É possível ter coriza sem apresentar nenhuma doença nas vias aéreas superiores?


  • +A
  • -A
Imagem do post É possível ter coriza sem apresentar nenhuma doença nas vias aéreas superiores?

A coriza nada mais é do que uma secreção que se forma nas vias nasais quando elas inflamam. O líquido costuma escorrer pelo nariz e está associado a outros sintomas, como espirros e obstrução nasal. A coriza normalmente aparece quando há algum quadro infeccioso ou alérgico estabelecido, então é pouco provável que esse sintoma se apresente sem essas causas.

 

Coriza é um sinal do organismo de que algo está “errado”

 


“Teoricamente não é possível ter coriza sem que haja
alguma doença nas vias aéreas superiores, pois esta secreção é sinal de que alguma coisa está ‘errada’ no nariz. A coriza geralmente é um produto da mucosa inflamada, que é hiper reativa”, explica o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi. Ainda segundo o especialista, o tecido que reveste as mucosas nasais libera mais muco, ou “líquido”, por suas células.

Contudo, é possível que causas específicas resultem na liberação de secreções nasais semelhantes à coriza, levando a crer que ela ocorreria sem infecção ou alergia. “Existe isoladamente uma doença chamada fístula liquórica espontânea, na qual o cérebro abre uma comunicação com o nariz e por ele ‘vaza’ líquor, um líquido que pode facilmente ser confundido com a coriza”, afirma Pozzi.

 

Tratando envolve medicamentos e higiene nasal

 


A coriza pode ser tratada com medicamentos que diminuem a dilatação dos vasos sanguíneos da mucosa nasal
. Os vasoconstritores são importantes nesse sentido, já que facilitam bastante a respiração e permitem que o paciente se sinta mais disposto no dia a dia. Beber bastante líquido e limpar as narinas com soro fisiológico são outras medidas importantes para o tratamento.

Segundo o especialista, deve-se consultar um médico (otorrinolaringologista, de preferência) para estabelecer o diagnóstico e planejar um tratamento efetivo. “A coriza é um sinal que algo não vai bem, então, em certos casos, ela pode ser o primeiro indício de um grave problema. Não subestime a ‘simples coriza’. Consulte sempre um médico”, conclui Pozzi.

 

Dr. Rodrigo Pozzi Beilke é otorrinolaringologista formado em medicina pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com especialidade em otorrinolaringologia pelo Instituto Felippu de Otorrinolaringologia (SP). É titulado pela Associação Médica Brasileira (AMB). CRM-RS: 31.455 – Mais informações: Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
alergias-respiratorias
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "É possível ter coriza sem apresentar nenhuma doença nas vias aéreas superiores?"

izabel maria de araujo

todos os dias tenho coriza ,escorre o nariz do lado esquerdo

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.