O excesso de tosse pode causar lesões na garganta?


  • +A
  • -A

A garganta eventualmente sofre lesões, o que se deve a fatores diversos, tais como forçar demais a voz ou engolir um objeto que a corte por dentro. O excesso de tosse também pode contribuir nesse sentido. Contudo, de acordo com o pneumologista Alexandre Kawassaki, a ocorrência dessas lesões pela tosse constante é incomum.

“Durante a tosse fazemos um grande esforço no tórax, de forma que o ar sai sob alta pressão dos pulmões. Caso haja uma mucosa mais fragilizada na garganta, esse ar passando em alta velocidade pode causar pequenas escoriações e sangramentos”. Mesmo que isso não ocorra com tanta frequência, é possível, então deve-se ter cuidado.

Tosse não causa lesões graves na garganta


Ainda segundo o pneumologista, a tosse por si só não é capaz de causar lesões mais sérias ou até irreparáveis à garganta. Entretanto, a causa da tosse pode sim causar uma lesão grave. “Como exemplos podemos citar os tumores de garganta, tuberculose laríngea, abscessos, dentre outros tantos”.

Amenizando as lesões na garganta


O médico explica que a tosse é um mecanismo de defesa do organismo e, em geral, não deve ser inibida, especialmente quando é produtiva (com presença de muco). Todavia, nos casos em que a tosse causa lesões à garganta, o uso de remédios passa a ser uma alternativa. “Quando a tosse é seca e irritativa os antitussígenos podem ser utilizados”.

Para que essas lesões sejam aliviadas e a integridade da garganta se mantenha preservada, o especialista aconselha ao paciente adotar uma medida bem simples em sua rotina. “Deve-se manter a garganta sempre hidratada. Para evitar ressecamentos, orienta-se beber bastante líquido e usar pastilhas”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

Pneumologia

CRM: 117803 / SP

TAGS
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "O excesso de tosse pode causar lesões na garganta?"

Marina de santana aves

Tive pneumonia e agora que tô curada, fiquei com um pigarro com catarro, que me incomada muito…e nâo sei o que devo tomar. Alguém pode me indicar algum remédio? Obrigado….

cristiana

Estou com uma tosse já faz mais de uma semana, antes saia catarro, mas agora não, ai domingo a tarde acordei com uma tosse bem forte sem parar, com isso saiu um sangramento na garganta, isso é normal?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristiana, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Thiago

Estive com as amígdalas inflamadas a 2 dias atras, hj elas estão normal mas ainda continuo com dificuldades para engolir qualquer coisa, como se minha garganta fosse machucada por causa da inflamação das amígdalas, quanto tempo vai demorar pra voltar ao normal ?

Daniela

Olá estou com uma tosse que me faz expelir um muco que muitas vezes se transforma em vômitos constantes,até poucos dias atrás era somente a noite agora durante o dia todo.sinto dor no abdômen e cabeça quando eu tusso. Será que tenho refluxo?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Daniela, nem sempre a origem da tosse é facilmente detectada, já que pode ser desencadeada por diversos fatores. Portanto, é fundamental consultar um médico o quanto antes para saber o que provocou o sintoma e assim iniciar logo um tratamento eficaz. Tenho outra matéria para você https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/asma-e-bronquite/tosse-como-funciona. Desejamos melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.