Dor de garganta: Bebidas geladas devem ser evitadas?


  • +A
  • -A

Durante o verão, nada melhor que se refrescar com um sorvete ou uma bebida bem gelada, não é mesmo? Mas e quem está sentindo dor de garganta? O consumo de bebidas muito geladas pode piorar o quadro?

“Alguns indivíduos, sobretudo os portadores de doenças do nariz, se queixam de piora da dor de garganta ou de crises de espirros quando tomam bebidas geladas. Para essas pessoas, é recomendável evitar alimentos em baixas temperaturas”, afirma a otorrinolaringologista Aracy Balbani.

Engolir bebidas e comidas muito geladas é mais difícil


De acordo com a profissional, consumir sorvetes a uma temperatura de – 5ºC pode diminuir ou até interromper por alguns minutos as contrações musculares do esôfago, atrapalhando o ato de engolir, chamado de deglutição, e causando dor no peito mesmo em pessoas saudáveis. Por outro lado, no pós-operatório de cirurgias de amídalas, por exemplo, o consumo de bebidas frias ajuda a reduzir o risco de sangramentos.

Aracy também diz que uma pesquisa feita com 20 jovens saudáveis mostrou que a deglutição é feita com menos esforço ao ingerir alimentos a 50°C do que em temperaturas mais baixas, como 5°C e 20°C. Outro estudo avaliou que bebidas quentes oferecem maior alívio de sintomas desagradáveis, como espirros, tosse, coriza e dor de garganta.

Alimentos em temperaturas extremas podem provocar lesões


No entanto, a otorrinolaringologista alerta para não exagerar na temperatura dos alimentos e das bebidas. Há risco de provocar lesões na mucosa da boca, garganta e esôfago. “O consumo habitual de bebidas muito quentes, como o chimarrão, tem sido apontado como fator predisponente ao câncer do esôfago”, destaca a médica.

Algumas medidas podem ajudar quem está com dor de garganta a se alimentar sem problemas. “Mudar temporariamente a consistência da comida pode ser útil. Alimentos pastosos, como purês, pudins, mingaus e vitaminas de frutas, são engolidos com menor esforço”, aconselha a especialista. Além disso, quem está sentindo dor de garganta não pode descuidar da hidratação. Água, chá, suco de fruta e água de coco estão entre os líquidos recomendados.

Dra. Aracy Pereira Silveira Balbani é otorrinolaringologista formada pela Faculdade de Medicina de São Paulo (USP). Atua no Centro Municipal de Especialidades Médicas de Tatuí e no Centro de Especialidades da Prefeitura de Boituva (SP). CRM-SP: 81725

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Dor de garganta: Bebidas geladas devem ser evitadas?"

Nemésio

Quando consumo bebidas geladas inflama minha garganta

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nemésio, obrigado por compartilhar seu comentário. Abraços.

Jailma

Quando tomo gelados minha garganta fica dolorida

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jailma, converse com seu médico ou com o otorrinolaringologista, ele pode verificar sobre as dores. Abraços.

Loretto Balby

Liquidos gelados me dão calafrios.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Loretto, obrigado por compartilhar seu comentário. Um abraço.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.