A higiene nasal pode ajudar a prevenir a otite? Como?


  • +A
  • -A
Imagem do post A higiene nasal pode ajudar a prevenir a otite? Como?

Apesar da otite ser uma inflamação no ouvido, a higiene nasal pode ajudar a preveni-la, tendo em vista a ligação estreita que existe entre as vias respiratórias superiores e os ouvidos. Vale ressaltar que a inflamação que constitui a otite se deve ao acúmulo de secreção no ouvido, assim como acontece no nariz quando há gripe ou resfriado.

 

Relação entre ouvido e nariz em um quadro de otite

 

“A otite média aguda é uma inflamação na orelha média, atrás do tímpano, que geralmente cursa com queixa de dor importante, baixa da audição e sensação de água no ouvido. O mal funcionamento do nariz costuma ser responsável pela otite, pois gera disfunção tubária, podendo resultar em inflamação”, explica o otorrinolaringologista Henrique Garchet..

Segundo o especialista, a otite é, na maioria das vezes, desencadeada por problemas nasais, como gripes e resfriados. Para tratar esses problemas todos, recomenda-se, além de outras coisas, higienizar o nariz. “A melhor forma de fazer essa higienização é utilizando solução nasal em jatos”, afirma o Garchet.

 

Diagnóstico e tratamento da otite

 

O diagnóstico da otite é realizado por meio de exame local que avalia a membrana do tímpano e a presença de líquido ou secreção na orelha média. Confirmado o diagnóstico, deve-se buscar o tratamento mais adequado para cada caso. “O tratamento utilizado normalmente se baseia no uso de anti-inflamatórios. Em alguns casos podem ser usados antibióticos”, afirma o médico.

Outro ponto importante do tratamento da otite é atuar diretamente na dor, buscando aliviá-la com analgésicos, já que a inflamação é, muitas vezes, breve e se resolve sozinha. Contudo, o tratamento da otite deve ser feito de acordo com a causa, então se o motivador da inflamação for uma infecção viral que gerou um quadro de gripe, por exemplo, o tratamento deve ser baseado nessa informação.  

 

Dr. Henrique Garchet é otorrinolaringologista, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (Aborl-CCF) e membro efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. CRM-MT: 7805

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
gripe
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A higiene nasal pode ajudar a prevenir a otite? Como?"

Dalva Tomaz

Olá, há cerca de 6 anos passei a roncar e salivar em excesso a ponto de sentir cansaço na garganta e dificuldade para engolir. Estava lendo essa matéria e lembrei que desde criança sofro de otite e aos 28 anos confirmei uma pequena perda auditiva. Também por varias vezes acordei de madrugada como se estivesse engasgada ou procurando fôlego, não sei explicar…..mas fico tão nervosa que sinto o corpo esmorecer e o coração dispara. Penso que seja apnéia. Ou será apenas catarro preso na garganta? Qual lhe parece ser a causa disso?

Cuidados Pela Vida

Oi Dalva, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.