A dor de garganta pode causar febre? Por quê?


  • +A
  • -A

A dor de garganta é um sintoma presente em quadros distintos, porém se manifesta mais comumente quando há alguma doença infecciosa envolvida, podendo ser causada também por inflamação ou trauma. A febre é outro sintoma que também costuma aparecer nesses quadros, então a dor de garganta não provoca a febre, mas é acompanhada por ela.

Faringite é um dos principais quadros infecciosos que reúnem dor de garganta e febre


“A febre é uma resposta do nosso organismo a algum agente agressor e está presente geralmente nos quadros que também apresentam dor de garganta, como faringite ou faringotonsilite, que são de origem infecciosa (bactéria, vírus, fungo e protozoário)”, explica a otorrinolaringologista Tânia Karina Falcão.  

Quando há inflamação na mucosa faríngea e/ou tonsilar (faringite ou faringotonsilite), surge a dor de garganta como sintoma. Se a febre também aparecer, se faz necessário redobrar os cuidados, tanto para eliminar a inflamação, quanto para aliviar a dor. No caso das crianças, principalmente, é importante o afastamento momentâneo das atividades do dia a dia para aumentar as defesas do organismo.   

Febre e dor de garganta podem aparecer juntas em quadros infecciosos e não infecciosos

A médica explica que as faringotonsilites ou faringites podem ser tanto infecciosas quanto não infecciosas (alérgicas/irritativas/traumáticas). Dentre as causas não infecciosas, destacam-se: refluxo gastroesofágico/faringolaríngeo; tabagismo; consumo excessivo de álcool; corpo estranho; inalação de ar poluído, vapores químicos ou fumaças industriais; ingestão de líquidos que queimam ou irritam a faringe.

“Outras causas não infecciosas de faringites são: ressecamento da mucosa oral pela baixa umidade do ar ou em pacientes respiradores orais, e pós-operatório ou outra lesão direta. De maneira particular, a febre, assim como outros sintomas sistêmicos, também pode ocorrer após procedimento cirúrgico na faringe, em resposta ao trauma”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Tânia Karina Galindo Falcão Gomes

Dra. Tânia Karina Galindo Falcão Gomes

Otorrinolaringologia

CRM: 37820 / RS

TAGS
dor-de-garganta
dores-no-corpo
gripe
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

16 comentários para "A dor de garganta pode causar febre? Por quê?"

wingrid quinzinho cavalcanti de lira

porque tomei soro quando fui no hospital com sintomas de garganta inflamada?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wingrid, quando a dor de garganta aparece em quadros infecciosos, normalmente vem acompanhada de outros sintomas, como febre, prostração e sensação de fraqueza. O soro nesse caso pode ter sido prescrito para compensar a desidratação que a febre pode causar. Abraços.

Monique

Tô com dor de garganta e gripada , e com dor no corpo com febre eu acho é sintomas da garganta isso que estou sentindo?

Cezar

Normal as amígdalas inflamar e não ter febre?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cezar, como informa o otorrinolaringologista Fabiano Haddad: “A amigdalite é marcada por uma maior dor ao engolir, febre e mal estar geral. As faringites são mais brandas, com dor leve, tosse com secreção, sem febre e que pode evoluir para disfonia (enfraquecimento da voz, rouquidão)”. Abraços.

Pedro

Estou com garganta inflamada a 3 dias e,juntamente,com febre de 39.5 graus. Tenho dificuldade engolir até minha saliva. Esses sintomas derivam de qual “doença” dessas apresentadas em cima?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Pedro, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Thais

Estou há alguns dias com dor na garganta (em toda a sua extensão, desde as amígdalas até o osso do peito), tosse, dor entre as costelas na altura do osso do peito, nas costas, respiração rápida e muita fadiga. O que pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Thais, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Lucas Volpato Souza

Me deu febre, fiquei com dor no corpo, olho ficou pesado fiquei pálido e cansado, após isso veio uma dor de garganta. Não consigo engolir nd.

Wagner

Olá.Há dois dias fiquei com dor na garganta e me deu febre. Tomei Advil e a febre passou, mas eu continuo com a dor chata na garganta. Será que é Faringite? Como posso tratar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Wagner, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Goncalo

Estou com febre baixa e garganta irritada há 3 meses já fui a um clínico geral e os resultados foram negativos e ela disse q estava tudo bem, mais os sintomas continuam.Estou preocupado, de modos q agendei uma viagem para o rio para fazer um check up.Mais não sei q consulta devo marcar. O q deve ser e o q devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Goncalo, o médico especialista na área da garganta é o otorrinolaringologista,ele pode verificar o motivo da dor após exames. É sempre bom fazer uma verificação geral em nossa saúde. Desejamos melhoras.

Juliana

Olá!Meu filho está com dor de garganta e com febre bem alta ,39 está tomando amoxicilina pelo segundo dia. É vdd que o antibiótico só vai fazer efeito depois de 48 hora? Obrigada!

Rogério Borges

Estou a quase 15 dias com placa de pus na garganta amídala, mas até hoje não deu febre é Norma?Comecei com amoxicilina 500mg, uma semana depois Benzetacil injetável, e por fim a 4 dias levofloxacino e ainda não diminuiu a placa.E na UPA é complicado cada vez que vai é um médico

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.