Comparação entre os sintomas Resfriado comum, Gripe e COVID-19
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira
- +A
- -A
Desde que foi descoberta pela primeira vez em Wuhan, na China, em 2 de dezembro de 2019, a doença do coronavírus – agora conhecida como COVID-19 – se espalhou por todo o mundo e atingiu o nosso país em um período inoportuno, o período de maior incidência de gripes e resfriados.
Este ano, especialmente nos estados do sul e sudeste, além de se preocupar com gripe e outros vírus respiratórios, as pessoas também estão preocupadas com o COVID-19 – cujos sintomas, infelizmente, parecem muito semelhantes aos que acompanham gripes e resfriados.
Felizmente, apesar de ter algumas semelhanças, o coronavírus e seu resfriado comum também apresentam algumas diferenças importantes.
Conheça as diferenças entre Resfriado, Gripe e Coronavírus:
Os sintomas mais importantes que devem fazer os pacientes procurarem um serviço de saúde é a falta de ar ou dificuldade de respirar, que pode significar uma piora do quadro pulmonar, requerendo normalmente internação. Os outros sintomas na maioria dos pacientes são leves ou moderados e autolimitados.
Vacinação contra Gripe
Vacinar-se contra a gripe, especialmente idosos e pacientes com doenças crônicas, é muito importante. Apesar da vacina não proteger contra a COVID-19, protegendo contra a gripe facilita os serviços médicos a suspeitarem da COVID-19 quando sintomas gripais aparecerem em pacientes vacinados.
Populações de Risco
As pessoas acima dos 60 anos e aquelas com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares devem ficar mais atentas, não viajarem nem frequentarem locais com aglomerações.
A orientação é FICAR EM CASA.
Caso utilize medicamento de uso contínuo, entre em contato com seu médico ou peça para algum familiar ir buscar uma receita com validade ampliada, principalmente no período de outono e inverno. Isso reduz o trânsito desnecessário nos postos de saúde e farmácias.
Como se proteger
As recomendações do Ministério da Saúde para reduzirem os riscos de contaminação pelo coronavirus são:
-Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%.
-Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
-Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
-Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
-Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.
-Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.
-Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
-Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
-Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.
-Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.
Qual a diferença entre as vacinas do coronavírus?
A diferença entre as vacinas está relacionada a forma como cada uma é produzida pelo seu laboratório.
A CoronaVac produzida pela empresa chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, utiliza uma das metodologias mais tradicionais para produzir a vacina, que é a utilização de um vírus inativado.
A vacina de Oxford, da Astrazeneca em parceria com a Fiocruz, utiliza uma plataforma diferente, a do vetor viral, na qual um outro vírus (adenovírus de chimpanzé) é manipulado geneticamente para inserir o gene da proteína “Spike” (proteína “S”) do Sars-CoV-2.
A vacina da Pfizer tem outro método de produção, no qual os cientistas separam uma parte do código genético viral (RNA), que uma vez injetada em nosso corpo desencadeia o estímulo para que o sistema imune produza os mecanismos de defesa contra o vírus.
Todas essas estratégias de vacinas são muito eficazes e nenhuma é capaz de ocasionar a manifestação da doença.
Se você tiver dúvidas sobre a vacinação, acesse: https://cuidadospelavida.com.br/especiais/vacinas-pela-vida
Referências:
- Ministério da Saúde – Coronavirus (COVID-19) https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid Acessado em 14 abril 2020
- CDC – Centers for Disease Control and Prevention – COVID-19. https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/index.html Acessado em 14 abril 2020
- World Health Organization – Q&A on coronaviruses (COVID-19). https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses Acessado em 03 de abril de 2020.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira
Geriatria
CRM: 34107 / SP
- 172 comentários para "Comparação entre os sintomas Resfriado comum, Gripe e COVID-19"
-
Fatima aparecida
Tenho uma filha que tem muita alergia secrecao no nariz ja fez cirurgia mais continua a mesma coisa estou muito preocupada com medo e meu filho nao tem um orgao o baco mais eles estao vacinado vacina todos os anos contra a gripe eu estou com depresao de tanto medo de pegar e eles morrer me ajuda estou desesperada
-
Sergio Alves Da Silva
Oi Boa noite dês do um timo sábado senti muito calafrios meu corpo doia inteiro a i não consegui mas trabalhar daí pra frente fiquei a Sim ece dias centido calafrios eai fui ao médico pra saber oque eu tinha e eu estava com muita dor na coluna juntou tudo e fiquei ruim do médico meisaminou e pediu que eu fosse aovpedrao pra cer avaliado sobre cov19 la fiserao as perguntas e constatação que eu está de boa sobre o cov19 tomei os remédios e estou bem melhor mais porém cuando eu faso um esforço com subi um ladeira aí me dar uma cecura na garganta que fico com dificuldade de respira gostaria de saber ce estou com alguma emfequisao na minha garganta poderia meresponder obrigado
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Sergio. É importante que retorne ao médico e relate que o sintoma persiste ao realizar algum esforço para nova avaliação. A dor de garganta é um desconforto que pode ter origens distintas. Em muitos casos está associada a doenças infecciosas, sejam elas virais ou bacterianas, e às vezes ocorre em função de uma inflamação. O tratamento do quadro vai depender da causa, então os métodos para recuperar uma infecção ou uma inflamação na garganta serão distintos. Para ajudar a explicar a diferença entre esses quadros, recomendamos a leitura desta matéria: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/inflamacao-e-infeccao-garganta. Estimamos melhoras.
