Por que ficamos com dores no corpo quando estamos com gripe?

  • +A
  • -A

Assim como toda infecção viral, a gripe provoca uma reação no sistema imunológico que leva à liberação de várias substâncias inflamatórias. Quando esse processo acontece nos músculos, aparece a dor muscular. Portanto, esse tipo de dor no corpo é uma consequência natural.

Analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor provocada pela gripe


“Quando a inflamação é muito importante, ela pode evoluir para um quadro de miosite, até com fraqueza muscular. Quando há presença de febre, só pioram os sintomas de mal estar e dor já instalados”, explica a imunologista Roberta Rodrigues. Segundo a médica, repouso e descanso são fundamentais para a recuperação da gripe e amenização da dor envolvida. “Deve-se evitar esforços desnecessários”.

Além disso, recomenda-se o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, mas sempre sob orientação médica e observando os sinais de alerta. A automedicação deve ser evitada. Se os sintomas piorarem ou não melhorarem, o indicado é procurar uma reavaliação médica para evitar complicações. “Chás e medidas caseiras também podem ser importantes, assim como manter a vacina da gripe sempre atualizada.”, complementa.

Práticas simples para o tratamento da gripe e uso de medicação antiviral


Outra parte do tratamento ideal contra a gripe consiste na adoção de uma série de práticas simples, como beber muita água; procurar se alimentar adequadamente mesmo que não haja apetite (porções menores mais vezes ao dia), descansar; dormir bem; evitar excesso de exercícios físicos, cigarro e bebida alcoólica; e manter uma boa higiene pessoal.

O uso de medicação antiviral específica para o vírus causador da gripe é indicado em casos de risco, como gestantes, crianças menores de 5 anos, idosos com mais de 60 anos, além de pessoas  com doenças  crônicas, como asma, DPOC, cardiopatias e câncer. “O objetivo dessa medicação é diminuir o risco de complicações nessa população de maior risco (com possibilidades de complicações da gripe) e por isso não é indicada para todo mundo”.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Roberta Rodrigues da Silva

Dra. Roberta Rodrigues da Silva

Alergia e Imunologia

CRM: 94054 / SP

TAGS
dores-no-corpo
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que ficamos com dores no corpo quando estamos com gripe?"

Paulo

Muito bom. Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Paulo. Continue conosco para mais matérias como esta. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.