Comparação entre os sintomas Resfriado comum, Gripe e COVID-19

  • +A
  • -A

Desde que foi descoberta pela primeira vez em Wuhan, na China, em 2 de dezembro de 2019, a doença do coronavírus – agora conhecida como COVID-19 – se espalhou por todo o mundo e atingiu o nosso país em um período inoportuno, o período de maior incidência de gripes e resfriados.

Este ano, especialmente nos estados do sul e sudeste, além de se preocupar com gripe e outros vírus respiratórios, as pessoas também estão preocupadas com o COVID-19 – cujos sintomas, infelizmente, parecem muito semelhantes aos que acompanham gripes e resfriados.

Felizmente, apesar de ter algumas semelhanças, o coronavírus e seu resfriado comum também apresentam algumas diferenças importantes.

 

Conheça as diferenças entre Resfriado, Gripe e Coronavírus:

 

Os sintomas mais importantes que devem fazer os pacientes procurarem um serviço de saúde é a falta de ar ou dificuldade de respirar, que pode significar uma piora do quadro pulmonar, requerendo normalmente internação. Os outros sintomas na maioria dos pacientes são leves ou moderados e autolimitados.

Vacinação contra Gripe

Vacinar-se contra a gripe, especialmente idosos e pacientes com doenças crônicas, é muito importante. Apesar da vacina não proteger contra a COVID-19, protegendo contra a gripe facilita os serviços médicos a suspeitarem da COVID-19 quando sintomas gripais aparecerem em pacientes vacinados.

Populações de Risco

As pessoas acima dos 60 anos e aquelas com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares devem ficar mais atentas, não viajarem nem frequentarem locais com aglomerações.

A orientação é FICAR EM CASA.

Caso utilize medicamento de uso contínuo, entre em contato com seu médico ou peça para algum familiar ir buscar uma receita com validade ampliada, principalmente no período de outono e inverno. Isso reduz o trânsito desnecessário nos postos de saúde e farmácias.

Como se proteger

As recomendações do Ministério da Saúde para reduzirem os riscos de contaminação pelo coronavirus são:

-Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%.

-Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

-Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

-Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

-Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.

-Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.

-Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

-Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

-Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.

-Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.

Referências:

  1. Ministério da Saúde – Coronavirus (COVID-19) https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid Acessado em 14 abril 2020
  2. CDC – Centers for Disease Control and Prevention – COVID-19. https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/index.html Acessado em 14 abril 2020
  3. World Health Organization – Q&A on coronaviruses (COVID-19). https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses Acessado em 03 de abril de 2020.
COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira

Dr. Mauro Luís de Mello Ferreira

Geriatria

CRM: 34107 / SP

TAGS
coronavirus
covid-19
gripe
resfriado

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

110 comentários para "Comparação entre os sintomas Resfriado comum, Gripe e COVID-19"

Iderlande de Jesus sampaio telefone

estou passando mal desde segunda, dando febre, dores no corpo vomitando, sem apetite. Oq fazer ja tomei bastante medicamentos, mas não passa

Fatima aparecida

Tenho uma filha que tem muita alergia secrecao no nariz ja fez cirurgia mais continua a mesma coisa estou muito preocupada com medo e meu filho nao tem um orgao o baco mais eles estao vacinado vacina todos os anos contra a gripe eu estou com depresao de tanto medo de pegar e eles morrer me ajuda estou desesperada

Sergio Alves Da Silva

Oi Boa noite dês do um timo sábado senti muito calafrios meu corpo doia inteiro a i não consegui mas trabalhar daí pra frente fiquei a Sim ece dias centido calafrios eai fui ao médico pra saber oque eu tinha e eu estava com muita dor na coluna juntou tudo e fiquei ruim do médico meisaminou e pediu que eu fosse aovpedrao pra cer avaliado sobre cov19 la fiserao as perguntas e constatação que eu está de boa sobre o cov19 tomei os remédios e estou bem melhor mais porém cuando eu faso um esforço com subi um ladeira aí me dar uma cecura na garganta que fico com dificuldade de respira gostaria de saber ce estou com alguma emfequisao na minha garganta poderia meresponder obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sergio. É importante que retorne ao médico e relate que o sintoma persiste ao realizar algum esforço para nova avaliação. A dor de garganta é um desconforto que pode ter origens distintas. Em muitos casos está associada a doenças infecciosas, sejam elas virais ou bacterianas, e às vezes ocorre em função de uma inflamação. O tratamento do quadro vai depender da causa, então os métodos para recuperar uma infecção ou uma inflamação na garganta serão distintos. Para ajudar a explicar a diferença entre esses quadros, recomendamos a leitura desta matéria: https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gripe-e-resfriado/inflamacao-e-infeccao-garganta. Estimamos melhoras.

