Dor de garganta constante pode ser um problema sério?


  • +A
  • -A
Imagem do post Dor de garganta constante pode ser um problema sério?

A dor de garganta é um sintoma que provoca um incômodo tão grande que é capaz até de atrapalhar uma pessoa a se alimentar. Se o problema não melhorar em até 15 dias, o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura recomenda procurar um médico: “Qualquer queixa relevante ou persistente deve ser investigada, podendo ser uma simples irritação local por abuso de bebidas geladas e friagem ou início de um quadro infeccioso”.

Sintomas que acompanham a dor de garganta devem servir de alerta


Além da frequência com a qual a dor de garganta aparece, a presença de outros sintomas também deve chamar a atenção dos pacientes. “Há vários outros sintomas que podem vir acompanhados e que podem indicar a suspeita de uma simples causa alérgica ou irritativa, de uma infecção ou até um tumor”, diz o profissional.
Febre, mal-estar, rouquidão, nódulos no pescoço e dores no corpo são alguns exemplos.

A dor de garganta constante pode indicar, por exemplo, uma faringite ou laringite, que são inflamações da mucosa da faringe e da laringe, respectivamente, órgãos importantes do aparelho respiratório. Já a amigdalite, que também provoca dor na garganta, é a inflamação das amígdalas, que surge geralmente como resultado de uma infecção viral ou bacteriana.

Dor de garganta pode ser sinal de refluxo gastroesofágico


Segundo o otorrinolaringologista, outro problema que frequentemente gera
dor de garganta constante é o refluxo gastroesofágico. A doença faz com que o suco gástrico reflua do estômago para a região da garganta, podendo afetar nariz, ouvidos e pulmões. No início do quadro, o paciente pode apresentar fraqueza na voz, tosse e pigarro.

Ao desconfiar da dor de garganta, é importante procurar um médico rapidamente para avaliar o quadro e descobrir a causa. “Além do exame físico, um dos exames mais indicados como início de investigação é a endoscopia das vias aéreas superiores, em que se examinam as fossas nasais e a faringe até chegar à laringe”, recomenda o especialista.

Dr. Silvio Keniti Iwamura é otorrinolaringologista, graduado pela Universidade São Francisco e especializado no Instituto Felippu de Rinologia, Otorrinolaringologia e Base de Crânio. CRM-SP: 73821

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

30 comentários para "Dor de garganta constante pode ser um problema sério?"

Vanderleia das Dores

muito boa essa matéria estava com duvidas porque ultimamente minha garganta esta inflamado constantemente

Valmira

Minha garganta fica seca a noite,de dia passo bem.Tem saliva na boca mas a garganta fica seca o que pode ser.fui ao médico ele me passou diclofenaco e os sintomas continuarão.

Cuidados Pela Vida

Oi Valmira, retorne em consulta com o médico e relate que o sintoma permanece, assim ele fará uma reavaliação para prescrever o tratamento mais adequado. Melhoras.

heloisa isabelli

minha mãe nao me levou ao médico mas ela me deu iboprofeno e não adiantou

Caroline

Sinto dores de garganta frequentes já cheguei até a perder a voz por cerca de quase um mês quando falava às vezes a voz saia e as vezes continuava falando mas a voz parava de sair já tive até um travamento na lateral da garganta com dificuldade para falar e engolir e algumas vezes sinto dores no centro da garganta um caricinho que sentimos quando passamos a mão.oque poderia ser?

Cuidados Pela Vida

Oi Caroline, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Sidnei nascimento de aquino

Oi tou com pigarro tosse seca e a garganta doi muito até os ossos da face doi

Cuidados Pela Vida

Oi Sidnei, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Vanessa kely

Sinto muito dor na garganta, na minha garganta tem tipo se fosse um tumor de puis,fui ao médico e ele falou que eu estava com puis na garganta e ele passou um remédio pra mim tomar, mas voltou de novo.

andreia vedana

meu filho tem infecções frequentes durante ano , agora com sangramento nasal essa semana

Marlene Schneider

Meu filho de 21 anos sofre da garganta ha 12 meses pelo menos.Já foi em diversos Otorrinos. Nenhum deles acerta o problema.Ele tem sensação de sufocamento,dificuldade na deglutição. Tanto água quanto comidas sólidas.Fez tratamentos diversos, com corticoides, anti_inflamatórios …..Não tem amigdalite(já teve) faz barulho ao tomar águaParece um relaxamento nas cordas vocais.Ambiente de trabalho é com ar condicionado ,a profissão é CAll center.O que posso fazer por ele. por favor me ajudem!

