Uma garganta inflamada pode inchar a ponto de fechar as vias respiratórias?


  • +A
  • -A

Garganta inflamada é um sintoma bastante comum, causado por diversas infecções respiratórias, incluindo gripes e resfriados. O problema pode ser bastante incômodo e causar muita dor, até mesmo para beber água. Existem alguns casos que se agravam a tal ponto que a garganta inflamada acaba fechando as vias respiratórias.

Garganta inflamada pode prejudicar a respiração


“Algumas
afecções de garganta podem resultar em redução importante do espaço para a passagem do ar. Nestes casos, a respiração e a alimentação podem ficar comprometidas”, afirma a otorrinolaringologista Renata Souza Curi. Caso isso aconteça, a profissional recomenda procurar um especialista o quanto antes.

Entre os problemas que podem causar o fechamento das vias respiratórias, a médica destaca um: “Isso pode ser causado por amigdalites e suas complicações, como o abscesso periamigdaliano”. A amigdalite é uma infecção causada por vírus ou bactérias que provoca a inflamação das amígdalas, que atuam junto ao sistema imunológico para proteger as vias aéreas superiores.

Descobrir a causa da garganta inflamada é importante para o tratamento


É importante consultar um médico para investigar a causa por trás da inflamação da garganta e tratá-la adequadamente. Se o problema for uma infecção bacteriana, o
profissional poderá indicar o uso de antibióticos, além dos anti-inflamatórios, que também podem ser usados para pacientes com infecções virais.

Existem ainda casos mais graves que ocorrem quando uma pessoa entra em contato com uma substância que provoca reações alérgicas, como mofo, pólen e poeira. É o chamado edema de glote, caracterizado pelo fechamento da glote, uma das estruturas da faringe. Nestes quadros, o paciente deve ser atendido rapidamente por um médico e, posteriormente, investigar qual elemento foi responsável pela reação.

Dra. Renata Souza Curi é otorrinolaringologista, formada pela Faculdade de Medicina de Taubaté (SP) e atende em consultório em São Paulo. CRM-SP: 131439. RQE: 38657 – www.otovita.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Uma garganta inflamada pode inchar a ponto de fechar as vias respiratórias?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.