O que é a coriza? Como essa secreção é formada no nariz?


  • +A
  • -A

A coriza é uma secreção que se forma nas vias nasais em função da inflamação das mesmas. Com um aspecto transparente, amarelado ou misturado com sangue, ela costuma vir acompanhada de outros sintomas, como obstrução do nariz e espirros. É conhecida também de forma mais coloquial como “nariz entupido” ou “nariz escorrendo”. 

Particularidades e causas da coriza


“Coriza é uma secreção nasal clara causada por algum irritante quando este entra em nossas cavidades nasais. É responsável por aquela sensação de nariz escorrendo. Seu papel no organismo é justamente envolver e tentar expulsar essas partículas irritativas, sejam elas alérgenos, bactérias ou vírus”, explica o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.

Segundo o médico, a coriza é formada nas cavidades nasais e seios da face por glândulas serosas e salivares que fazem parte do epitélio interno do nariz e cavidades paranasais (mucosa). As causas principais de coriza são vírus e reações alérgicas que irritam a mucosa (poeira, alterações climáticas).

Tratamento contra coriza


O tratamento da coriza consiste na utilização de medicamentos que diminuam a vasodilatação da mucosa nasal, como antialérgicos e antitérmicos. A eliminação da coriza também é importante, especialmente se houver excesso. “
Deve-se eliminar a coriza assoando o nariz, o que ajuda o organismo a expulsar o agente lesivo que está tentando entrar nas vias aéreas”.

A lavagem com soro fisiológico também pode ser uma alternativa para a coriza em excesso, assim como a utilização de remédios naturais, como o suco de caju, que é rico em vitamina C (laranja e acerola também são válidos). Caso não seja tratada, a coriza aumenta a probabilidade de se desenvolverem doenças como bronquite, sinusite e pneumonia.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fabiano Haddad Brandão

Dr. Fabiano Haddad Brandão

Otorrinolaringologia

CRM: 104534 / SP

TAGS
alergias-respiratorias
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "O que é a coriza? Como essa secreção é formada no nariz?"

wilson Pereira Luiz

Boa explicação.

Marcelo Tadeu Pinto

Adorei a explicação por ser simples de entender

Divanilde Vitoria Campos

Estou cansada de tratar essa causa, já fui a otorrinos, tomei tanto remédio que não aceito mais por ter muita gastrite. Todo ano na época de mudança de estações eu fico desse jeito mas esse ano está demais. além do que, estou com fissura no nariz que dói tanto que vivo irritada. Caso alguém saiba de algum remédio por favor me ajude. Divanilde. Meu e mail; vitoria camps@gmail .com

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.