Cuidados Pela Vida

Oi Marlene, oriente seu filho a realizar uma consulta com o fonoaudiólogo. Melhoras para ele.

Fabio

Ola fiquei doente tem quase 15 dias a dor de garganta n passa todo dia doi de um lado diferente, a gripe passou a dor de garganta não, acordo com a garganta ressecada e de noite começa a doer de novo..

Cuidados Pela Vida

Oi Fabio, marque uma consulta com o otorrinolaringologista para uma avaliação. Melhoras.

Andressa

Estou sentindo muita dor na garganta principalmente a noite sinto que a tiroide está autrrada oque pode ser oque fazer

Cuidados Pela Vida

Oi Andressa, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Joao

Olá, eu to com problemas na garganta em menos de 5 meses ela ficou ruim 3 vezes, duas duraram mais de 15 dias. Só que ela não dói, só fico numa tosse e catarro sem fim, a noite principalmente. Mas não sinto dor nela, ela fica vermelha e tudo com uns vasos sanguíneos bem avermelhados, mas não dói, não sai pus, só fica arranhando e tossindo e com catarro constante. O que poderia se ?

Miguel gouvea

Ótima matéria.Eu estou sentindo uma leve dor no lado direito da minha garganta, já faz uns 6 meses e agora está começando a incomodar, eu tenho um quadro de refluxo a mais de 10 anos, tomava Omeprazol mas parei por que eu estava ficando com a memória muito ruim.Algum profissional que possa me orientar?

Cuidados Pela Vida

Oi João, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Miguel, faça uma avaliação com o otorrino e gastro para que possam te auxiliar com este sintoma. Abraços.

Merielle Fernandes

Minha filha tem 4 e sempre foi muito saudável, porém esse ano ela teve dois casos repetidos de dor na garganta, levei ela ao médico e fizemos o tratamento corretamente, mas assim q o tratamento acaba ela reclama de dor novamente… Estou preocupada…

Pedro Ribeiro

Olá, estou com dores na garganta á 4 meses. Começou com sintomas de gripe mas passou. Ficou só na garganta e cabeça o que me preocupa porque vi que tudo que vejo sobre garganta não tem a dor na cabeça relacionada. Já fui 4 vezes ao PÁ da minha cidade e os médicos não me ajudaram. Marquei com o médico do posto fui atendido depois de um mês, mal me olhou, olhou minha garganta e disse que é só uma irritação. Pediu pra fazer raio x da cabeça, não pediu exame de sangue nem encaminhou para um especialista.4 meses com essas dores tá difícil.Mas depender do SUS tá triste.O que poderia ser dor de cabeça e garganta? Pois não tenho tosse, naris não escorre e nada na respiração. É

Cuidados Pela Vida

Oi Merielle, marque para ela uma consulta para que o médico possa avaliar o quadro e descobrir a causa. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Pedro, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Melhoras.

Elizabeth gomes

Durante o dia fica tudo bem porém a noite a garganta doi da uma tosse e ardência! Oque pode ser?

Cuidados Pela Vida

Oi Elizabeth, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Mirele xavier

Meu filho tem 3 anos e desde os seis meses de idade começou a infeccionar o garganta.e todo mês ela infecciona .os clínicos disseram que é normal mas estou ficando preocupada .oq pode ser isso?

Cuidados Pela Vida

Oi Mirele, é complicado diagnosticar o seu filho apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

João

Tenho tido dores fortes na garganta,customo chupar pastilhas,alivia mas 5 min depois ja doi de novo,quando expiro pela garganta faz um ruido estranho

Cuidados Pela Vida

Oi João, marque uma consulta com o médico otorrino para uma avaliação. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.