Engolir catarro faz mal? A gripe ou resfriado pode piorar?


  • +A
  • -A

Quando um indivíduo está com gripe ou resfriado seu organismo fabrica muco, substância popularmente conhecida como catarro. Como o muco transita pelas vias respiratórias, engoli-lo acaba sendo normal, até porque nem sempre as circunstâncias permitem às pessoas expeli-lo. Mas será que há algum problema nisso?

“Não há problemas em engolir catarro. Na verdade, fazemos isso grande parte das vezes, apenas não notamos. Essa secreção é completamente destruída no estômago e no intestino. Portanto, tal prática não deverá piorar quadros de gripe ou o resfriado”, afirma o pneumologista Alexandre Kawassaki.

Importância de colocar o catarro para fora


Os seres humanos ingerem muco o tempo todo, mesmo que em quantidades pequenas, pois a secreção desce pela garganta por meio da ação da gravidade ou dos cílios (espécie de filtros) existentes na mucosa nasal. Contudo, engoli-lo em excesso não é recomendado, pois assim ele irá demorar mais a sair do corpo.

Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo. “É essencial expelir a secreção das vias aéreas, mas não há problemas em engoli-las. O acúmulo de secreção pode causar sibilância (chiadeira), falta de ar e até predispor infecções mais graves, como pneumonia”.

Características do catarro


O muco é composto por água, proteínas e restos celulares produzidos pelo revestimento respiratório que protege o corpo do ataque de microrganismos. Ele está sempre circulando pelo organismo e se renovando, mesmo quando a pessoa não está doente. Quando o catarro é notado e permanece assim por mais de uma semana, ele geralmente será eliminado apenas após a ação de antibióticos receitados por médicos.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

Dr. Alexandre de Melo Kawassaki

Pneumologia

CRM: 117803 / SP

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Engolir catarro faz mal? A gripe ou resfriado pode piorar?"

Neli Pierozan

Parabéns! Voces são D Gostaria de saber se engolir catarro faz mal para idoso quais as consequências? Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neli, que bom que você gostou da matéria. O Dr. Alexandre de Melo Kawassaki explica que, apesar de não haver problemas em engolir o catarro, é importante expeli-lo. “É essencial expelir a secreção das vias aéreas, mas não há problemas em engoli-las. O acúmulo de secreção pode causar sibilância (chiadeira), falta de ar e até predispor infecções mais graves, como pneumonia”. Abraços.

Charles Silva

Olá, estava com sinusite, então engoli uma grande quantidade de catarro involuntiariamente. E consequentemente meu estômago faz alguns barulhos estranhos, e quando eu como algo, sinto dores no estômago.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Charles, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Hannah

Olá, eu gripei há um mês atrás, fiquei boa dessa gripe e depois ela “renovou” já não estou sentindo mais nada, nem tosse, nem febre, mas ficou um catarro meio verde/amarelo preso na minha garganta que eu fico escarrando, queria saber se isso é normal

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Hannah, somente a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Carlos

Posso engolir o catarro de outra pessoa?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carlos, o Dr. Alexandre de Melo Kawassaki explica que, apesar de não haver problemas em engolir o catarro, é importante expeli-lo. “É essencial expelir a secreção das vias aéreas, mas não há problemas em engoli-las. O acúmulo de secreção pode causar sibilância (chiadeira), falta de ar e até predispor infecções mais graves, como pneumonia”. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.