A cor do catarro pode indicar a gravidade de uma doença respiratória?


  • +A
  • -A
Imagem do post A cor do catarro pode indicar a gravidade de uma doença respiratória?

As temperaturas mais baixas, típicas do outono e do inverno, propiciam o aumento do número de casos de doenças respiratórias, como a gripe e o resfriado. Junto à tosse e ao espirro, outro sintoma bastante comum desses problemas de saúde é a produção de catarro. Sua presença em quantidades adequadas não é sinal de problema, mas alterações na cor, no cheiro e na consistência podem mostrar que o paciente está com uma doença respiratória.

O catarro normalmente não tem cor


Em um organismo saudável, o catarro não tem cor, mas as cores vermelha e rosa e a presença de sangue podem indicar problemas graves, como pneumonia e câncer de pulmão. Já o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia. Há ainda o catarro de coloração marrom, provocado pelo contato com a poluição do ar e também por um tipo de pneumonia cujo responsável é um fungo.

“Na maioria das vezes, a cor amarela ou verde do catarro indica a presença de uma infecção e a necessidade de tratamento”, explica o pneumologista Mauro Gomes. Quando estiver verde, o catarro é indício de uma infecção bacteriana, como amigdalite e pneumonia, mas se estiver amarelado, indica o desenvolvimento de rinite, sinusite e laringite.

Catarro com cheiro ruim pode ser sinal de infecção


O cheiro e a consistência da substância também podem revelar uma doença respiratória em desenvolvimento. Para que seja transportado, o catarro deve ser um pouco espesso, mas a viscosidade em excesso pode indicar uma infecção. Geralmente, o muco não apresenta cheiro, mas a existência de bactérias pode provocar o surgimento de um odor leve.

“O catarro é uma secreção que se forma no interior das vias aéreas ou do pulmão após uma infecção. Na realidade, é material purulento (com pus) que está sendo expelido pela pessoa”, afirma o especialista. Apesar de parecer nojento, o catarro tem uma função muito importante para o corpo: a substância é produzida para proteger as vias aéreas do ataque de diversos microrganismos, como vírus e fungos.

Dr. Mauro Gomes é especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e chefe de equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo. CRM-SP: 59917 – www.drmaurogomes.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao
tosse

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "A cor do catarro pode indicar a gravidade de uma doença respiratória?"

ROSÂNGELA DE OLIVEIRA.

ACHEI MUITO ESCLARECEDOR O ARTIGO, POIS ESTOU COM UM FAMILIAR INTERNADO, E SE INICIOU UMA FEBRE, À SECREÇÃO MUDOU DE COR, ESTAVA CLARA, E FICOU AMARELA..

Iza

Meu BB tem 4m Ele gripe e tem coriza com catarro bem clarinho!! Isso é de se preocupar??? TO fazendo lavagem c sorine e INALAÇÃO c soro e BISOLVON!!

Suely Moraes

Gostaria de saber um pouco mais sobre esse assunto. Minha filha é fumante e esteve gripada. A tosse continua e ela espelhe catarro meio duro constantemente, isso já está acontecendo a mais de um mês.

Cuidados Pela Vida

Oi Iza, o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia, você pode levá-lo a um pediatra para que ele verifique o que está causando a coriza e indique o tratamento adequado.

Cuidados Pela Vida

Oi Suely, é necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa avaliar o caso da sua filha, realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

JOAO RUBENS MULLER

tosse constante e depois um catarro que por vezes demora a expelir e de uma cor branca. Acontece comigo muitas e muitas vezes durante o dia. Informo ainda que sou fumante.

Cuidados Pela Vida

Oi João Rubens, o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia, você pode realizar uma consulta com um médico especialista para que ele verifique o que está o causando e possa indicar o tratamento adequado. Abraços.

Alessandra

Olá, hoje todas as vezes que escovei os dentes percebi que saiu um liquido marrom junto com a saliva.. não estou tossindo, não fumo e não costumo ficar em local poluido. Gostaria de saber o que pode ser! Isso é normal?

Cuidados Pela Vida

Oi Alessandra, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. Você pode realizar uma avaliação com o médico para que ele possa verificar o que ocorre e orientá-la de forma correta. Abraços.

Tiago

Boa noite tem dois dias que meu rosto dói muito até o maxilar dói comecei a tomar charope e remédios e parou a dor não cinto mas dor porém meu catarro de verde tá saindo vermelho às vezes muito às vezes pouco. o que pode ser isso é normal ?

Cuidados Pela Vida

Oi Tiago, não é indicado tomar medicamento sem a devida prescrição médica. O ideal é que você realize uma consulta para que o médico possa fazer o diagnóstico e prescreva o tratamento adequado. Melhoras.

Anah

Minha filha tem 2 anos e 10 meses. Está há mais ou menos 1 semana com um resfriado, sem febre. Porém está saindo bastante catarro de cor esverdeada. Para combater esses sintomas, o médico prescreveu o remédio Pergo, mas não adiantou em nada.

Cuidados Pela Vida

Oi Anah, o ideal é retornar com o médico para que ele possa verificar o tratamento mais adequado para sua filha. Desejamos melhoras para ela.

Anny Isabelly

Bom dia! Minha filha está muito gripadinha têm 13 anos, está com oh cataro muito amarelado o quê significa? Obg

Cuidados Pela Vida

Olá Anny, é necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa avaliar o caso da sua filha, realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.