Por que a constrição dos vasos sanguíneos do nariz reduz a congestão nasal?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que a constrição dos vasos sanguíneos do nariz reduz a congestão nasal?

A parte interna do nariz é revestida por muitos vasos sanguíneos, bem pequenos. Quando há congestão, causada, por exemplo, pelo excesso de muco, eles se dilatam, tornando a respiração ainda mais difícil. Por isso, o uso de medicamentos vasoconstritores ameniza os efeitos da congestão nasal, já que, com os vasos desinchados, o paciente consegue respirar melhor.

 

Fatores que provocam a constrição dos vasos sanguíneos do nariz

 


“Na parte interna do nariz se encontra uma estrutura muito importante chamada concha nasal. Também conhecida como cornetos nasais ou, popularmente, como ‘carne esponjosa’, ela é constituída por uma grande rede de vasos sanguíneos abaixo da pele.
Quando ocorre a constrição desses vasos, a concha nasal diminui de tamanho e conseguimos respirar melhor”, explica o otorrinolaringologista Fabiano Haddad.

De acordo com o médico, a constrição pode ser causada naturalmente (ex: ciclo nasal, a sensação de que um lado passa mais ar que o outro e depois alterna); por extremos de temperatura; umidade; e exercícios físicos, além de medicamentos, como os vasoconstritores e os antialérgicos. “Doenças crônicas, como leishmaniose, hanseníase e tuberculose, também causam degeneração definitiva das conchas nasais”, completa Haddad.

 

Tratando a congestão nasal

 


Os métodos de tratamento do congestionamento nasal visam diminuir a inflamação do tecido da concha nasal, diminuindo também a resposta alérgica que causa a dilatação desses vasos. “Vale ressaltar que
o uso de descongestionantes nasais deve ser restrito, pois, quando feito demasiadamente, pode causar dependência e pode levar a doenças cardíacas”, afirma o Haddad. Por isso, é importante procurar seu médico, que vai determinar o melhor curso para o tratamento.

Ainda segundo o especialista, dependendo do diagnóstico, o tratamento pode ser feito também por cirurgias que visam a desobstrução por ressecção de parte do tecido da concha nasal. Isso deve ser feito em associação com a correção de possíveis outras alterações anatômicas do nariz, como desvios de septo. “Existem ainda os dilatadores nasais, como aqueles que alguns atletas usam, que são adesivos capazes de dilatar as válvulas nasais”, completa.

 

Dr. Fabiano Haddad Brandão é otorrinolaringologista formado pela Universidade Santo Amaro e Mestre em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Ciências médicas da Santa Casa de São Paulo. CRM: 104534

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Por que a constrição dos vasos sanguíneos do nariz reduz a congestão nasal?"

Hilton B mello

Gostei das informações dadas , vou seguir algumas delas . Obrigado

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.