Liria Ana krassmann

Tenho muita falta de ar cansaso dor no corpo dor d carganda tosse dor de cabeça cala frio

Vivi

Olá! Já faz dois dias que estou sentindo,calafrios,dor nos olhos,falta de apetite,perda do olfato,perda do paladar,espirros frequentes,corrimento nasal,não sei o que pode ser💔,você poderia mim ajudar?pois convivo com pessoas de risco,e nessa pandemia estou com muito medo

Rita Ivanete

Olá, c nariz entupido e ardência nas costas. O q pode ser ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rita. O nariz entupido pode está relacionado a fatores como, desvio de septo, presença de muco, hipertrofia de conchas nasais, além de pólipos e tumores nasais. O incômodo nas costas pode está relacionado a carregar peso em excesso, problemas na coluna, excesso de atividade física, entre outros. Por isso, caso os sintomas persista, orientamos que procure um médico para que seja feita uma avaliação. Estimamos melhoras!

Alexandre

Eu estou com pigarro na garganta,e será que isso tem algo a ver ?

Elaine

Boa noite estou com sensação de bolo na garganta e tem vezes que sinto dificuldade em tirar o ar de dentro estou a medicar a 4 dias e ainda não vejo melhorias

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Elaine. Caso os sintomas persistam após realizar o tratamento prescrito, é importante que retorne ao médico. Disponibilizamos enfermeiros 24h para tirar suas dúvidas sobre o COVID-19: 0300 118 1006. Estimamos melhoras.

NORANEI Pereira de Jesus

Oi bom dia, eu tenho muita dor de ouvido, falta de ar, perdi o alfato e sinto muitas dores no corpo, ja tomei todos medicamentos indicado mas não passa.

Jailane

Ola, tenho dificuldades ao respirar, dor de garganta e catarro no peito a mas de 15 dias oq deve ser?

Davi abreu

Estou sentindo já à uns dias uma dor nas costelas e uma leve falta de ar

Cleide Barbosa

Sempre tive problema de garganta…Bom resumindo, estou com dor de garganta há 3 dias,tossindo pouco e com catarro branco,pouco tbm…Não tenho febre e nem dor de cabeça! Respiração normal!O que me assustou foi perder de uma hora para outra o paladar e o oufato! Estou assustada!

Eliane cardoso

Sempre tive problema na garganta , e já tem uma semana q eu tou sentindo pigarro é gasturinha , mais n vou tossindo, nem febre , nem falta de ar o q pode ser?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Eliane. O incômodo que sente na garganta, pode está relacionado a laringite, pois ela provoca tosse, pigarro e sensação de algo preso na garganta. Se esse sintoma permanecer, recomendamos que passe por uma avaliação médica. Abraços!

ikael

Faz 10 dias que estou com a garganta enflamada,e também sinto aquela queimacao no corpo emtiro.não tenho dor no corpo e nem falta de ar e nem do de cabeça.mas estou preocupado com esses sintomas que não vão enbora

Ozelia

Estou com 10 dias com garganta enflamada tinha até pus e com dores nas costa e o corpo febril e gripe

