Por que recomendam muita ingestão de líquidos quando estamos com febre?

  • +A
  • -A

Quando alguém está com febre, o corpo costuma perder mais líquido que o normal. Por conta disso, recomenda-se que os pacientes que apresentam febre bebam bastante água e líquidos em geral, para repor as perdas e evitar complicações.  

“A recomendação do aumento da ingestão de líquidos para o paciente com febre se deve a vários fatores. A febre pode causar perda maior de líquidos corporais, seja por excesso de suor, desidratação, náuseas e vômito, ou por outras condições associadas a agentes infecciosos, como a diarreia”, aponta o clínico geral Pablo Goulart.

Importância da água para a saúde e perigos da desidratação


A diminuição da quantidade de líquidos corporais
pode acarretar em diversos danos ao organismo, o que evidencia a importância ímpar da água para a saúde em geral. “Deve-se lembrar sempre que o nosso cérebro é formado por aproximadamente 85% de água, o sangue por aproximadamente 95%, e o líquor, por 99% de água”.

Dentre as complicações que surgem em função da perda de água pelo corpo, o médico cita: o rebaixamento do nível de consciência; confusão mental; agitação; queda de pressão; e insuficiência renal aguda. “Cabe lembrar ainda que, juntamente com a perda líquida, ocorre a perda de eletrólitos, também fundamentais à estabilidade do nosso corpo”, completa Goulart.

Outras formas de tratar a febre, além da ingestão de líquidos


Além da hidratação adequada e reposição de eletrólitos, pode ser necessário o
uso de antipiréticos (analgésicos, antitérmicos); repouso; restrições alimentares, dentre outras medidas, dependendo do caso. Caso a febre seja elevada e/ou de longa duração, é importante procurar ajuda médica, para que um especialista aponte o melhor curso para o tratamento.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Pablo Goulart

Dr. Pablo Goulart

Clínica Médica

CRM: 33648 / RS

TAGS
dores-no-corpo
gripe

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Por que recomendam muita ingestão de líquidos quando estamos com febre?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.