-
Rita Ivanete
Olá, c nariz entupido e ardência nas costas. O q pode ser ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Rita. O nariz entupido pode está relacionado a fatores como, desvio de septo, presença de muco, hipertrofia de conchas nasais, além de pólipos e tumores nasais. O incômodo nas costas pode está relacionado a carregar peso em excesso, problemas na coluna, excesso de atividade física, entre outros. Por isso, caso os sintomas persista, orientamos que procure um médico para que seja feita uma avaliação. Estimamos melhoras!
-
Elaine
Boa noite estou com sensação de bolo na garganta e tem vezes que sinto dificuldade em tirar o ar de dentro estou a medicar a 4 dias e ainda não vejo melhorias
-
Eliane cardoso
Sempre tive problema na garganta , e já tem uma semana q eu tou sentindo pigarro é gasturinha , mais n vou tossindo, nem febre , nem falta de ar o q pode ser?
-
Ilma Alencar
Minha mãe teve febre semana passada a vista ficou muito vermelha e inchada aI comecei da azitromicina pra ela hoje completou 5dias e parei de da dei tbm xarope remédio pra gripe . Ela não sente dor nenhuma não teve mais febre . Mais está dando umas crises de torce horrível ela é hipertensa e tem 75 anos . Agora tbm estou dando antialérgico e xarope e a torce só passa quando ela coloca aquelas partilhas de garganta foras chás caseiros e mastruz com leite que tbm tenho dado ela sente tbm muita fraqueza . Ela tomou a vacina da gripe e de pneumonia também o que será essa torce que ela está tendo? Quem toma a vacina de pneumonia poder ter pneumonia ou não ?asma da crise de torce?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Ilma. A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório para eliminar micro-organismos que estejam afetando as vias aéreas. Mas nem sempre a tosse é igual ou chega sozinha, e analisar os diversos aspectos dela pode ajudar a entender as causas. A tosse seca persistente, por exemplo, pode ser provocada por alergias ou ser sintoma de outras doenças. Se a tosse da sua mãe persistir, orientamos que procure um médico para ter um diagnóstico preciso. Estimamos melhoras a ela!
-
Álvaro da Silva Mendonça
Comecei a 3 dias atrás sentir a temperatura do corpo aumentando para 37,4 e chegou 38,3 e uma tosse não seca com catarro amarelado, tomei dipirona para febre e amoxicilina para tosse e xarope Seki, a cabeça dói quanto vou tossi, não perdi paladar e nem ofato não sinto dores no corpo e nem falta de ar, mas eu vou tossi sai catarro amarelo, de tanto tossi sinto dir nas costa .tudo começou quando tomei banho morno e sai de moto para fazer compra sem capacete e de camiseta será que tem haver isto com que eu tô sentindo. Me ajude
-
Samara Corrêa
Faz mas de semana que estou sentindo meu nariz estranho dentro, sinto como se alguma coisa predence lá dentro e sinto um bolo na garganta, já tomei vários remédios, pode ser o que isso? Parece que vou ficar sem ar
-
Ana
Oi, boa noite, tem 2 semana que estou com tosse cheia, mais,com a secreção muito grossa, não consigo escarrar.não teve febre,mais estou com um leve dores no lado,posso estar com algum problema pulmonar? Desde já agradeço.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Ana. A tosse com catarro pode se dá devido a um processo infeccioso, podendo ser uma inflamação da garganta, gripes ou resfriado. Para que o seu diagnóstico seja preciso e possibilite a recuperação, é fundamental que o médico investigue a fundo o caso, analisando os sintomas e as melhores formas de combater a doença. Estimamos melhoras!
-
Luana Cristina
Estou a 4 dias gripada com calor por dentro, sentindo dor de cabeça, estou grávida de 06 meses, vias aerias entupida. Mais graças Deus não estou cansado. O que faço?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Luana. De acordo com o Ministério da Saúde, as grávidas fazem parte do grupo de risco que podem sofrer complicações ao se contagiarem pelo Covid-19. Por isso, a recomendação é que siga todas as orientações passadas pelos médicos e caso os sintomas persistam, você deve procurar ajuda médica. Estimamos melhoras!
