Dor de garganta constante pode ser um problema sério?


  • +A
  • -A
Imagem do post Dor de garganta constante pode ser um problema sério?

A dor de garganta é um sintoma que provoca um incômodo tão grande que é capaz até de atrapalhar uma pessoa a se alimentar. Se o problema não melhorar em até 15 dias, o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura recomenda procurar um médico: “Qualquer queixa relevante ou persistente deve ser investigada, podendo ser uma simples irritação local por abuso de bebidas geladas e friagem ou início de um quadro infeccioso”.

Sintomas que acompanham a dor de garganta devem servir de alerta


Além da frequência com a qual a dor de garganta aparece, a presença de outros sintomas também deve chamar a atenção dos pacientes. “Há vários outros sintomas que podem vir acompanhados e que podem indicar a suspeita de uma simples causa alérgica ou irritativa, de uma infecção ou até um tumor”, diz o profissional.
Febre, mal-estar, rouquidão, nódulos no pescoço e dores no corpo são alguns exemplos.

A dor de garganta constante pode indicar, por exemplo, uma faringite ou laringite, que são inflamações da mucosa da faringe e da laringe, respectivamente, órgãos importantes do aparelho respiratório. Já a amigdalite, que também provoca dor na garganta, é a inflamação das amígdalas, que surge geralmente como resultado de uma infecção viral ou bacteriana.

Dor de garganta pode ser sinal de refluxo gastroesofágico


Segundo o otorrinolaringologista, outro problema que frequentemente gera
dor de garganta constante é o refluxo gastroesofágico. A doença faz com que o suco gástrico reflua do estômago para a região da garganta, podendo afetar nariz, ouvidos e pulmões. No início do quadro, o paciente pode apresentar fraqueza na voz, tosse e pigarro.

Ao desconfiar da dor de garganta, é importante procurar um médico rapidamente para avaliar o quadro e descobrir a causa. “Além do exame físico, um dos exames mais indicados como início de investigação é a endoscopia das vias aéreas superiores, em que se examinam as fossas nasais e a faringe até chegar à laringe”, recomenda o especialista.

Dr. Silvio Keniti Iwamura é otorrinolaringologista, graduado pela Universidade São Francisco e especializado no Instituto Felippu de Rinologia, Otorrinolaringologia e Base de Crânio. CRM-SP: 73821

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Dor de garganta constante pode ser um problema sério?"

Vanderleia das Dores

muito boa essa matéria estava com duvidas porque ultimamente minha garganta esta inflamado constantemente

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.