Por que recomendam muita ingestão de líquidos quando estamos com febre?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que recomendam muita ingestão de líquidos quando estamos com febre?

Quando alguém está com febre, o corpo costuma perder mais líquido que o normal. Por conta disso, recomenda-se que os pacientes que apresentam febre bebam bastante água e líquidos em geral, para repor as perdas e evitar complicações.  

“A recomendação do aumento da ingestão de líquidos para o paciente com febre se deve a vários fatores. A febre pode causar perda maior de líquidos corporais, seja por excesso de suor, desidratação, náuseas e vômito, ou por outras condições associadas a agentes infecciosos, como a diarreia”, aponta o clínico geral Pablo Goulart.

 

Importância da água para a saúde e perigos da desidratação

 


A diminuição da quantidade de líquidos corporais
pode acarretar em diversos danos ao organismo, o que evidencia a importância ímpar da água para a saúde em geral. “Deve-se lembrar sempre que o nosso cérebro é formado por aproximadamente 85% de água, o sangue por aproximadamente 95%, e o líquor, por 99% de água”.

Dentre as complicações que surgem em função da perda de água pelo corpo, o médico cita: o rebaixamento do nível de consciência; confusão mental; agitação; queda de pressão; e insuficiência renal aguda. “Cabe lembrar ainda que, juntamente com a perda líquida, ocorre a perda de eletrólitos, também fundamentais à estabilidade do nosso corpo”, completa Goulart.

 

Outras formas de tratar a febre, além da ingestão de líquidos

 


Além da hidratação adequada e reposição de eletrólitos, pode ser necessário o
uso de antipiréticos (analgésicos, antitérmicos); repouso; restrições alimentares, dentre outras medidas, dependendo do caso. Caso a febre seja elevada e/ou de longa duração, é importante procurar ajuda médica, para que um especialista aponte o melhor curso para o tratamento.

Dr. Pablo Goulart é médico clínico geral com pós graduação em medicina intensiva, formado na Faculdade de Medicina da PUC/RS. CRM-33648

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
gripe

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que recomendam muita ingestão de líquidos quando estamos com febre?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.