Engolir catarro faz mal? A gripe ou resfriado pode piorar?

  • +A
  • -A

Quando um indivíduo está com gripe ou resfriado seu organismo fabrica muco, substância popularmente conhecida como catarro. Como o muco transita pelas vias respiratórias, engoli-lo acaba sendo normal, até porque nem sempre as circunstâncias permitem às pessoas expeli-lo. Mas será que há algum problema nisso?

“Não há problemas em engolir catarro. Na verdade, fazemos isso grande parte das vezes, apenas não notamos. Essa secreção é completamente destruída no estômago e no intestino. Portanto, tal prática não deverá piorar quadros de gripe ou o resfriado”, afirma o pneumologista Alexandre Kawassaki.

Importância de colocar o catarro para fora


Os seres humanos ingerem muco o tempo todo, mesmo que em quantidades pequenas, pois a secreção desce pela garganta por meio da ação da gravidade ou dos cílios (espécie de filtros) existentes na mucosa nasal. Contudo, engoli-lo em excesso não é recomendado, pois assim ele irá demorar mais a sair do corpo.

Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo. “É essencial expelir a secreção das vias aéreas, mas não há problemas em engoli-las. O acúmulo de secreção pode causar sibilância (chiadeira), falta de ar e até predispor infecções mais graves, como pneumonia”.

Características do catarro


O muco é composto por água, proteínas e restos celulares produzidos pelo revestimento respiratório que protege o corpo do ataque de microrganismos. Ele está sempre circulando pelo organismo e se renovando, mesmo quando a pessoa não está doente. Quando o catarro é notado e permanece assim por mais de uma semana, ele geralmente será eliminado apenas após a ação de antibióticos receitados por médicos.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

Pneumologia

CRM: 117803 / SP

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

17 comentários para "Engolir catarro faz mal? A gripe ou resfriado pode piorar?"

Neli Pierozan

Parabéns! Voces são D Gostaria de saber se engolir catarro faz mal para idoso quais as consequências? Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neli, que bom que você gostou da matéria. O Dr. Alexandre de Melo Kawassaki explica que, apesar de não haver problemas em engolir o catarro, é importante expeli-lo. “É essencial expelir a secreção das vias aéreas, mas não há problemas em engoli-las. O acúmulo de secreção pode causar sibilância (chiadeira), falta de ar e até predispor infecções mais graves, como pneumonia”. Abraços.

Charles Silva

Olá, estava com sinusite, então engoli uma grande quantidade de catarro involuntiariamente. E consequentemente meu estômago faz alguns barulhos estranhos, e quando eu como algo, sinto dores no estômago.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Charles, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Hannah

Olá, eu gripei há um mês atrás, fiquei boa dessa gripe e depois ela “renovou” já não estou sentindo mais nada, nem tosse, nem febre, mas ficou um catarro meio verde/amarelo preso na minha garganta que eu fico escarrando, queria saber se isso é normal

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Hannah, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Carlos

Posso engolir o catarro de outra pessoa?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carlos, o Dr. Alexandre de Melo Kawassaki explica que, apesar de não haver problemas em engolir o catarro, é importante expeli-lo. “É essencial expelir a secreção das vias aéreas, mas não há problemas em engoli-las. O acúmulo de secreção pode causar sibilância (chiadeira), falta de ar e até predispor infecções mais graves, como pneumonia”. Abraços.

Daiana

Ola dr estou gripada e com falta de ar porq isso acontesse

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Daiana. Assim como toda infecção viral, a gripe provoca uma reação no sistema imunológico que leva à liberação de várias substâncias inflamatórias. Quando esse processo acontece, aparece os sintomas. Não dispense a ajuda de um profissional, pois é fundamental para o processo de melhora. Até breve.

Maria Aparecida

Muito esclarecedor.Canal maravilhoso. Não precisamos mais ficar com dúvidas.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Ficamos felizes que tenha gostado! É muito bom saber que você ficou satisfeita com o conteúdo, pois esse é o intuito do site, que as pessoas tenham acesso a informações e dicas de saúde. Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Um grande abraço!

Altamir Dias Lopes

Meu pulmao produz secreçao constantemente que só para quando tomo algum antibiotico. quando termina o antibiotico ele volta a produzir.nao sinto febre, nem dor de cabeça, nao tenho sintoma algum. tenho 66 anos sou aposentado da industria siderurgica e agora sou empreendedor e com muita disposição para trabalhar. Como me livrar desse problema???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Altamir. Para que você tenha um diagnóstico preciso e seja recomendado um tratamento, se necessário. É fundamental que realize uma consulta com um médico especialista e relate ao mesmo sobre os sintomas e incômodos que vem sentindo. Estimamos melhoras. Abraços!

cristina

oi minha filha se engripou tá tossindo bastante e ela tem 4 anos mas ela não consegue botar o catarro pra fora hoje até saiu um catarro meio verde claro e ela roncando muito e do catarro tô fasendo nebolizacao com soro ajuda e ela tosui tanto que vomitou e normal

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Cristina. A tosse com catarro é comum em casos de gripes e resfriados, porém caso haja persistência do catarro há mais de uma semana é importante procurar um médico. Aqui temos uma sugestão de leitura com dicas para cuidados de crianças resfriadas: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/baixa-imunidade/sintomas-do-resfriado-mais-intensos-criancas. Melhoras para sua filha. Abraços!

Maria da Glória A. Campos

Gostei muito dos comentários, porque vejo neles o meu problema nasal! Obrigada pelas orientações!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.