Ilma Alencar

Minha mãe teve febre semana passada a vista ficou muito vermelha e inchada aI comecei da azitromicina pra ela hoje completou 5dias e parei de da dei tbm xarope remédio pra gripe . Ela não sente dor nenhuma não teve mais febre . Mais está dando umas crises de torce horrível ela é hipertensa e tem 75 anos . Agora tbm estou dando antialérgico e xarope e a torce só passa quando ela coloca aquelas partilhas de garganta foras chás caseiros e mastruz com leite que tbm tenho dado ela sente tbm muita fraqueza . Ela tomou a vacina da gripe e de pneumonia também o que será essa torce que ela está tendo? Quem toma a vacina de pneumonia poder ter pneumonia ou não ?asma da crise de torce?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ilma. A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório para eliminar micro-organismos que estejam afetando as vias aéreas. Mas nem sempre a tosse é igual ou chega sozinha, e analisar os diversos aspectos dela pode ajudar a entender as causas. A tosse seca persistente, por exemplo, pode ser provocada por alergias ou ser sintoma de outras doenças. Se a tosse da sua mãe persistir, orientamos que procure um médico para ter um diagnóstico preciso. Estimamos melhoras a ela!

Álvaro da Silva Mendonça

Comecei a 3 dias atrás sentir a temperatura do corpo aumentando para 37,4 e chegou 38,3 e uma tosse não seca com catarro amarelado, tomei dipirona para febre e amoxicilina para tosse e xarope Seki, a cabeça dói quanto vou tossi, não perdi paladar e nem ofato não sinto dores no corpo e nem falta de ar, mas eu vou tossi sai catarro amarelo, de tanto tossi sinto dir nas costa .tudo começou quando tomei banho morno e sai de moto para fazer compra sem capacete e de camiseta será que tem haver isto com que eu tô sentindo. Me ajude

CUIDADOS PELA VIDA

Olá,Álvaro. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Karine

Estou com falta de ar e cansaço ,vai e volta ….Podee em ser covid,tdnho que procurar um médico?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Karine. Quando o paciente está com falta de ar ou dificuldade para respirar, a recomendação é procurar ajuda médica. Estimamos melhoras!

Romilda

Estou a 15 dias com muita dor de cabeça depois de uma gripe.tive todos os si tomas da covid_19 só não tive febre nem falta de ar.naus estou sentindo cansaço

Samara Corrêa

Faz mas de semana que estou sentindo meu nariz estranho dentro, sinto como se alguma coisa predence lá dentro e sinto um bolo na garganta, já tomei vários remédios, pode ser o que isso? Parece que vou ficar sem ar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Samara. O incômodo que vem sentindo na garganta pode está relacionado ao nariz ou não, por isso é importante procurar um especialista e realizar uma consulta, para que tenha um diagnóstico preciso. Estimamos melhoras!

Eunice Ramiro.

Tenho 68.anos. dificilmente fico resfriada. Tenho uma ótima cicatrização. Mas sou fumante.

Erislaine

Tem quase uma semana tô tomando antibiótico tô muito catarro garganta

Vanessa Aparecida

Minha garganta dói já tem 20 dias tá com catarro

Ana

Oi, boa noite, tem 2 semana que estou com tosse cheia, mais,com a secreção muito grossa, não consigo escarrar.não teve febre,mais estou com um leve dores no lado,posso estar com algum problema pulmonar? Desde já agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ana. A tosse com catarro pode se dá devido a um processo infeccioso, podendo ser uma inflamação da garganta, gripes ou resfriado. Para que o seu diagnóstico seja preciso e possibilite a recuperação, é fundamental que o médico investigue a fundo o caso, analisando os sintomas e as melhores formas de combater a doença. Estimamos melhoras!

Andressa de Oliveira

Estou com o espirrando, congestionado, e sem sentir o cheiro e paladar dos alimentos

Luana Cristina

Estou a 4 dias gripada com calor por dentro, sentindo dor de cabeça, estou grávida de 06 meses, vias aerias entupida. Mais graças Deus não estou cansado. O que faço?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luana. De acordo com o Ministério da Saúde, as grávidas fazem parte do grupo de risco que podem sofrer complicações ao se contagiarem pelo Covid-19. Por isso, a recomendação é que siga todas as orientações passadas pelos médicos e caso os sintomas persistam, você deve procurar ajuda médica. Estimamos melhoras!

Heloisa

olá. estou tossindo há 3 dias e só começa quando a noite vem chegando.. não tenho febre, nem dor de garganta, nem fadiga. apenas a tosse seca. tenho rinite. o que pode ser?