-
Mary souza
Minha filha está só com febre e um pouquinho de dor de cabeça. E não está com tosse nem gripe nem diarréia somente a febre e a cabeça doi. O que será e qual medicamento deve tomar
-
Josi
No dia 22 amanheci com a garganta e ouvido ruim no aí fiz 5 dias dmilisulida , não resolveu fui ao hospital no dia 28 pq sentia uma dor forte nas costas dor de cabeça e um cansaço me passaram 7 dias de amoxilina e não fez efeito algum ,retornei ao hospital trocaram o antibiótico pra azitromicina por 5 dias nesses 5 dias de azitromicina a garganta melhorou logo depois de 2 dias voltei ao hospital com cansaço me passaram um xarope expec. Tilenol pra dor de cabeça e uma bombinha de Aerolin pro cansaço fizeram o tal teste q fura o dedo e deu negativo ,hoje estou aqui com a garganta ruim de novo .Já não sei o q fazer .
-
Simara
Sou dificil de ficar gripada e ter alergias que as vezes aparece muito raramente, to no interior a uns 12 dias que é mais frio porém as tem 2 dias que meu nariz tá todo entupido e com muito ardor minhas costas dói demais tô toda enrolada com dor forte nas costas e no nariz,meus olhos lateja muito. Meu Rialto e paladar diminuíram n sei se por causa do nariz que incomoda muito. Porém n tive febre nem diarreia nem cansaço sou fumante mais tô cada vez mais diminuído o cigarro fumava bem mais a 1 semana tô fumando de 1 a 3 no máximo diário.
-
Juscilene Janete Erckmann
Olá! Há poucos dias comecei com uma dor ao urinar, depois uma dor no rim esquerdo, agora há uns dois dias, estou sentindo muita dor de cabeça, dor nas costas do lado esquerdo quando respiro um pouco mais forte, as vezes aparecem dores musculares, e principalmente a noite sinto muito frio com muito tremor(fico bastante tempo tremendo de frio) depois disso fico com muito calor e suando muito. O q pode ser?
-
Rosiane alves dos santos
Tenho mais de 20 dias com a garganta inflamada. Não doi não tive febre nen dor no corpo nada.tomei azitrominina por 10 dias mas não melhorou.fora remedio caseiro.tomei amoxicilina 1.450 gm 14 dia deu um melhora ainda vermelha com pou ponto de pus .doi com uma pá dou nas pa dos meu ombro não tou tossindo mais tenho problema de asma devo na upa da covid.
-
Vitor Baima
Boa noite estou 3 dias com muita salivação garganta como se tivesse catarro ou algo preso. sendo que estou com muita saliva. tosse seca raramente. cabeça quente,muito raro a dor de cabeça. as vezes tenho enjoou e cansaço. febre não tive e nem garganta inflamada. mais consigo soltar pipa e fazer tudo normalmente. que me incomoda que parece que tem símbolo na garganta .
-
Lulcy
Boa noite,Estou com tosses secas esporádicas, já há 2 dias e com um desconforto nas costas. E esses sintomas pioram à noite, ao deitar ainda sinto como se tivesse um cigarro, mas não sai nada, apenas a tosse. Já tive casos no passado de embolia pulmonar e por isso faço uso contínuo de Marevan. Devo me preocupar com a Covid pelos sintomas relatados e procurar uma unidade de saúde?
-
Sonia bruni
Desde dia 4 ( terça feira ) tenho sintoma de gripe. Começou com alguns espirros depois comecei a sentir ardência na garganta, olhos lacrimejantes, mal estar, dor de cabeça. Comecei a tomar analgésicos e antigripais que já tinha em casa, melhorou um pouco mas a garganta continuava ruim ,depois de 5 dias passei a tomar nimesulida e amoxilina. Hoje depois de 2 dias melhorou a garganta, mas , ainda tenho sintoma de gripe um pouco de fraqueza . Hoje faz 8 dias , será que é covid 19 ? Como saber?
-
Alessandra da Silva Ramos
Tem mais de um mês que peguei um tipo de resfriado e até hóje estou com uma tosse incessante. Parece que estou piorando de dentro pra fora, sinto agora dor de baixo das costelas e dor no peito até ao deitar e dor no meio das costas.Não sei oque fazer estou com medo de ir no médico, mas sinto que estou cada dia pior
-
Rosana
Terça feira comecei a tossi depois do almoço e não parei mais. Na terça ainda da noite pra madrugada inteira senti muito calafrio o corpo inteirinho doía. Na quarta amanhã com dor do lado direto das costas. Na quarta a noite tive febre 38. De madrugada o calafrio de novo. E o corpo aquela vontadd de deitar e nariz congestionado. Mas nao sinto falta de ar e apetite
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.