Gripe: quanto tempo costuma durar o tratamento da tosse nessa doença?


  • +A
  • -A

A gripe é uma infecção respiratória provocada pelo vírus Influenza. Este vírus invade o organismo por meio da inalação de gotículas de muco que ficam no ar, mas também podem ser contraídos pelo contato com objetos contaminados, como maçanetas de portas e corrimãos. Junto à coriza e à dor de garganta, a tosse é um dos principais sintomas da gripe.

Tosse pode demorar duas semanas para desaparecer


“A gripe provoca tosse, geralmente seca, febre alta e
dores pelo corpo. A tosse costuma durar de alguns dias a algumas semanas”, explica o pneumologista Ciro Kirchenchtejn. Em quadros mais simples, é comum o desaparecimento dos outros sintomas em até sete dias, enquanto a tosse pode permanecer por até duas semanas.

O tratamento da gripe prioriza o alívio dos sintomas. “Em geral, pacientes com gripe recebem medicamentos que são antivirais e abreviam os sintomas da infecção, inclusive a tosse”, indica o médico, que também recomenda uma hidratação adequada. Analgésicos e antitérmicos ajudam a reduzir a dor e a febre. Além disso, a alimentação nutritiva também ajuda o corpo a reagir.

De acordo com Kirchenchtejn, pacientes com rinite e asma costumam ter exacerbações de suas doenças quando contraem a gripe e precisam receber medicamentos específicos para tratá-las. A melhor maneira de prevenir essa piora no quadro de saúde é se vacinar contra a gripe, especialmente antes do inverno.

Tossir sem cobrir a boca ajuda a espalhar vírus da gripe


O ato de tossir pode eliminar partículas contaminadas com o vírus da gripe, ajudando a propagar a infecção. No entanto, alguns hábitos, conhecidos como etiqueta da tosse, podem ajudar a evitar que isso aconteça. O mais importante é cobrir a boca com um lenço, quando possível, ou com a parte interna do braço e não se esquecer de
lavar as mãos com frequência, especialmente se usá-las para conter a tosse.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ciro Kirchenchtejn

Dr. Ciro Kirchenchtejn

Pneumologia

CRM: 50579 / SP

TAGS
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

23 comentários para "Gripe: quanto tempo costuma durar o tratamento da tosse nessa doença?"

Fernando

Infelizmente a industria farmacêutica impede que a verdade seja dita, mas a gripe e os sintomas são facilmente combatidos apenas com muita água (muita mesmo) e alimentação nutritiva. Antes de descobrir isso, minhas gripes e tosses duravam de 10 a 15 dias. Hoje não passam de 3 dias e sem tosse.

Mara

É normal uma pessoa com hepatite b gripar e ficar com tosse seca por mais de quinze dias e sempre que tosse muito fica com fadiga?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mara, análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Rose

É normal uma gripe com tosse durar mais de 20 dias?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rose, como explica o pneumologista Ciro Kirchenchtejn: “A tosse costuma durar de alguns dias a algumas semanas”. Caso os sintomas persistam é recomendável que você retorne com o médico para uma reavaliação. Melhoras.

Bruna

To com uma tosse tem mais de 11 dias uma tosse seca garganta doendo mt e mt gastura na garganta to sem voz ah tres dias oq faço?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bruna, marque uma consulta com o médico otorrino. Melhoras.

Adelia.

Estou com uma tosse com catarro há vinte dois dias e tomei um xarope ela aliviou mais mexi com muita água voltou tudo de novo. Quando fico isposta ao ventilado aí que a tosse atacar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Adelia, conforme informado na matéria a gripe provoca tosse, geralmente seca, febre alta e dores pelo corpo. A tosse costuma durar de alguns dias a algumas semanas. O tratamento da gripe prioriza o alívio dos sintomas, em geral, pacientes com gripe recebem medicamentos que são antivirais e abreviam os sintomas da infecção, inclusive a tosse. De qualquer modo é de suma importância que você busque ajuda de um médico pneumologista, para que ele possa identificar a causa dos sintomas e indicar o tratamento mais adequado. Até a próxima.

Rosy

Minha filha estar com tosse seca e as vezes com catarro já estar com 30 dias

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosy, a tosse seca, ou seja, aquela que não produz secreção, normalmente é originada por uma reação alérgica. Este processo pode ter várias causas, tais como alergia à poeira, pelo de animais ou pólen de flores. Para diagnosticar a causa desse sintoma é muito importante que você procure uma consulta presencial para que o médico diante de exames possa indicar o tratamento mais adequado. Desejamos melhoras a sua filha, até breve.

Raisa

Olá boa tarde!! Meu filho está com uma tosse de catarro faz um mês, já dei medicamentos e nada de aliviar, ele não está tendo febre será que devo levar ao medico? ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Raisa, sim é muito importante que você leve-o a uma consulta com o pediatra. Com uma consulta presencial poderá ser identificado a causa destes sintomas e o tratamento mais adequado. Desejamos melhoras ao seu filho. Abraços.

Maria Josefa silva

Apos uma gripe foqiei com uma tosse seca que ja dura mais de quinze dias. Não tenho febre, só febril. Fui ao médico, me ocultou. Tudo normal. Mas sinto- me cansada, indisposta. O médico passou um complexo vitamínico, sinto-me melhor, mas pela manhã é terrível a fadiga.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, procure repousar e ingerir bastante líquido para que o corpo possa combater o vírus por si só. Caso os sintomas relatadas persistam, consulte novamente o seu médico. Desejamos sucesso em seu tratamento. Até a próxima.

Nágila

Estou com meu filho com uma tosse seca , sem catarro, não tem febre , a penas a tosse todo os dias !

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nágila, o ideal é que leve seu filho a um médico de sua confiança para realizar o diagnóstico adequado e verifique qual será a conduta médica. Abraços!

Francisca Paula alves de souza

oi doutor meu filho está com uma tosse seca e forte essa tosse persistente o dia inteiro já levei ele ao médico ele passou 2 remédios pra ele mais não tá servindo doutor ele não consegue nem dormir o que eu faço doutor

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Francisca. Agradecemos por seu comentário. É importante que siga o que foi prescrito pelo tempo indicado na receita. Caso não haja melhora retorne ao médico e informe para verificar a melhor conduta. Melhoras!

Lenny

Minha filha está com mais de 2 meses turcindo.ja fui em 3 especialista em pediatria.os medicamentos não resolveram.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lenny. Agradecemos por compartilhar seu comentário. Você pode encaminhá-la à um especialista para, após exames, ser identificado a causa dos sintomas e assim iniciar o tratamento mais adequado. O Pneumologista é o profissional que poderá orientá-la de forma completa. Abraços.

Lalinha

Olá minha tosse começou com raios de sangue e depois ela virou catarro parece pus já faz uma semana

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lalinha. É crucial para o bem da sua saúde que você busque atendimento com o profissional adequado, para identificar a causa dos sintomas e iniciar o tratamento mais eficaz. O pneumologista é o especialista que poderá orienta-la de forma completa indicando o tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.