Qual é a diferença entre uma inflamação e uma infecção na garganta?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Rodrigo Pozzi Beilke
- +A
- -A
A dor de garganta é um desconforto que pode ter origens distintas. Em muitos casos está associada a doenças infecciosas, sejam elas virais ou bacterianas, e às vezes ocorre em função de uma inflamação. O tratamento do quadro vai depender da causa, então os métodos para recuperar uma infecção ou uma inflamação na garganta serão distintos. Para ajudar a explicar a diferença entre esses quadros, conversamos com o otorrinolaringologista Dr. Rodrigo Pozzi.
Inflamação e infecção na garganta
“Inflamação é quando as células/tecidos estão em processo inflamatório, ou seja, o corpo está reagindo contra algo. Uma inflamação traumática, por gritar muito no futebol, é um exemplo. Já a infecção é algum microrganismo que está ‘agredindo’ a mucosa e/ou as estruturas da garganta”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.
Infecções virais que causam dor de garganta estão ligadas a quadros como gripe e resfriado (mais comuns), além de laringite, faringite e amigdalite. Os dois últimos também podem ter origem bacteriana, mas neste caso há a presença de pus. Baixa umidade, tabagismo, poluição do ar e até mesmo a prática de respirar pela boca também podem provocar dor de garganta.
Sintomas e tratamento da dor de garganta
Os sintomas que indicam a dor de garganta são os mesmos, independentemente de sua origem ser infecciosa ou inflamatória, já que o incômodo é similar. “Portanto, pode-se citar, dentre os principais: dor, queimação e aperto local; ínguas no pescoço; mal estar; dificuldade para se alimentar; febre; vermelhidão local e/ou ‘placas’/feridas”, lista Pozzi.
O tratamento da dor de garganta deve ser direcionado para a causa. No caso de inflamações, medicamentos anti-inflamatórios podem ser receitados. Já no caso de infecções bacterianas, o médico pode prescrever antibióticos, por exemplo, para que o agente invasor seja combatido, auxiliando o sistema de defesa do organismo.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Rodrigo Pozzi Beilke
Otorrinolaringologia
CRM: 31455 / RS
- 8 comentários para "Qual é a diferença entre uma inflamação e uma infecção na garganta?"
-
Maria das neves
Bom dia.Na verdade gostaria de saber se há a possibilidade de aflorar herpes na garganta? Há um ano e meio tive uma zoster no meu rosto a dois meses venho tendo uma inflamação nas glândulas do pescoço e da garganta será que tem alguma relação com a zoster ?Estou muito assustada
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Maria. Como cita na matéria, a dor de garganta pode ter diversas origens, tornando fundamental que você compareça em uma consulta, e informe ao médico especialista, para que o mesmo realize exames e com o diagnóstico exato, prescreva um tratamento que visa amenizar seus desconfortos. Recomendamos esta leitura com mais informações sobre Herpes: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/diferencas-entre-herpes-simples-herpes-zoster Desejamos melhoras. Abraços!
-
Jani Alves Urani
Sou portadora de uma doença rara LIPOIDOPROTEINOSE, e minha garganta está inflamando sempre, você sabe me informar, se um otorrinolaringologista deveria fazer um tratamento contínuo comigo, ou só quando inflamar, que eu tenho que ir ao médico pedir antibiótico, pois, no meu caso é por causa de outra doença difícil de lidar, e não por causa do clima, e não acontece, às vezes, mas sempre. Grata!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.