Uma garganta inflamada pode inchar a ponto de fechar as vias respiratórias?

  • +A
  • -A

Garganta inflamada é um sintoma bastante comum, causado por diversas infecções respiratórias, incluindo gripes e resfriados. O problema pode ser bastante incômodo e causar muita dor, até mesmo para beber água. Existem alguns casos que se agravam a tal ponto que as vias respiratórias chegam a fechar, provocando a sensação de garganta fechada.

Garganta inflamada pode prejudicar a respiração


“Algumas
afecções de garganta podem resultar em redução importante do espaço para a passagem do ar. Nestes casos, a respiração e a alimentação podem ficar comprometidas”, afirma a otorrinolaringologista Renata Souza Curi. Caso isso aconteça, a profissional recomenda procurar um especialista o quanto antes.

Entre os problemas que podem causar a sensação de garganta fechada, a médica destaca um: “Isso pode ser causado por amigdalites e suas complicações, como o abscesso periamigdaliano”. A amigdalite é uma infecção causada por vírus ou bactérias que provoca a inflamação das amígdalas, que atuam junto ao sistema imunológico para proteger as vias aéreas superiores.

Descobrir a causa da garganta inflamada é importante para o tratamento


É importante consultar um médico para investigar a causa por trás da inflamação da garganta e tratá-la adequadamente. Se o problema for uma infecção bacteriana, o
profissional poderá indicar o uso de antibióticos, além dos anti-inflamatórios, que também podem ser usados para pacientes com infecções virais.

Existem ainda casos mais graves que ocorrem quando uma pessoa entra em contato com uma substância que provoca reações alérgicas, como mofo, pólen e poeira. É o chamado edema de glote, caracterizado pelo fechamento da glote, uma das estruturas da faringe. Nestes quadros, o paciente deve ser atendido rapidamente por um médico e, posteriormente, investigar qual elemento foi responsável pela reação.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Renata Souza Curi

Dra. Renata Souza Curi

Otorrinolaringologia

CRM: 131439 / SP

TAGS
dor-de-garganta
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

24 comentários para "Uma garganta inflamada pode inchar a ponto de fechar as vias respiratórias?"

Ruth

Ja fazem duas madrugadas que acordo sufocada,sem achar folego e faz um barulho d desespero sabe,eu tentando puxar o ar e n tem nada isso durou dois minutos no maximo achei q ia morrer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ruth. A falta de ar pode ter diversas causas desde doença pulmonar, doença cardíaca, anemia e baixo condicionamento físico. Aconselhamos que procure um Especialista o quanto antes para ter um diagnóstico e ser estabelecido um tratamento, para assim, melhorar a sua qualidade de vida. Melhoras. Abraços!

Thais Cassol

Tenho sentido dor para comer os alimentos fui em um hospital de emergencia e o medico relatou que provavelmente estava ligado a gastrite porem me receitou o azitromicina e sabado tomei o comprimido com muita dificuldade e sinto o comprimido entalado na garganta ja fui no posto por que a dor voltou pior tem horas que nao consigo nem respirar piorou pra me alimentar e beber agua parece que ta me rasgando o osso da garganta. E doi demais os pulmao depois do medicamento piorou

Waldilene Alzira da Silva

Quando vou dormir sinto uma sessão quer minha garganta está fechado fico sem ar estou comendo de dormir o que faço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Waldilene. Imaginamos que seja desconfortável o que esta passando. Mas é fundamental a procura por um médico, quando a dor de garganta apresenta sintomas incômodos. Sua situação, deve ser avaliada pelo especialista, para fornecer um diagnóstico preciso e indicação das medidas necessárias para o tratamento, assim possibilitando uma recuperação. Estimamos melhoras para senhora. Abraços!

Thatiane bezerrra rodrigues

Eu estou com a garganta doendo como estivesse entopida

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Thatiane. Caso não note melhorias, o ideal é procurar um especialista o quanto antes, para que seja investigada as causa destes sintomas e prescrito um tratamento, se necessário, para amenizar esse desconforto. Desejamos melhoras!

Alícia

Olá! Gostei do texto, possui informações muito boas, com certeza vai me ajudar bastante! Gostaria de deixar uma leitura complementar sobre garganta inflamada, caso queira dar uma olhadinha: https://blog.vitta.com.br/index.php/2020/03/23/garganta-inflamada-saiba-prevenir/

Cristiano Aparecido Queiroz Peres

Minha filha ficou com a garganta inflamada e teve de tomar uma Bezetacil…..por conta de uma garganta inflamada.Agora ela não está mais inflamada..mas quando dorme…ela fica igual quando estava inflamada…ela fica com uma dificuldade enorme de respirar quando dorme…mas de dia fica normal. O que pode ser.Segue dois links de um vídeo de como ela fica quando dorme:https://www.youtube.com/watch?v=yJkbbwdsYhMhttps://www.youtube.com/watch?v=jh9YtlWjchoObrigado pela ajuda.

Raimundo de castro

Minha garganta esta doendo faz dois dia e parece que esta do lado de fora no gogo e por dentro parece que tem secreção de catarro Qua é a recomendação pra mim

Oi meu nome é laiane minha bebê de onze meses tá com a garganta inflamada e quando vai dormir ficar faltando o ar como si tivesse sufocando e parece que tem catarro no nariz por dentro mais não sai ela fica engasturada por que perde o fôlego quando dormir mais acordada só fica meia cansada respirando pela boca vc pode min ajudar o que devo fazer

undefined

Laiane Oliveira

Oi minha filha tem onze meses e tá com a garganta inflamada quando vai dormir ela fica meia sufocando ela puxar o ar como si tivesse com falta de ar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Laiane. É bastante comum que crianças tenham dor de garganta, já que o sistema imunológico delas ainda está se desenvolvendo. Nesta fase temos que nos atentar a duas coisas: a primeira é manter uma dieta diversificada para que a criança se mantenha nutrida e a segunda é não dar remédios sem prescrição médica. Se possível leve sua filha ao pediatra para que ele a examine e possa diagnosticar a causa da inflamação, se é viral, bacteriana ou alguma alergia. Deixo para você uma sugestão de leitura, https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/baixa-imunidade/dor-de-garganta-comum-criancas. Estimamos melhoras a sua filha. Abraços!

Sthefany

Ola bom dia minha garganta esta inflamada a 7 dias hoje tome o ultimo azitromicina 5 dias ao total porem ainda pra engolir quando eu vou comer algo doi e queima e ta echado por fora. O que voce me indica

Joice

Porque eu cinto minha garganta fecha mas não está infarmada me ajuda joi JJoice oice

Joice

Porque cinto minha garganta fecha mas não está infarmada me ajuda Joice 11 998597252

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.