A higiene nasal pode ajudar a prevenir a otite? Como?


  • +A
  • -A
Imagem do post A higiene nasal pode ajudar a prevenir a otite? Como?

Apesar da otite ser uma inflamação no ouvido, a higiene nasal pode ajudar a preveni-la, tendo em vista a ligação estreita que existe entre as vias respiratórias superiores e os ouvidos. Vale ressaltar que a inflamação que constitui a otite se deve ao acúmulo de secreção no ouvido, assim como acontece no nariz quando há gripe ou resfriado.

 

Relação entre ouvido e nariz em um quadro de otite

 

“A otite média aguda é uma inflamação na orelha média, atrás do tímpano, que geralmente cursa com queixa de dor importante, baixa da audição e sensação de água no ouvido. O mal funcionamento do nariz costuma ser responsável pela otite, pois gera disfunção tubária, podendo resultar em inflamação”, explica o otorrinolaringologista Henrique Garchet..

Segundo o especialista, a otite é, na maioria das vezes, desencadeada por problemas nasais, como gripes e resfriados. Para tratar esses problemas todos, recomenda-se, além de outras coisas, higienizar o nariz. “A melhor forma de fazer essa higienização é utilizando solução nasal em jatos”, afirma o Garchet.

 

Diagnóstico e tratamento da otite

 

O diagnóstico da otite é realizado por meio de exame local que avalia a membrana do tímpano e a presença de líquido ou secreção na orelha média. Confirmado o diagnóstico, deve-se buscar o tratamento mais adequado para cada caso. “O tratamento utilizado normalmente se baseia no uso de anti-inflamatórios. Em alguns casos podem ser usados antibióticos”, afirma o médico.

Outro ponto importante do tratamento da otite é atuar diretamente na dor, buscando aliviá-la com analgésicos, já que a inflamação é, muitas vezes, breve e se resolve sozinha. Contudo, o tratamento da otite deve ser feito de acordo com a causa, então se o motivador da inflamação for uma infecção viral que gerou um quadro de gripe, por exemplo, o tratamento deve ser baseado nessa informação.  

 

Dr. Henrique Garchet é otorrinolaringologista, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (Aborl-CCF) e membro efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. CRM-MT: 7805

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
gripe
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A higiene nasal pode ajudar a prevenir a otite? Como?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x