Mary souza

Minha filha está só com febre e um pouquinho de dor de cabeça. E não está com tosse nem gripe nem diarréia somente a febre e a cabeça doi. O que será e qual medicamento deve tomar

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Mary. A febre e a dor de cabeça, são sintomas comuns de gripe, porém é muito importante se atentar com que frequência isso acontece para que dessa forma você possa procurar ajuda médica se necessário. Estimamos melhoras à sua filha!

Gildene

Olá, fiquei bem ruim por um dia, sentia muito frio, doendo todo o corpo, parecia estar todo quebrado, dor de cabeça, minha garganta inflamou, tive febre uma vez, agora estou com garganta doendo e sem apetite,e catarro na garganta. Sinto dores de cabeça frequentemente.

Dolores

Olá bom dia a uma semana estou com muita dor nas costas, tosse ,vômito (uma espuma branca),meu nariz arde ,e uma leve dor de garganta o que eu faço

Josi

No dia 22 amanheci com a garganta e ouvido ruim no aí fiz 5 dias dmilisulida , não resolveu fui ao hospital no dia 28 pq sentia uma dor forte nas costas dor de cabeça e um cansaço me passaram 7 dias de amoxilina e não fez efeito algum ,retornei ao hospital trocaram o antibiótico pra azitromicina por 5 dias nesses 5 dias de azitromicina a garganta melhorou logo depois de 2 dias voltei ao hospital com cansaço me passaram um xarope expec. Tilenol pra dor de cabeça e uma bombinha de Aerolin pro cansaço fizeram o tal teste q fura o dedo e deu negativo ,hoje estou aqui com a garganta ruim de novo .Já não sei o q fazer .

Odilmar

Ola boa noite estou com sintomas de gripe a uma semana já estou sem paladar e sem cheiro das coisas hoje começou uma dor no peito e um pouco de dor nas costas mas não e muito forte e algo que tá emcomodando… Será c era corona vírus ? Ou somente uma gripe mesmo ?

Alessandra

Boa noite, tomei a vacina da gripe ja tem uns 15 dias, na semana q tomei comecei a espirrar e fiquei com tosse seca dor na cabeça quando vou tosse,nariz entupido e as vezes com um pouco de falta de ar e a tosse vem mais quando chega a noite! Será o q?

Vania Ferreira de Oliveira

Oi bom dia tem 4 dias que estou com dor no pulmão e no peito estou com dor de cabeça e garganta mais não estou com falta de ar e nem febre

Vania Ferreira de Oliveira

Bom dia estou com dor de cabeça nas costas e no peito dor de garganta diarréia não estou com falta de ar e nem febre

Renata

Olá, a seis dias estou com uma dor de cabeça que não passa, apenas alivia, sinto a cabeça pesada. A 2 dias iniciei com pouca tosse e dor no peito. A dor no peito e de cabeça permanece, somente alivia com medicamentos.

Alheny

Olá, estou sentindo dor na garganta e falta de ar as vezes, não sei se a falta de ar é por conta da ansiedade, sentir dor no corpo um dia durante esse período, não me lembro de ter feito algo pra tá sentindo a dor no corpo.

Simara

Sou dificil de ficar gripada e ter alergias que as vezes aparece muito raramente, to no interior a uns 12 dias que é mais frio porém as tem 2 dias que meu nariz tá todo entupido e com muito ardor minhas costas dói demais tô toda enrolada com dor forte nas costas e no nariz,meus olhos lateja muito. Meu Rialto e paladar diminuíram n sei se por causa do nariz que incomoda muito. Porém n tive febre nem diarreia nem cansaço sou fumante mais tô cada vez mais diminuído o cigarro fumava bem mais a 1 semana tô fumando de 1 a 3 no máximo diário.

José Carlos Pinto da Silva

Tenho muita tosse secaQue pôde ser

Juscilene Janete Erckmann

Olá! Há poucos dias comecei com uma dor ao urinar, depois uma dor no rim esquerdo, agora há uns dois dias, estou sentindo muita dor de cabeça, dor nas costas do lado esquerdo quando respiro um pouco mais forte, as vezes aparecem dores musculares, e principalmente a noite sinto muito frio com muito tremor(fico bastante tempo tremendo de frio) depois disso fico com muito calor e suando muito. O q pode ser?

