Qual é a diferença entre uma inflamação e uma infecção na garganta?

  • +A
  • -A

A dor de garganta é um desconforto que pode ter origens distintas. Em muitos casos está associada a doenças infecciosas, sejam elas virais ou bacterianas, e às vezes ocorre em função de uma inflamação. O tratamento do quadro vai depender da causa, então os métodos para recuperar uma infecção ou uma inflamação na garganta serão distintos. Para ajudar a explicar a diferença entre esses quadros, conversamos com o otorrinolaringologista Dr. Rodrigo Pozzi.

Inflamação e infecção na garganta

“Inflamação é quando as células/tecidos estão em processo inflamatório, ou seja, o corpo está reagindo contra algo. Uma inflamação traumática, por gritar muito no futebol, é um exemplo. Já a infecção é algum microrganismo que está ‘agredindo’ a mucosa e/ou as estruturas da garganta”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.

Infecções virais que causam dor de garganta estão ligadas a quadros como gripe e resfriado (mais comuns), além de laringite, faringite e amigdalite. Os dois últimos também podem ter origem bacteriana, mas neste caso há a presença de pus. Baixa umidade, tabagismo, poluição do ar e até mesmo a prática de respirar pela boca também podem provocar dor de garganta.

Sintomas e tratamento da dor de garganta


Os sintomas que indicam a dor de garganta são os mesmos, independentemente de sua origem ser infecciosa ou inflamatória, já que o incômodo é similar. “Portanto, pode-se citar, dentre os principais: dor, queimação e aperto local; ínguas no pescoço; mal estar; dificuldade para se alimentar; febre; vermelhidão local e/ou ‘placas’/feridas”, lista Pozzi.

O tratamento da dor de garganta deve ser direcionado para a causa. No caso de inflamações, medicamentos anti-inflamatórios podem ser receitadosJá no caso de infecções bacterianas, o médico pode prescrever antibióticos, por exemplo, para que o agente invasor seja combatido, auxiliando o sistema de defesa do organismo.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Rodrigo Pozzi Beilke

Dr. Rodrigo Pozzi Beilke

Otorrinolaringologia

CRM: 31455 / RS

TAGS
dor-de-garganta
gripe

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual é a diferença entre uma inflamação e uma infecção na garganta?"

Maria das neves

Bom dia.Na verdade gostaria de saber se há a possibilidade de aflorar herpes na garganta? Há um ano e meio tive uma zoster no meu rosto a dois meses venho tendo uma inflamação nas glândulas do pescoço e da garganta será que tem alguma relação com a zoster ?Estou muito assustada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Como cita na matéria, a dor de garganta pode ter diversas origens, tornando fundamental que você compareça em uma consulta, e informe ao médico especialista, para que o mesmo realize exames e com o diagnóstico exato, prescreva um tratamento que visa amenizar seus desconfortos. Recomendamos esta leitura com mais informações sobre Herpes: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/diferencas-entre-herpes-simples-herpes-zoster Desejamos melhoras. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.