Por que recomendam muita ingestão de líquidos quando estamos com febre?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Pablo Goulart
- +A
- -A
Quando alguém está com febre, o corpo costuma perder mais líquido que o normal. Por conta disso, recomenda-se que os pacientes que apresentam febre bebam bastante água e líquidos em geral, para repor as perdas e evitar complicações.
“A recomendação do aumento da ingestão de líquidos para o paciente com febre se deve a vários fatores. A febre pode causar perda maior de líquidos corporais, seja por excesso de suor, desidratação, náuseas e vômito, ou por outras condições associadas a agentes infecciosos, como a diarreia”, aponta o clínico geral Pablo Goulart.
Importância da água para a saúde e perigos da desidratação
A diminuição da quantidade de líquidos corporais pode acarretar em diversos danos ao organismo, o que evidencia a importância ímpar da água para a saúde em geral. “Deve-se lembrar sempre que o nosso cérebro é formado por aproximadamente 85% de água, o sangue por aproximadamente 95%, e o líquor, por 99% de água”.
Dentre as complicações que surgem em função da perda de água pelo corpo, o médico cita: o rebaixamento do nível de consciência; confusão mental; agitação; queda de pressão; e insuficiência renal aguda. “Cabe lembrar ainda que, juntamente com a perda líquida, ocorre a perda de eletrólitos, também fundamentais à estabilidade do nosso corpo”, completa Goulart.
Outras formas de tratar a febre, além da ingestão de líquidos
Além da hidratação adequada e reposição de eletrólitos, pode ser necessário o uso de antipiréticos (analgésicos, antitérmicos); repouso; restrições alimentares, dentre outras medidas, dependendo do caso. Caso a febre seja elevada e/ou de longa duração, é importante procurar ajuda médica, para que um especialista aponte o melhor curso para o tratamento.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Pablo Goulart
Clínica Médica
CRM: 33648 / RS
- 1 comentário para "Por que recomendam muita ingestão de líquidos quando estamos com febre?"
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.