – https://henriquepenatti.com/

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Laringite: saiba mais sobre essa inflamação que causa dor na garganta"

Joana Simpson

Gostei dessas informações . Tem momento quando vou beber um chip ou cerveja fico um pouco sufocada nos primeiros goles, pois a minha garganta fica com uma uma espuma tipo uma gosma, muito irritante que acumula em minha boca.

Cuidados Pela Vida

Oi Joana, realize uma consulta com o médico e relate esses sintomas para que ele possa te orientar. Abraços.

Gislene

Não consigo engolir sinto pare tem algo na minha garganta preso tenho muitos casos na garganta vira e mexe aparece já fiz de TD pra sumir estas bolinhas tomo antiflamatorio é nada uso Listerine fiz tratamento vê sempre aparecem será q não seria o caso de cirurgia retirada das amidulas pq tô com.mefo virar uma pedreira ali pq só fica saindo bolinhas e da muito mais hálito.

Cuidados Pela Vida

Oi Gislene, realize uma avaliação com o médico otorrino para que ele possa verificar qual o melhor tratamento para o seu caso. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.