José carocha

Estou a 3 dias com febre, tomo Novalgina e depois de 3 a 4 horas abaixa

allana

ola,eu to com nariz imtupido e resfriado e covid?

Rosiane alves dos santos

Tenho mais de 20 dias com a garganta inflamada. Não doi não tive febre nen dor no corpo nada.tomei azitrominina por 10 dias mas não melhorou.fora remedio caseiro.tomei amoxicilina 1.450 gm 14 dia deu um melhora ainda vermelha com pou ponto de pus .doi com uma pá dou nas pa dos meu ombro não tou tossindo mais tenho problema de asma devo na upa da covid.

Vitor Baima

Boa noite estou 3 dias com muita salivação garganta como se tivesse catarro ou algo preso. sendo que estou com muita saliva. tosse seca raramente. cabeça quente,muito raro a dor de cabeça. as vezes tenho enjoou e cansaço. febre não tive e nem garganta inflamada. mais consigo soltar pipa e fazer tudo normalmente. que me incomoda que parece que tem símbolo na garganta .

Lulcy

Boa noite,Estou com tosses secas esporádicas, já há 2 dias e com um desconforto nas costas. E esses sintomas pioram à noite, ao deitar ainda sinto como se tivesse um cigarro, mas não sai nada, apenas a tosse. Já tive casos no passado de embolia pulmonar e por isso faço uso contínuo de Marevan. Devo me preocupar com a Covid pelos sintomas relatados e procurar uma unidade de saúde?

Rosete

Estou com catarro preso na garganta ,tipo nariz fica ardendo ,já tomei medicamentos e falaram que era garganta ,não sinto gosto e nem cheiro ,o q pode ser?

Valcicleia

Estou a 10 dia com a cabeça doendo e uma dor no pescoço na nuca tomei cetoprofeno tive uma melhora maa agora é a garganta seca algo muito estranho na garganta

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Valcicleia. Lhe enviamos um e-mail para ter mais informações sobre seu relato. Até logo.

Sonia bruni

Desde dia 4 ( terça feira ) tenho sintoma de gripe. Começou com alguns espirros depois comecei a sentir ardência na garganta, olhos lacrimejantes, mal estar, dor de cabeça. Comecei a tomar analgésicos e antigripais que já tinha em casa, melhorou um pouco mas a garganta continuava ruim ,depois de 5 dias passei a tomar nimesulida e amoxilina. Hoje depois de 2 dias melhorou a garganta, mas , ainda tenho sintoma de gripe um pouco de fraqueza . Hoje faz 8 dias , será que é covid 19 ? Como saber?

Eliana Alves da Silva

Estou tossindo a mais de 15 dias com catarro duro e claro mas so de manhã não tenho febre nem dor de garganta mas estou com um gosto amargo na boca sera que e algo pra procurar um médico sou do grupo de risco tomo remédio controle de pressão

Alessandra da Silva Ramos

Tem mais de um mês que peguei um tipo de resfriado e até hóje estou com uma tosse incessante. Parece que estou piorando de dentro pra fora, sinto agora dor de baixo das costelas e dor no peito até ao deitar e dor no meio das costas.Não sei oque fazer estou com medo de ir no médico, mas sinto que estou cada dia pior

Giovanna

Eu estou com dor de cabeça 3 dias nariz entupido eu não posso virar a cabeça se não doi

Raquel missias dos santos

Eu durante toda minha vida nunca mim sentir tão mal estou com uma tosse seca mais as vezes sinto um xiado de catarro cansaço físico dores no corpo nem sinto gosto nem cheiro de nada já perdi 3kl oq devo fazer

Rosana

Terça feira comecei a tossi depois do almoço e não parei mais. Na terça ainda da noite pra madrugada inteira senti muito calafrio o corpo inteirinho doía. Na quarta amanhã com dor do lado direto das costas. Na quarta a noite tive febre 38. De madrugada o calafrio de novo. E o corpo aquela vontadd de deitar e nariz congestionado. Mas nao sinto falta de ar e apetite

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.